Buscar

Direito Constitucional - Caso Concreto 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caso Concreto 7
Objetiva: (XXIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO ) Marcos recebeu, por herança, grande propriedade rural no estado Sigma. Dedicado à medicina e não possuindo maior interesse pelas atividades agropecuárias desenvolvidas por sua família, Marcos deixou, nos últimos anos, de dar continuidade a qualquer atividade produtiva nas referidas terras. Ciente de que sua propriedade não está cumprindo uma função social, Marcos procura um advogado para saber se existe alguma possibilidade jurídica de vir a perdê-la. Segundo o que dispõe o sistema jurídico-constitucional vigente no Brasil, assinale a opção que apresenta a resposta correta.
R: c) A propriedade, por interesse social, poderá vir a ser objeto de desapropriação, devendo ser, no entanto, respeitado o direito de Marcos à indenização.
Discursiva: 
a) O cidadão poderia ter se dirigido ao Conselho Nacional de Justiça na forma descrita?
R: Sim, pois a Constituição assegura a qualquer pessoa o direito de petição aos poderes públicos contra ilegalidades ou abuso de poder.
b) O procedimento do Conselho Nacional de Justiça foi correto?
R: Não, pois o procedimento foi ilegal ao não permitir que o juiz exercesse o contraditório e ampla defesa, onde a Constituição assegura o devido processo legal com todos os seus princípios em âmbito judicial e administrativo, conforme art.5º, LV. A defesa do juiz, portanto, o seu direito fundamental a defesa, não pode ser prejudicado por conduta não prevista na Constituição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando