Buscar

PROCESSO BIOLOGICO ATIVIDADE 1

Prévia do material em texto

PROCESSO BIOLOGICO. ATIVIDADE 1
PERGUNTA. 
Ao longo dessa sessão verificamos que: “todas as coisas vivas (ou organismos) são compostas por células: pequenas unidades delimitadas por membranas, preenchidas com uma solução aquosa concentrada de compostos e dotadas de uma capacidade extraordinária de criar cópias delas mesmas pelo seu crescimento e pela sua divisão em duas” (ALBERTS, 2017, p. 1).
Por mais complexo que seja um organismo, ou por mais diferentes que sejam dois órgãos em um mesmo indivíduo, por exemplo, coração e cérebro, eles são compostos basicamente por água, íons e pelo mesmo conjunto de moléculas básicas compostas de carbono. Descreva quais são as principais moléculas orgânicas presentes nas células e algumas de suas propriedades e funções.
Referência: ALBERTS, B. Fundamentos da Biologia Celular. 4ª ed. Porto Alegre:
Artmed. 2017
RESPOSTA
As principais moléculas orgânicas presentes nas células são os carboidratos, lipídios, proteínas, os ácidos nucleicos e as vitaminas. A água e sais minerais apesar de ser em moléculas inorgânicas são de extrema importância para o funcionamento das células. 
Os carboidratos: conhecidos também como sacarídeos, glicídios, hidratos de carbono ou açúcares são moléculas de carbono com água (hidrogênio e oxigênio), essenciais para as reações bioquímicas do nosso corpo. Existem três tipos de carboidratos: os monossacarídeos, os dissacarídeos e os polissacarídeos 
Lipídios: São constituintes de todas as membra nas celulares e os lipídios estruturais sendo os mais complexos que os de reserva. Tem baixa solubilidade em água, e são utilizados pelos seres vivos como fonte de reserva, de energia, isolantes térmicos e impermeabilizantes. 
As Proteínas: São constituídas por aminoácidos que formam cadeias entre si através de ligações peptídicas. Elas atuam no sistema de defesa do organismo, neutralizando e combatendo vírus, bactérias e outros elementos estranhos. Vale ressaltar que os anticorpos são compostos por proteínas. Atuam no sistema de defesa do organismo.
Ácidos nucleicos: É um composto químico. São portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos. São responsáveis pelo controle celular, armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisadas proteínas. O DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico) são ácidos nucleicos que conhecemos. 
As vitaminas: são substâncias que devem ser obtidas pela ingestão de alimentos. Atuam como cofatores em reações enzimáticas e as a vitaminoses causam várias doenças. As principais vitaminas são: 
• Vitamina A: Pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal, como leite, fígado e gema de ovo, quanto em alimentos de origem vegetal, tais como vegetais folhosos, amarelos e frutas de coloração que variam do alaranjado ao amarelo. Nos alimentos de origem animal, ela pode ser encontrada na forma de vitamina A pré-formada, já nos de origem vegetal ela pode aparecer na forma de pró-vitamina A. Essa vitamina atua principalmente na visão
• Vitamina B (B2, B 1, B e B12): Auxilia nas funções bioquímicas do corpo, esse suplemento é indicado tanto para pessoas que praticam atividades físicas intensas quanto para as que não o fazem. Atuando no combate a doenças crônicas e congênitas, o complexo B é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo. Além disso, o consumo do suplemento da vitamina B também auxilia no combate da oxidação celular, na regulação do sistema imunológico, no controle do colesterol no organismo e também ajuda a combater a ação de radicais livres¹. Quando acompanhados por um profissional, seus resultados podem ser ainda melhores, especialmente quando existe uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.
• Vitamina C: A principal função é blindar o sistema imunológico contra gripes, resfriados e outras doenças. Mas há outros papéis que beneficiam a saúde e que reforçam a importância do nutriente em nossa alimentação. Confira. Ajuda na regeneração de tecidos e ossos lesionados. Otimiza a absorção de ferro e a produção de colágeno. Pode prevenir o desenvolvimento de alguns agentes cancerígenos (nitrosaminas) presentes em alimentos embutidos. Tem poder antioxidante, que evita a atuação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
• Vitamina D: É muito importante para o corpo humano. Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.
• Vitamina E: É uma vitamina lipossolúvel e tem como principal função no organismo a sua forte ação antioxidante. Assim, este nutriente combate os radicais livres que podem prejudicar as células
.• Vitamina K: Importante na ativação de proteínas que atuam na coagulação sanguínea e na fixação do cálcio no organismo, a vitamina K é um nutriente lipossolúvel que contribui para a saúde cardiovascular e dos ossos.

Continue navegando