Buscar

Exercício de operações unitárias passar a limpo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de operações unitárias passar a limpo
1- • Dissolver líquidos miscíveis • Dissolver sólidos • Misturar líquidos imiscíveis • Dispersar gases em líquidos • Misturar líquidos e sólidos
2- também conhecidos como misturadores – são indicados para processos em que é necessário agitar, homogeneizar, dissolver ou misturar qualquer tipo de solução, podendo ter ou não a presença de componentes sólidos. Seu dimensionamento deve ser especificado para cada tipo de processo, devendo tender diversas faixas de rotação, de potência, de tamanho das hastes e nos mais diversos diâmetros de hélices, atendendo as especificações do produto a ser agitado para a qualidade final do que se espera.
1.      AGITADORES INDUSTRIAIS DE FLUXO RADIAL
Esse modelo de agitar gera linhas de fluxo perpendicular ao eixo do agitador, impulsionando a massa líquida contra as paredes do tanque contenedor. Suas principais características são a grande capacidade dispersiva e sua agressividade ao produto que está sendo trabalhado, possuindo alto consumo de potência.
Os agitadores industriais de fluxo radial são aplicados em dispersão de gases, em dissolução de materiais sólidos e em transferência de massa, podendo possuir turbinas de pás retas e de pás inclinadas, sendo que estas fazem a mistura de dois fluxos, sendo mais utilizado para misturas em baixas rotações.
2.      AGITADORES INDUSTRIAIS DE FLUXO AXIAL
Os agitadores industriais de fluxo axial são os que geram linhas de fluxo paralelas ao eixo do agitador, impulsionando a massa agitada contra o fundo do tanque. Com baixa agressividade ao produto agitado, o fluxo axial possui grande abrangência sobre a massa, criando uma distribuição geométrica do fluxo dentro do tanque, possuindo baixo consumo de potência.
Os agitadores de fluxo axial são aplicados para mistura de produtos líquidos, para sólidos em suspensão e para transferência de calor, tendo como impelidores as turbinas de pás inclinadas, para mistura de 2 fluxos; turbinas de alto rendimento e hélice naval, que consomem mais energia quando utilizadas em tanques de volume elevado.
3.      AGITADORES INDUSTRIAIS DE FLUXO TANGENCIAL
Nesse modelo de agitador, as linhas de fluxo são circulares e em regime de fluxo laminar, sendo destinados a agitação de produtos de alta viscosidade, impulsionando a massa líquida ao redor da parede do tanque contenedor. Os agitadores industriais de fluxo tangencial possuem alto consumo de potência, alto torque e exigem maior investimento inicial.
Sua aplicação na indústria serve para homogeneização de resinas, para mistura de fluidos viscosos e para dissolução de materiais sólidos em meios viscosos, atendendo também a elaboração de subprodutos mais viscosos.
3 - Nesse processo as linhas de fluxo são circulares e em regime de fluxo laminar, sendo destinados a agitação de produtos de alta viscosidade, impulsionando a massa líquida ao redor da parede do tanque contenedor. Os agitadores industriais de fluxo tangencial possuem alto consumo de potência, alto torque e exigem maior investimento inicial.
4 – Processo que o elemento encontra se no momento de estado, exemplo fase liquida.
5 - Quando a água evapora de um recipiente aberto, algumas das moléculas do vapor se chocam com moléculas do ar, recuam, e tornam a entrar no líquido. O ar se comporta, portanto, como uma cobertura que se opõe à evaporação e a retarda. Se você tampa o recipiente, o vapor se acumulará no espaço acima do líquido. O número de moléculas que voltam para o líquido ou se condensam aumentará até que as moléculas se condensem na mesma proporção que se evaporem. Assim a quantidade de vapor será constante; nós dizemos que o espaço está saturada.

Continue navegando