Buscar

Procedimentos Especiais A2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Aline e Alfredo, casados há 20 anos pelo regime da comunhão parcial de bens, possuem um filho maior de idade e plenamente capaz. Não obstante, Aline encontra-se grávida do segundo filho do casal, estando no sexto mês de gestação. Ocorre que, por divergências pessoais, o casal decide se divorciar e se dirige a um escritório de advocacia, onde demonstram consenso quanto à partilha de bens comuns e ao pagamento de pensão alimentícia, inexistindo quaisquer outras questões de cunho pessoal ou patrimonial. Assinale a opção que apresenta a orientação jurídica correta a ser prestada ao casal. (1,0 ponto). Fundamente sua resposta, com artigo(s) do Código de Processo Civil.
a) Inexistindo conflito de interesses quanto à partilha de bens comuns, Aline e Alfredo poderão ingressar com o pedido de divórcio pela via extrajudicial, desde que estejam devidamente assistidos por advogado ou defensor público.
b) Aline e Alfredo deverão ingressar com procedimento judicial de divórcio, uma vez que a existência de nascituro impede a realização de divórcio consensual pela via extrajudicial, ou seja, por escritura pública. ART. 733, CPC.
c) O divórcio consensual de Aline e Alfredo somente poderá ser homologado após a partilha de bens do casal. 
d) A partilha deverá ser feita mediante ação judicial, embora o divórcio possa ser realizado extrajudicialmente.
e) Nenhuma das opções acima, é de orientação correta.
2. Ainda que os Códigos de Processo Civil de 1973 e 2015 não prevejam prazo para a propositura da ação de restauração de autos, atos normativos de corregedorias dos tribunais não podem fixar prazo decadencial para o exercício do direito de requerer a restauração, sob pena de violar o devido processo legal e de ultrapassar o caráter de organização interna, e não processual, reservado a esses normativos. Sobre o procedimento judicial de restauração de autos, assinale a alternativa correta: (1,0 ponto). Fundamente sua resposta, com artigo(s) do Código de Processo Civil.
a) A restauração só poderá ser feita de ofício pelo juiz
b) Na hipótese do desaparecimento dos autos após a instrução probatória, não poderá o juiz determinar a repetição das mesmas, sob pena de macular o processo com nulidade;
c) Caso o desaparecimento dos autos tenha se dado em Tribunal, o presidente da Corte será a autoridade competente para oficiar no processo de restauração;
d) Não há contraditório no procedimento de restauração dos autos, cabendo à parte tão somente juntar as cópias que possuir;
e) Aquele que der causa ao desaparecimento dos autos responderá pelas custas da restauração e pelos honorários de advogado. Também poderá ser averiguada sua responsabilidade em âmbito civil e penal. ART 718 CPC
3. Recebendo testamento cerrado, o juiz, se não achar vício externo que o torne suspeito de nulidade ou falsidade, o abrirá e mandará que o escrivão o leia em presença do apresentante. Todas as opções estão corretas, exceto: (1,0 ponto). Justifique sua resposta, com artigo(s) do Código de Processo Civil.
a) Do termo de abertura constarão o nome do apresentante e como ele obteve o testamento, a data e o lugar do falecimento do testador, com as respectivas provas, e qualquer circunstância digna de nota.
b) Depois de ouvido o Ministério Público, não havendo dúvidas a serem esclarecidas, o juiz mandará registrar, arquivar e cumprir o testamento.
c) Se não houver testamenteiro nomeado ou se ele estiver ausente ou não aceitar o encargo, o juiz nomeará testamenteiro dativo, observando-se a preferência legal.
d) O testamenteiro se desincumbe de prestar contas em juízo do que recebeu e despendeu, após lavratura do termo. Art. 735, §5
e) O testamento Cerrado é realizado de forma particular, mas apresentado ao Cartório de Notas para seu registro e arquivamento.
4. O procedimento especial de dissolução parcial de sociedade representa uma inovação trazida pelo CPC/15. Mesmo na contramão do ideal da Comissão de Juristas que elaborou o anteprojeto, que objetivava privilegiar o procedimento comum e reduzir os procedimentos especiais, a inclusão foi muito bem-vinda, já que supre lacuna legislativa existente até então. Assim, a única opção correta é: (1,0 ponto). Justifique sua resposta, com artigo(s) do Código de Processo Civil.
A) A primeira etapa do procedimento destina-se à apuração e satisfação dos créditos relativos aos haveres do sócio; já a segunda destina-se à desconstituição do vínculo societário. Art. 599, II e III, cpc.
b) A ação de dissolução parcial de sociedade pode ter por objeto a resolução de qualquer sociedade empresária em relação ao sócio falecido, excluído ou que exerceu o direito de retirada ou recesso.
c) A petição inicial dispensa a instrução do contrato social consolidado.
d) A ação de dissolução parcial de sociedade pode ter por objeto somente a resolução ou a apuração de haveres; 
Parte inferior do formulário
e) Todas as afirmações acima estão corretas.
5. Mário Freitas celebrou com Henrique Araújo, a compra e venda, de uma motocicleta antiga, ficando ajustado o preço de R$ 3.000,00. Ficou acordado ainda, pagamento através do cheque nº 007, da Agência nº 507, do Banco X, emitido por Mário para a quitação da dívida. Este cheque também seria pós-datado para ser depositado em 30 dias.
Ocorre porém, que, passado seis meses, Henrique não providenciou o saque do valor do cheque ou o seu depósito e a sua compensação, e procurou Mário para que este efetuasse o pagamento. No entanto, Mário se recusou a pagar, alegando que, passando tanto tempo, já não dispunha de tal valor para quitação da dívida. Como Henrique poderia tentar receber os valores devidos? (1 ponto) Justifique sua resposta, com artigo(s) do Código de Processo Civil.
a) Ação de Consignação em Pagamento
b) Ação de Cobrança. 
c) Ação Monitória. Art. 700
d) Oposição
d) Embargos de Terceiro
e) Homologação de Penhor Legal.
6. Qual das opções abaixo apresentam apenas Procedimentos de Jurisdição Voluntária? (1 ponto) Justifique sua resposta, com artigo(s) do Código de Processo Civil.
a) Bens de Ausentes e Avaria Grossa
b) Oposição e Ação Monitória
c) Restauração de Autos e Herança Jacente
d) Alienação Judicial e Notificação e Interpelação. ART 762 a 730
e) Coisas Vagas e Ações Possessórias
7. Mário propõe ação reivindicatória contra João Roberto, a quem acusa de ter invadido ilicitamente área imóvel de sua propriedade. Após a citação de João Roberto e oferecimento de sua contestação, ingressa nos autos José Antônio, alegando que o imóvel não é de Mário nem de João Roberto e sim dele, juntando documentos e pedindo a retomada do imóvel para si. A intervenção processual de José Antônio denomina-se: (1,0 ponto) ). Justifique sua resposta, com artigo(s) do Código de Processo Civil.
a) Habilitação b) Embargos de Terceiro c) Oposição. ART.682 
d) Alienação Judicial e) Reconvenção
8. Das opções com Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa abaixo informados, quais deles possui procedimentos que tanto podem se dar de forma judicial quanto extrajudicial? (1 ponto) ). Justifique sua resposta, com artigo(s) do Código de Processo Civil.
1. Homologação de Penhor Legal e Ações Possessórias
1. Ações Possessórias e Restauração de Autos
1. Oposição e Bens de Ausentes
1. Ação de Consignação e Pagamento e Homologação de Penhor Legal. Art. 539, Art. 703, §2ª do cpc
1. Inventário e Embargos de Terceiro 
9. Sobre a Regulação de AVARIA GROSSA, informe: (2 pontos) ). Justifique sua resposta, com artigo(s) do Código de Processo Civil.
Qual o seu real objetivo? 
Avaria grossa engloba todos os danos ou despesas extraordinárias decorrentes de um ato intencional, efetuado para a segurança do navio e suas cargas, em uma situação de perigo iminente, com o objetivo de evitar mal maior. Com a decretação da avaria grossa pelas autoridades competentes, as despesas e danos derivados dos procedimentos de salvamento serão rateados proporcionalmente entre os envolvidos (armador e proprietários das cargas).
Qual o prazo para apresentação do Regulamento, por partedo regulador? Prazo de 12 meses, podendo ser estendido. 
Art. 710. O regulador apresentará o regulamento da avaria grossa no prazo de até 12 (doze) meses, contado da data da entrega dos documentos nos autos pelas partes, podendo o prazo ser estendido a critério do juiz.
Qual o foro competente para dissipar as controvérsias sobre a avaria grossa?
O foro competente é o da seção judiciária (art. 109 da CF e súmula nº 504 do STF) ou da comarca do primeiro porto onde o navio houver chegado, pois em se tratando de reparação de danos é aplicável a regra do lugar onde se puder apurar os fatos. Art. 707, cpc. 
Qual o procedimento a ser adotado pelo Regulador, em caso de recusa do consignatário em prestar caução? 
Art, 708, § 3º Recusando-se o consignatário a prestar caução, o regulador requererá ao juiz a alienação judicial de sua carga na forma dos arts. 879 a 903 .
Desta forma ao afirmar que a ação de dissolução parcial de sociedade pode ter por objeto somente a resolução ou a apuração de haveres, se equivoca ao excluir as previsões dos incisos I e II.
Desta forma ao afirmar que a ação de dissolução parcial de sociedade pode ter por objeto somente a resolução ou a apuração de haveres, se equivoca ao excluir as previsões dos incisos I e II.

Continue navegando