Buscar

PROVA AV2 TRABALHO II

Prévia do material em texto

Nome: __________________________________________________________ Matrícula: ________________ 
Disciplina: Trabalho II/ 3001 
Data: ___ /___ /______ 
Período: 2020.2 / AV2 
OBSERVAÇÕES: 
Leia com atenção as questões antes de responder. 
Prazo de entrega: até 24h. 
Pontuação: 8,0. 
Boa prova!! 
1- Sobre a proteção ao trabalho da mulher, julgue as assertivas: 
I - antes de iniciar a jornada extraordinária, a mulher terá direito a um intervalo para descanso de 30 (trinta) minutos. 
II – a revista íntima é permitida desde que seja praticada por pessoa do mesmo sexo. III - é proibido empregada menor realizar trabalho noturno 
IV- para amamentação, a mulher até que o filho complete 6 (seis) meses de vida ou mais, mediante atestado médico, terá direito a 2 (dois) intervalos de 30 (trinta) minutos. 
Das assertivas acima, estão corretas apenas aquelas que constam em: 
a) I e II. 
b) Todas as assertivas estão corretas 
c) III. 
xd) IV. 
2- Considerando as regras para a proteção do trabalho da mulher, são vedados os atos e ações abaixo, exceto: 
a) Publicar anúncio de emprego fazendo alusão ao sexo, à idade, à cor ou a situação familiar do candidato, exceto quando a natureza da atividade a ser exercida, pública e notoriamente, assim o exigir 
b) Remunerar os empregados utilizando critérios como o sexo, a idade, a cor ou situação familiar, ou adotar os parâmetros descritos para fins de formação profissional e oportunidades de crescimento profissional; 
xc) adicional de 20% (vinte por cento) no mínimo sobre o salário da obreira e um período noturno diferenciado para a mulher 
d) O empregador não pode submeter a mulher à realização de atividade que exija força muscular superior a 25 kg para o trabalho contínuo, ou 30kg para o trabalho ocasional, devido às condições biológicas da mulher. 
3- Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, EXCETO: 
a) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão. xb) colocar o empregado em situação em que corra perigo manifesto de mal considerável c) ausência injustificada do empregado escalado para participar de equipe de emergência montada por acordo entre as partes 
d) displicência habitual 
4- No tocante ao trabalho do menor, 
a) o empregado estudante, menor de 18 anos, terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares, sendo vedado seu fracionamento. 
b) O adolescente, até completar 16 anos, não poderá ser prestado de qualquer modo, em teatros de revista, cinemas, boates, cassinos, cabarés, dancings e estabelecimentos análogos 
c) ao menor não será permitido o trabalho nos locais e serviços perigosos ou insalubres, exceto quando houver autorização expressa do responsável legal. 
xd) a formação técnico-profissional garantirá ao menor aprendiz acesso e frequência obrigatória ao ensino regular 
e) a remuneração que o adolescente receber pelo trabalho efetuado ou a participação na venda dos produtos de seu trabalho desconfigura o caráter educativo da aprendizagem. 
5- No que diz respeito ao aprendiz, é correto afirmar: 
xa) A jornada de trabalho do aprendiz poderá ser de até 8h diárias se houver computação de horas destinadas a aprendizagem teórica. 
b) poderá ser ajustado de forma tácita ou verbal. 
c) por se tratar de aprendizagem, será garantido ao aprendiz apenas o salário-mínimo hora. d) o contrato de aprendizagem, em qualquer condição, não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos. 
e) o contrato de aprendizagem extinguir-se-á no seu termo ou quando o aprendiz completar 18 (vinte e quatro) anos e aos 24 anos, o aprendiz com deficiência 
6- Sobre a extinção do contrato de trabalho, é correto afirmar que: a) Nos contratos em que o empregado for dispensado sem justa causa, terá direitos as verbas rescisórias, dentre elas: saldo de salário, férias vencidas e não haverá multa de 10% do FGTS 
b) Nas hipóteses de culpa recíproca, terá direito a multa de 40% do FGTS, 50% do avis prévio, 50%do 13º salario proporcional 
xc) a demissão em comum acordo entre empresa e empregado é legal a multa de 40% do FGTS é reduzida a 20% do saldo, e o aviso prévio indenizado fica restrito a 15 dias. d) Após a reforma trabalhista, permitiu-se que as mesmas bases e verbas que eram aplicadas à demissão sem justa causa sejam aplicadas no acordo de demissão.
7- Julgue e justifique a assertiva abaixo. 
O adicional de periculosidade por mera liberalidade da empresa, ainda que em percentual inferior ao máximo legalmente previsto, não dispensa a realização de perícia, realizada por médico ou engenheiro, por se tratar de exigência prevista no artigo 195 da CLT. (até 10 linhas) 
 R: Independente da prestação de valores por mera liberdade da empresa a perícia não deverá ser descartada, pois o sindicato responsável terá a obrigação de avaliação e determinação de valores, onde os médicos ou engenheiros do trabalho serão responsáveis pela execução das vistorias. Art 195 parágrafo 2 da CLT dá o direito ao sindicato exigir legalmente em juízo ao ministério.
8- Quais são os programas necessários para serem elaborados durante o curso do contrato de trabalho e assim, fiscalizar, cumprir as normas de proteção e segurança do trabalho? Há obrigatoriedade do estabelecimento ter médico do trabalho? Justifique. (até 10 linhas)
R: Os programas necessários são o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
O PPRA define os agentes prioritários a serem monitorados com base no grau de exposição, já o PCMSO define quais exames médicos serão requeridos, com base na análise do PPRA, sendo assim programas complementares.
Além de ser fundamental para a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores esses programas são obrigatórios, a partir do momento que sua empresa tem um funcionário ela é obrigada a elaborar o PPRA e o PCMSO.
Não há obrigatoriedade de que o médico seja empregado da empresa, más o programa PCMSO só poderá ser feito por um responsável médico. (OJ 406 DO SDI -1)

Continue navegando