Buscar

7 Transferencia

Prévia do material em texto

Com a atividade sugerida de estados da matéria presente na plataforma do projeto PhET conseguimos observar a relação entre a calor, temperatura, calor específico, energia, conservação de energia, 1° lei da termodinâmica, trabalho, mudança de fase.
Podemos definir temperatura como uma grandeza física que mede o grau de agitação das partículas, e calor como uma energia térmica em movimento de um corpo para o outro decorrente apenas da existência de uma diferença de temperatura. Essa transferência de energia flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura, que tende ao equilíbrio térmico onde o calor é zero, ou seja, não é nem absorvido e nem perdido. O calor é absorvido quando a transferência de energia interna ocorre do ambiente para o sistema, ou seja, o calor é positivo. Quando ocorre o contrário, o sistema perde energia interna para o ambiente, é dito que o calor é perdido, ou seja, calor negativo.
Calor especifico (c) [cal/gºC] é a unidade que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Para a temperatura do corpo de massa m sofrer uma determinada variação, será necessária uma quantidade de calor Q. O calor específico é constante para cada substância em cada estado físico.
A capacidade térmica caracteriza o corpo, enquanto que o calor específico caracteriza a substância que o constitui. Dois corpos de massas e de substâncias diferentes podem possuir a mesma capacidade térmica. Dois corpos de massas diferentes e de mesma substância possuem capacidades térmicas diferentes, mas o mesmo calor específico.
Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, há uma troca de energia entre estes até o equilíbrio térmico ser atingido, ou seja, ambos os corpos atingirem a mesma temperatura.
De forma mais clara, o calor específico consiste na quantidade de calor que é necessária fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau, quanto maior o calor específico de um corpo mais “difícil” é elevar sua temperatura.
Questão 1:
Temperatura é a medida da agitação das partículas e calor é a transferência de energia.
Questão 2:
Sim, pois cada material varia a temperatura em função da sua massa e do seu calor específico, ou seja, da sua capacidade térmica.
Questão 3:
Calor específico.
Questão 4:
Ferro.
Questão 5:
O material absorve mais energia nas mesmas condições de temperatura e massa pois seu calor específico é menor.
Questão 6:
A temperatura diminui nos dois blocos, porém que a temperatura do ferro está baixando mais rápido que a do tijolo.
Questão 6:
Transferência de energia é a condução de energia de um corpo mais quente (Tijolo), para uma massa mais fria (água) onde a tendência é entrar em equilíbrio térmico, ou seja, estarem na mesma temperatura.
Questão 7:
Ambos os corpos nesse processo estão cedendo e recebendo calor, sendo assim, ocorre trocas de calor, ja que o calor é um tipo de energia que transita entre os corpos. Esse movimento faz com que ocorra o equilíbrio térmico entre os dois elementos.
Questão 8:
O fenômeno que ocorreu foi a transformação de trabalho em energia que resultou na mudança do estado da água passando de líquido para vapor. 
Questão 9:
Geladeira.
Questão 10:
A 1° lei da termodinâmica é a extensão do principio físico de conservação de energia. Isso quer dizer que a energia em um sistema não pode ser destruída nem criada, somente transformada.

Continue navegando