Buscar

forum TGDT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- Bruna, cozinheira, trabalha pessoalmente em um bar localizado no Posto de combustíveis na cidade de Petrolina, três vezes por semana cozinhando salgados. O dono do Posto de combustíveis pactuou que Bruna receberia o valor de R$ 50,00 (cinquenta) reais por dia de trabalho e que o horário em que ela estaria prestando serviços seria das 8:00h às 12:00h. O tomador de serviços dá as diretrizes do trabalho prestado por Bruna que cumpre as ordens e executa o serviço. Analisando o caso concreto apresentado, responda aos questionamentos
a) Existe entre as partes relação de emprego? Quais os requisitos necessários para a configuração da relação de emprego? Fundamente.
R: Sim, existe relação de emprego conforme art.3º da CLT.
Requisitos:
Pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Pessoa física: Bruna é pessoa natural.
Pessoalidade: Apenas ela pode comparecer para a prestação de serviços, não podendo simplesmente mandar outra pessoa em seu lugar.
Habitualidade: Bruna trabalha 3 vezes por semana.
Subordinação: O tomador de serviços dá as diretrizes do trabalho prestado por Bruna que cumpre as ordens e executa o serviço
Onerosidade: Bruna receberia o valor de R$ 50,00 (cinquenta) reais por dia de trabalho
b) Qual o princípio do direito do trabalho estaria presente nesta situação concreta apresentada?
R: Principio da primazia da realidade, pois apesar do texto ser omisso com relação ao contrato de emprego existente entre as partes, mesmo na inexistência deste o que prevalece é a situação real existente (relação de emprego).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando