Buscar

Questionario I Historia Filosofia Moderna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO I – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA 16-20
· Trata-se de “um movimento filosófico, originado no século XX, que se baseia no conceito de que a Filosofia deve utilizar técnicas lógicas para obter clareza conceitual e que deve ser consistente com o sucesso da Ciência Moderna. Para muitos filósofos analíticos, a linguagem é a ferramenta principal e a Filosofia consiste no esclarecimento de como se deve utilizá-la”. O trecho em destaque se refere:
  Resposta Marcada : Filosofia Analítica PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· A filosofia analítica é reivindicada por diferentes filósofos que possuem um ponto em comum. Trata-se de um conjunto de tendências, e não exatamente de um movimento homogêneo, sobre a filosofia analítica é incorreto:
Resposta Marcada : Na Espanha, a corrente filosófica posicionava-se a favor do hegelianismo, integrante do idealismo alemão e, por suas concepções, a filosofia analítica ligava-se à tradição filosófico anglo-saxônica, tendo seu início com os filósofos britânicos de Cambridge Bertrand Russel e G. E. Moore. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· O positivismo teve seu precedente no atomismo lógico de Bertrand Russel, além da filosofia inovadora de Wittgenstein. Sobre o positivismo lógico é incorreto:
Resposta Marcada : Positivistas lógicos acreditavam que o objetivo da filosofia era produzir novas proposições que descrevem o universo ou realidade, seu o objetivo era analisar as proposições já existentes para saber se a afirmação é matemática. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· […] Teve origem no filósofo G. E. Moore, destacando a importância da análise do senso comum e da linguagem cotidiana. O período compreendido por essas duas vertentes, muitas vezes é conhecido como era da Análise Clássica, em que a filosofia era muito mais um movimento do que uma escola, já que os seguidores não tinham as mesmas bandeiras conceituais, mas sim alguns princípios gerais em comum. O trecho em destaque se refere:
Resposta Marcada : Filosofia Analítica PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· […] É uma ferramenta fundamental do método filosófico de Russell afirma que, por meio de análise rigorosa e precisa, a linguagem, assim como a matéria física, pode ser quebrada em partes menores. Quando uma frase não pode mais ser quebrada. Ao analisar os átomos de uma afirmação, expomos suas assunções e podemos julgar melhor sua verdade ou validade. O trecho em destaque se refere:
Resposta Marcada : Atomismo Lógico PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Como vimos, o brilhante esforço de Descartes de provar a existência da alma e de Deus seria capaz de converter um infiel ou um ateu. Por outro lado, a crítica cética também não pode servir de alternativa a um modo de vida. Ninguém conseguiria viver duvidando constantemente de tudo. Por conta disso, todos procuram, bem ou mal, seguir a maioria de suas crenças comuns sobre o mundo, por falta de um motivo mais forte para descartá-las, ainda que elas possam ser completamente falsas. Diante disso, podemos afirmar sobre a filosofia do senso comum, exceto:
Resposta Marcada : O senso comum e seu modo de vida, baseado em crenças e desejos, são abaláveis, tal como na origem helênica da filosofia ocidental. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· A análise do problema moral a partir de uma abordagem linguística começa a se constituir de forma mais vigorosa e sistematizada no início do século XX, precisamente a partir de 1903, com a publicação da obra Principia Ethica de George Moore. Moore inaugura a filosofia moral de inspiração analítica cuja influência seria marcante durante a primeira metade daquele século. Antes de investigar a natureza do universo moral, a filosofia deveria analisar o conteúdo dos termos empregados nos enunciados prescritivos. A esta nova modalidade de abordagem que toma a linguagem como paradigma de toda investigação possível no campo da moral deu-se o nome de:
Resposta Marcada : Teoria ética ou Meta-ética. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Moore influenciou decisivamente a pesquisa analítica em ética, na medida em que seu projeto teórico tenta evidenciar as articulações possíveis da experiência moral a partir da avaliação das condições formais e do conteúdo proposições normativas. Sobre Moore e a ética é incorreto:
Resposta Marcada : Moore busca um caminho para conhecer de modo mais límpido as entranhas da realidade, os objetos do mundo. Isto o permite erigir as bases de uma filosofia destituída de todo desejo de doutrinamento moral. O que importa, para ele, não é o fato moral em si, mas o enunciado que o traduz ou que o torna inteligível. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· […] é uma das marcas características da filosofia moral de Moore. Todavia, ele não atribui a esta faculdade o sentido de instância cognoscente, como o fizeram alguns representantes (Descartes, Kant) da tradição que o antecedeu. Para Moore, as proposições que definem a justeza ou o valor dos nossos atos não podem jamais nos informar sobre a maneira como nós os conhecemos, nem, tampouco, sobre a origem do nosso conhecimento. O trecho em destaque trata-se do:
 Resposta Marcada : Intuicionismo PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· […] Foi a contribuição mais significativa de Russell à Teoria Linguística. Russell acreditava que a linguagem do dia a dia é imprecisa e ambígua demais para representar a verdade: era necessária uma linguagem mais pura e rigorosa para livrar a Filosofia de seus erros e assunções. Tal linguagem formal e idealizada seria baseada na Matemática Lógica e se assemelharia a uma série de equações matemáticas. O trecho em destaque se refere:
 Resposta Marcada : Teoria das Descrições PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· 
· 
·

Continue navegando