Buscar

Prova IPOG - Direito do Consumidor - N1- 2020-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA – DIREITO DO CONSUMIDOR – 	N1 – 2020-2
Questão 01) - Quanto aos sujeitos da relação de consumo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, analise as afirmativas a seguir. Valor: 1,0 (um ponto)
I. Equipara-se a consumidor apenas a coletividade determinável de pessoas que haja intervindo nas relações de consumo.
II. Empregador e empregado são sujeitos da relação de consumo, porque qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as decorrentes das relações de caráter trabalhista, é considerada como serviço.
III. Os entes despersonalizados que desenvolvem atividade de produção, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços são reputados fornecedores.
Está correto o que se afirma:
a) somente I;
b) somente III;
c) somente I e II;
d) somente II e III;
e) I, II e III.
Questão 02) - No tocante às relações de consumo: Valor: 1,0 (um ponto)
a) fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, neste caso privada, somente, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviço.
b) produto é qualquer bem, desde que material, podendo ser móvel ou imóvel.
c) serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, com ou sem remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária.
d) pode se falar em consumidor por equiparação à coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
e) as normas consumeristas são de natureza dispositiva e de interesse individual dos consumidores.
Questão 03) - Entre os Princípios que regem a Política Nacional das Relações de Consumo, dispostos no artigo 4º do Código Nacional de Defesa do Consumidor, encontram-se, EXCETO: Valor: 1,0 (um ponto)
a) o Princípio da Inocência.
b) o Princípio da Vulnerabilidade.
c) o Princípio da Transparência.
d) o Princípio da Segurança.
e) o Princípio da Proteção da Confiança do Consumidor.
Questão 04) - Toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviço denomina-se: Valor: 1,0 (um ponto)
a) Mercado de Consumo.
b) Serviço.
c) Produto.
d) Consumidor.
e) Fornecedor.
Questão 05) - No que concerne ao Código de Defesa do Consumidor, a ação governamental se dá, exceto: Valor: 1,0 (um ponto)
a) por iniciativa direta.
b) por incentivos à criação e desenvolvimento de associações representativas.
c) pela garantia de maximização dos lucros tanto na esfera pública quanto na esfera privada.
d) pela presença do Estado no mercado de consumo.
e) pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho.
Questão 06)- As normas previstas no Código de Defesa do Consumidor caracterizam-se como: Valor: 1,0 (um ponto)
a) de ordem privada e de interesse econômico. 
b) de ordem pública e privada
c) de ordem pública e de interesse econômico.
d) de ordem pública e de interesse social.
e) de interesse social e econômico.
Questão 07)- Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta. Valor: 1,0 (um ponto)
a) A coletividade de pessoas indetermináveis não se equiparam a consumidor, ainda que haja intervindo nas relações de consumo.
b) Serviço é qualquer atividade prestada ou fornecida no mercado de consumo mediante remuneração, inclusive as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
c) Entes despersonalizados que realizem prestação de serviços não podem ser considerados fornecedor.
d) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, exceto as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária.
e) Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
Questão 08) - Sobre o conceito de consumidor, fornecedor, produto e serviço, constantes no Código de Defesa do Consumidor – CDC, é correto afirmar que: Valor: 1,0 (um ponto)
a) consumidor é toda pessoa física, mas não jurídica, que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
b) não se equipara a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
c) o ente despersonalizado, que desenvolve atividade de produção, é considerado fornecedor.
d) produto é qualquer coisa fungível ou infungível, desde que móvel.
e) serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração ou não.
Questão 09) - A respeito das relações jurídicas previstas e reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que: Valor: 1,0 (um ponto)
a) se equipara a consumidor a coletividade de pessoas, desde que determináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
b) produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
c) fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, excepcionando-se os entes despersonalizados.
d) serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, exceto as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária.
e) se o serviço público for cedido para uma empresa permissionária, esta não é mais obrigada a fornecer os serviços essenciais de forma contínua.
Questão 10)- A relação jurídica de consumo possui três elementos, sendo estes o elemento subjetivo, o objetivo e o finalístico. São eles, respectivamente: Valor: 1,0 (um ponto)
a) o sujeito da relação de consumo, ou seja: o consumidor; o produto ou serviço; o desejo de aquisição para uso próprio.
b) as partes envolvidas na relação: consumidor e fornecedor; o objeto sobre o qual recai a relação, ou seja, o serviço, já que a relação não se faz presente quando falamos de produto; a utilização do serviço, não se aplicando a relação jurídica de consumo à aquisição de produto como destinatário final.
c) as partes envolvidas na relação jurídica: consumidor e fornecedor; o objeto sobre o qual recai a relação, ou seja, o produto, já que a relação não se faz presente quando tratamos sobre utilização de serviço; a aquisição do produto como destinatário final, já que o serviço não é voltado à destinação específica.
d) as partes envolvidas na relação jurídica: consumidor e fornecedor; o objeto sobre o qual recai a relação, ou seja, o produto ou o serviço; a ideia de que o consumidor vai adquirir o produto ou serviço como destinatário final.
e) aquele que se sujeita às regras consumeristas, ou seja: o comerciante; o produto ou serviço; o desejo de vender a terceiro o produto ou serviço que o comerciante fornece.	
1

Continue navegando