Buscar

Avaliação I objetiva geografia


Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Amanda de Freitas Dias (1355127)
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657388) ( peso.:1,50)
	Prova:
	25133390
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Paul Vidal de La Blache é figura de grande importância para a constituição da geografia humana na passagem do século XIX ao século XX. Na época de Paul Vidal de La Blache, a geografia era encarada como auxiliar da história. Por isso, a geografia lablachiana acaba criando tipologias próprias à geografia, em vias de sistematização, e centra-se no estudo da relação entre o homem e o meio, temática que até a atualidade permanece recorrente, além de retomar discussões com relação ao conceito de região, que na geografia também permanece uma temática atual. Rejeitava a ideia preconizada que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade. Referente às ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Yves Lacoste e sua geografia a serviço do Estado Maior.
	 b)
	Milton Santos e seu estudo do espaço em objetos e ações.
	 c)
	Karl Marx, que influenciou o desenvolvimento da geografia marxista.
	 d)
	Friedrich Ratzel, alemão e teórico do determinismo geográfico.
	2.
	Leia o texto a seguir, que apresenta uma abordagem desenvolvida pela ciência geográfica:
"[Essa abordagem] divide o estudo geográfico em quadros físicos, humanos e econômicos. Assim, tem-se, por exemplo, nos trabalhos monográficos [...]: a localização da área, por meio de projeções cartográficas; o quadro físico: como relevo, solo, hidrografia, clima, vegetação etc.; a formação histórica de ocupação humana do território; a estrutura agrária; a estrutura urbana; a estrutura industrial etc. Finalmente, apresenta-se uma conclusão, com um conjunto de cartas, objetivando demonstrar uma relação entre os elementos humanos e naturais [...]" (RODRIGUES, 2008. p. 86).
Sobre a classificação da geografia, com base da abordagem expressa no texto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, Auro de Jesus. Geografia: introdução à ciência geográfica. São Paulo: Avercamp, 2008.
	 a)
	Pragmática e política.
	 b)
	Regional.
	 c)
	Determinista.
	 d)
	Cultural e da religião.
	3.
	No final da Idade Média, início da Idade Moderna, o conhecimento geográfico teve um salto quantitativo e qualitativo, decorrente da ampliação do horizonte geográfico e da incorporação de um continente novo, a América, ao conjunto de conhecimentos da época. Sobre os fatores que favoreceram este processo, analise as seguintes sentenças:
I- Intensificação das grandes navegações e dos descobrimentos, com a catalogação das informações sobre os oceanos, climas, relevo, economia e cultura dos povos de outros lugares e continentes.
II- Elaboração de mapas com os percursos de rotas e principais entrepostos comerciais.
III- Apoio e financiamento das viagens e de expedições exploradoras por parte dos soberanos europeus.
IV- O domínio cultural exercido pela Igreja Medieval, estimulando o estudo das letras, dos mapas e da arte sacra a profana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	O conhecimento geográfico pode ser evidenciado desde as primeiras civilizações, seja por meio da confecção de mapas ou através dos saberes práticos da vida diária. Em relação ao conhecimento geográfico dos diversos povos, analise as seguintes sentenças:
I- Os povos orientais permitiram o desenvolvimento econômico por meio da troca de produtos, intensificando as relações comerciais com os povos mais distantes.
II- Os povos primitivos desenvolveram o conhecimento geográfico de forma científica por meio da confecção de mapas, os quais identificavam os rios e florestas da região.
III- Os gregos enriqueceram com mapas de itinerários (périplos) os estudos que descreviam as áreas litorâneas e centrais sob seu domínio.
IV- Os romanos preocuparam-se em descrever a localização das áreas ricas em produtos comerciais, o acesso a elas, os problemas de abastecimento, entre outros.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	5.
	A Geografia Crítica pode ser caracterizada pela conscientização e/ou preocupação por parte de alguns geógrafos com a existência de problemas graves na sociedade em que viviam e passaram a buscar e compreender a raiz destes problemas sociais. Assim, os geógrafos críticos analisam as injustiças sociais e os bloqueios do desenvolvimento social na sua profundidade. Com relação a uma proposta geográfica crítica nas aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que represente a reflexão em torno de temas, assuntos que promovem a criticidade e a busca de soluções para os problemas enfrentados pela humanidade, analise as sentenças a seguir:
I- O número de pessoas que passam fome em todo mundo passou de 1 bilhão em 2015 Este grande número de pessoas sofrendo deste fenômeno social estava relacionado à crise do petróleo, que foi a principal responsável pelo aumento desse índice.
II- O Brasil cumpriu todas as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no programa de combate à fome no país. De acordo com o documento "O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo" (SOFI), o país possuía no ano 2000, no início do século XXI, 11,2% de sua população subnutrida. No ano 2015, mudou completamente o quadro: o percentual caiu para um índice inferior a 5% da população total, mostrando a redução da fome no país nos últimos 15 anos.
III- O crescimento dos centros urbanos muitas vezes não ocorre de maneira planejada, ocasionando vários transtornos para quem os habita. Alguns desses problemas são de grandeza socioambiental e atrapalham as atividades da vida humana nesses locais.
IV- Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial desse setor cresceu 93%, no Brasil, esse crescimento foi de 190%, de acordo com dados divulgados pela Anvisa. 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus. Assinale  a alternativa CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final do século XV e início do XVI:
	 a)
	Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
	 b)
	Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas, litorais e aspectos culturais dos povos até então desconhecidos.c)
	Organização de bibliotecas, administradas por representantes do povo, onde estavam expostos os mapas elaborados durantes as viagens, com as descrições detalhadas das paisagens observadas durantes as viagens.
	 d)
	Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
	7.
	O capitalismo é um sistema econômico que se desenvolveu entre o século XV e XVIII e foi se consolidando. Ele é caracterizado pela aquisição de capital proveniente do comércio e apropriação do trabalho humano. Com relação a esta corrente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No capitalismo financeiro, as indústrias e os bancos fundem o capital que passa a ser gerido por instituições financeiras, sejam os bancos, as corretoras de valores ou as empresas multinacionais.
(    ) Uma das características do capitalismo é o lucro, que são os valores acumulados que resultam do trabalho. O objetivo principal é o acúmulo de capital.
(    ) No capitalismo, o Estado controla toda a economia gerada no país.
(    ) No capitalismo, a educação, a saúde pública e a alimentação são totalmente garantidas pelo governo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	Os avanços tecnológicos em meio aos desastres e consequências negativas, que ocorreram durante e após a Segunda Guerra Mundial, provocaram reflexões dos geógrafos, os quais passaram a criticar a geografia chamada clássica ou tradicional, vislumbrando uma geografia mais humana e política. Dentre os impactos e reformulações que se concretizaram na geografia, algumas se orientam no contexto de novos paradigmas da ciência, no neopositivismo e/ou no materialismo histórico como linhas de orientação filosófica. Sobre as correntes teórico-metodológicas que se firmaram depois da II Guerra Mundial, analise as seguintes afirmativas:
I- A Geografia Teorética-quantitativa incorporou modelos matemático-estatísticos, cujos dados e informações passaram a ser tratados e organizados em tabelas, gráficos e projeções.
II- A Geografia Teorética-quantitativa, no Brasil, desenvolveu-se a partir do final da década de 1960 e início de 1970, sendo que o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia Estatística - foi acionado, por dispor de dados e informações, resultados do censos e profissionais geógrafos que apoiavam a utilização dos modelos matemático-estatísticos.
III- O governo militar se beneficiou da Geografia Teorética-quantitativa porque procurava integrar a economia brasileira como dependente à economia mundial e projetava, de forma linear, um crescimento econômico, baseado nos dados estatísticos e projetivos.
IV- Após a Guerra do Vietnã, um período de recessão econômica e desestabilização dos regimes autoritários em países do Primeiro Mundo exigiu-se dos geógrafos quantitativistas novas reflexões e total abandono da experiência Teorética quantitativa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	9.
	Devido aos impactos negativos da Segunda Guerra Mundial, principalmente sobre os países europeus, paralelamente à expansão do mundo socialista, e expansão do materialismo histórico como método de estudo e explicação das contradições espaciais, os geógrafos começaram a refletir a respeito da natureza da geografia. Desenvolveram-se outras correntes teórico-metodológicas para a geografia. Com relação à Geografia Radical ou Crítica, analise as afirmativas a seguir:
I- Rompeu com a geografia clássica e apresentou a Nova Geografia, trazendo grandes contribuições para o uso da estatística.
II- Passou a analisar as verdadeiras causas dos problemas sociais, sem se preocupar com a neutralidade da ciência geográfica.
III- Utilizou as concepções de Marx, no que diz respeito à sua análise sobre as relações do campo e das cidades e a vinculação da luta de classes.
IV- No Brasil, a renovação da geografia, com o advento da geografia crítica resultou em dois grupos de geógrafos: os geógrafos marxistas (mais críticos e radicais) e os que também fizeram outra geografia contribuindo para estudar e analisar aspectos socioeconômicos e ambientais do Brasil.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	10.
	A geografia Teorética-Quantitativa surgiu logo depois da II Guerra Mundial. Com os avanços que ocorreram em relação ao uso de tecnologias, destacou-se por utilizar os modelos matemático-estatísticos em grande escala. Com relação a esta corrente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Caracterizada pela conscientização por parte de alguns geógrafos de problemas muito graves, decorrentes da exploração do homem pelo homem.
(    ) Considerada revolucionária, por não considerar as origens da Geografia Clássica e apresentar a Nova Geografia, facilitando o uso da estatística.
(    ) Surgiu em meio a um contexto econômico internacional que procurava integrar a economia brasileira aos interesses da economia mundial, projetando um crescimento da economia brasileira.
(    ) Analisava as relações do campo e das cidades, vinculando a luta de classes aos modos de produção e formações socioeconômicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina