Logo Passei Direto
Buscar

LIBRA EXERCICIOS

User badge image
Mary Bombana

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes. Considerando que a pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão e que os gestos são as expressões espontâneas das pessoas, ou seja; são nossas expressividades naturais, podemos dizer que essa afirmativa se trata de um mito? Por quê?
Marque a alternativa correta:
I.Pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão, elas não podem ser comparadas com a Libras, que é uma língua gramaticalmente organizada.
II.Não devemos, também, colocar a Libras e os gestos na mesma categoria de análise, pois, apesar de ambos serem produções visuais, possuem natureza muito diferente.
III.Não é um mito porque pantomima, mímica e gestos são parte da gramática da Libras.
IV.É mito que a mímica pode ser comparada a Libras, mas a pantomima e os gestos são Libras.
A - ( ) A alternativa correta é a III a gramática da Libras envolve toda expressão quer artística, quer seja gramatical.
B - ( ) A alternativa IV está correta porque a mímica não pode ser considerada como Libras, mas gestos e pantomimas fundamentam a Libras.
C - (x ) Estão corretas as alternativas I e II pois trata-se de um mito, a Libras possui gramática organizada e é diferente em relação a essas expressões artísticas e produções visuais: pantomima, mímica e gestos.
D - ( ) Estão corretas as alternativas II e III não se trata de mito embora os gestos sejam produções visuais.
E - ( ) Nenhuma das alternativas corresponde à realidade.

Codas são filhos que tem um ou os dois pais surdos. Os Codas procuram desenvolver o olhar como meio de referência, assim como os surdos fazem, pois, para ambos, a profundidade no contato visual desenvolve sua subjetividade e possibilita impressões acerca do olhar.
Ainda em relação aos codas, marque a alternativa correta:
a. Têm uma forte potencialidade para sentirem as vibrações do ambiente.
b. utilizam estratégias ao conversar, fechando os olhos.
c. Seus olhos possuem uma sensibilidade muito grande, dando a eles a possibilidade de se atentarem a tudo, pois ver significa muito para eles.
d. São bastante diferentes dos surdos dificultando a comunicação entre estes.
e. Sentem dificuldades a reagir a estímulos recebidos.

As pessoas surdas passaram por épocas onde a exclusão era escancarada, depois passaram a um tempo de inclusão parcial onde aqueles que podiam oralizar eram mais aceitos do que os demais pela compreensão da fala como sinônimo de inteligência e posteriormente vivenciaram a ideia de bilinguismo com reconhecimento da língua de sinais.
O oralismo trata-se de uma filosofia ou método de ensino para surdos definido a partir da reunião em um importantíssimo Congresso. Esse evento ficou conhecido como:
A - II Conferência do surdo-mudo – Rio de Janeiro – 1900
B - II Congresso de linguagem – Montreal- 2000
C - II Congresso Internacional sobre Instrução de surdos ou Congresso de Milão- 1880
D - II Reunião educacional para a fala – Ou Congresso da Fala Paris1500.
E - II Seminário Bilíngue em Milão – Milão 1999

As línguas de sinais se diferenciam, como qualquer língua, na sua organização semântica e discursiva para atender a aspectos culturais e ideológicos das diferentes comunidades de surdos.
Sobre a sigla LIBRAS assinale a alternativa correta:
a. Libras é a sigla da Língua Básica de Sinais, está língua é universal, os sinais são iguais em todos os países.
b. Libras é a sigla da Língua de Sinais, está língua é universal, os sinais são iguais em todos os países.
c. Libras é a sigla da Língua Básica de Sinais, podemos concluir que, se no nome da língua mencionamos que é básica, é porque não existem outras línguas de sinais espalhadas por outros países.
d. Libras é a sigla da Língua de Sinais, está língua não é universal, os sinais são iguais em todos os países da América do Sul.
e. Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, podemos concluir que, se no nome da língua mencionamos sua nacionalidade, é porque existem outras línguas de sinais espalhadas por outros países.

No decorrer da história, quando a sociedade mudou a forma de olhar para a surdez e novas taxionomias se imprimiram na educação de surdos, a classificação passou a ser pelo critério linguístico e o rótulo de identidade era feito mediante o conhecimento que o surdo apresentava a respeito da língua de sinais.
Neste contexto, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª relacionando adequadamente algumas definições, segundo Perlin (2004):
(1) Identidade surda
(2) Identidade surda de transição
(3) Identidade surda híbrida
(4) Identidade surda flutuante
(5) Identidade surda diáspora
( ) pessoa que tem a necessidade de trocar experiências com seus colegas surdos, indiferente de onde eles estejam.
( ) surdo oralizado que, muito tempo depois, descobre a comunidade surda e transita do mundo auditivo para o mundo visual.
( ) surdo que oscila de uma comunidade a outra, convivendo tanto com surdos quanto com ouvintes. Há falta de língua de sinais com surdos e falta de comunicação com ouvintes.
( ) pessoa consciente quanto à sua condição de surdez, é politizada e tem a língua de sinais como nativa.
( ) pessoa que nasceu ouvinte e, posteriormente, se tornou surda. Tem conhecimento da estrutura do português falado.

Com relação aos mitos sobre Libras: A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.
Desta forma, porque a Libras não pode ser considerada uma mistura de pantomima e gesticulação concreta?
A - Considerando que a pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão, elas não podem ser comparadas com a Libras, que é uma língua gramaticalmente organizada.

As pessoas ouvintes que atuam profissionalmente como intérpretes, transpõem um discurso oral emitido em uma língua para outra língua, e funcionam como elo entre pessoas que se comunicam verbalmente em idiomas diferentes.
Ao mediador de relações entre surdos e ouvintes são outorgadas três grandes responsabilidades. É correto o que se afirma em:
A - Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento mediano sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre a cultura mundial; e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.

Assinale a alternativa correta:


a. 1, 3, 2.
b. 3, 2, 1.
c. 2, 1, 3.
d. 1, 2, 3
e. 2, 3, 1.

As pessoas ouvintes que atuam profissionalmente como intérpretes, transpõem um discurso oral emitido em uma língua para outra língua, e funcionam como elo entre pessoas que se comunicam verbalmente em idiomas diferentes. Quando o intérprete está mediando uma relação entre surdos e ouvintes de ordem formal, ele pode optar por desempenhar seu trabalho de forma consecutiva ou simultânea. Ao mediador de relações entre surdos e ouvintes são outorgadas três grandes responsabilidades. É correto o que se afirma em:
a. Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento profundo sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre as culturas envolvidas (de surdos e de ouvintes); e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.
b. Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: não é necessário ser um profissional habilitado, bastando boa vontade para poder estabelecer uma boa relação.
c. Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento mediano sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre a cultura mundial; e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.
d. Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento superficial sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre as culturas envolvidas (de surdos e índios).
e. Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento profundo sobre as línguas envolvidas (inglês e português); conhecimento sobre as culturas envolvidas (de surdos e de índios); e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.

Os surdos têm uma forte potencialidade para sentirem as vibrações do ambiente e, por isso, é comum que adolescentes e jovens surdos frequentem as baladas e dancem por muito tempo. Eles conseguem acompanhar os ritmos musicais somente pelo que seu corpo sente. A vibração é tão poderosa no corpo como o som é no ouvido.
Marque F para as alternativas falsas e V para as alternativas verdadeiras no que se refere às características da surdez:
( ) surdez leve – capacidade de ouvir a voz humana, a pessoa tende a aumentar a voz progressivamente;
( ) surdez moderada – não é possível ouvir as palavras com clareza;
( ) surdez severa – surdez que só permite perceber os sons muito graves;
( ) surdez profunda – a pessoa não retém som algum, não ouve nada.
a. V, V, F, F.
b. F, F, V, V.
c. V, V, V, V.
d. F, F, F, F.
e. V, F, V, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes. Considerando que a pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão e que os gestos são as expressões espontâneas das pessoas, ou seja; são nossas expressividades naturais, podemos dizer que essa afirmativa se trata de um mito? Por quê?
Marque a alternativa correta:
I.Pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão, elas não podem ser comparadas com a Libras, que é uma língua gramaticalmente organizada.
II.Não devemos, também, colocar a Libras e os gestos na mesma categoria de análise, pois, apesar de ambos serem produções visuais, possuem natureza muito diferente.
III.Não é um mito porque pantomima, mímica e gestos são parte da gramática da Libras.
IV.É mito que a mímica pode ser comparada a Libras, mas a pantomima e os gestos são Libras.
A - ( ) A alternativa correta é a III a gramática da Libras envolve toda expressão quer artística, quer seja gramatical.
B - ( ) A alternativa IV está correta porque a mímica não pode ser considerada como Libras, mas gestos e pantomimas fundamentam a Libras.
C - (x ) Estão corretas as alternativas I e II pois trata-se de um mito, a Libras possui gramática organizada e é diferente em relação a essas expressões artísticas e produções visuais: pantomima, mímica e gestos.
D - ( ) Estão corretas as alternativas II e III não se trata de mito embora os gestos sejam produções visuais.
E - ( ) Nenhuma das alternativas corresponde à realidade.

Codas são filhos que tem um ou os dois pais surdos. Os Codas procuram desenvolver o olhar como meio de referência, assim como os surdos fazem, pois, para ambos, a profundidade no contato visual desenvolve sua subjetividade e possibilita impressões acerca do olhar.
Ainda em relação aos codas, marque a alternativa correta:
a. Têm uma forte potencialidade para sentirem as vibrações do ambiente.
b. utilizam estratégias ao conversar, fechando os olhos.
c. Seus olhos possuem uma sensibilidade muito grande, dando a eles a possibilidade de se atentarem a tudo, pois ver significa muito para eles.
d. São bastante diferentes dos surdos dificultando a comunicação entre estes.
e. Sentem dificuldades a reagir a estímulos recebidos.

As pessoas surdas passaram por épocas onde a exclusão era escancarada, depois passaram a um tempo de inclusão parcial onde aqueles que podiam oralizar eram mais aceitos do que os demais pela compreensão da fala como sinônimo de inteligência e posteriormente vivenciaram a ideia de bilinguismo com reconhecimento da língua de sinais.
O oralismo trata-se de uma filosofia ou método de ensino para surdos definido a partir da reunião em um importantíssimo Congresso. Esse evento ficou conhecido como:
A - II Conferência do surdo-mudo – Rio de Janeiro – 1900
B - II Congresso de linguagem – Montreal- 2000
C - II Congresso Internacional sobre Instrução de surdos ou Congresso de Milão- 1880
D - II Reunião educacional para a fala – Ou Congresso da Fala Paris1500.
E - II Seminário Bilíngue em Milão – Milão 1999

As línguas de sinais se diferenciam, como qualquer língua, na sua organização semântica e discursiva para atender a aspectos culturais e ideológicos das diferentes comunidades de surdos.
Sobre a sigla LIBRAS assinale a alternativa correta:
a. Libras é a sigla da Língua Básica de Sinais, está língua é universal, os sinais são iguais em todos os países.
b. Libras é a sigla da Língua de Sinais, está língua é universal, os sinais são iguais em todos os países.
c. Libras é a sigla da Língua Básica de Sinais, podemos concluir que, se no nome da língua mencionamos que é básica, é porque não existem outras línguas de sinais espalhadas por outros países.
d. Libras é a sigla da Língua de Sinais, está língua não é universal, os sinais são iguais em todos os países da América do Sul.
e. Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, podemos concluir que, se no nome da língua mencionamos sua nacionalidade, é porque existem outras línguas de sinais espalhadas por outros países.

No decorrer da história, quando a sociedade mudou a forma de olhar para a surdez e novas taxionomias se imprimiram na educação de surdos, a classificação passou a ser pelo critério linguístico e o rótulo de identidade era feito mediante o conhecimento que o surdo apresentava a respeito da língua de sinais.
Neste contexto, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª relacionando adequadamente algumas definições, segundo Perlin (2004):
(1) Identidade surda
(2) Identidade surda de transição
(3) Identidade surda híbrida
(4) Identidade surda flutuante
(5) Identidade surda diáspora
( ) pessoa que tem a necessidade de trocar experiências com seus colegas surdos, indiferente de onde eles estejam.
( ) surdo oralizado que, muito tempo depois, descobre a comunidade surda e transita do mundo auditivo para o mundo visual.
( ) surdo que oscila de uma comunidade a outra, convivendo tanto com surdos quanto com ouvintes. Há falta de língua de sinais com surdos e falta de comunicação com ouvintes.
( ) pessoa consciente quanto à sua condição de surdez, é politizada e tem a língua de sinais como nativa.
( ) pessoa que nasceu ouvinte e, posteriormente, se tornou surda. Tem conhecimento da estrutura do português falado.

Com relação aos mitos sobre Libras: A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.
Desta forma, porque a Libras não pode ser considerada uma mistura de pantomima e gesticulação concreta?
A - Considerando que a pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão, elas não podem ser comparadas com a Libras, que é uma língua gramaticalmente organizada.

As pessoas ouvintes que atuam profissionalmente como intérpretes, transpõem um discurso oral emitido em uma língua para outra língua, e funcionam como elo entre pessoas que se comunicam verbalmente em idiomas diferentes.
Ao mediador de relações entre surdos e ouvintes são outorgadas três grandes responsabilidades. É correto o que se afirma em:
A - Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento mediano sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre a cultura mundial; e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.

Assinale a alternativa correta:


a. 1, 3, 2.
b. 3, 2, 1.
c. 2, 1, 3.
d. 1, 2, 3
e. 2, 3, 1.

As pessoas ouvintes que atuam profissionalmente como intérpretes, transpõem um discurso oral emitido em uma língua para outra língua, e funcionam como elo entre pessoas que se comunicam verbalmente em idiomas diferentes. Quando o intérprete está mediando uma relação entre surdos e ouvintes de ordem formal, ele pode optar por desempenhar seu trabalho de forma consecutiva ou simultânea. Ao mediador de relações entre surdos e ouvintes são outorgadas três grandes responsabilidades. É correto o que se afirma em:
a. Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento profundo sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre as culturas envolvidas (de surdos e de ouvintes); e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.
b. Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: não é necessário ser um profissional habilitado, bastando boa vontade para poder estabelecer uma boa relação.
c. Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento mediano sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre a cultura mundial; e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.
d. Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento superficial sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre as culturas envolvidas (de surdos e índios).
e. Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento profundo sobre as línguas envolvidas (inglês e português); conhecimento sobre as culturas envolvidas (de surdos e de índios); e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.

Os surdos têm uma forte potencialidade para sentirem as vibrações do ambiente e, por isso, é comum que adolescentes e jovens surdos frequentem as baladas e dancem por muito tempo. Eles conseguem acompanhar os ritmos musicais somente pelo que seu corpo sente. A vibração é tão poderosa no corpo como o som é no ouvido.
Marque F para as alternativas falsas e V para as alternativas verdadeiras no que se refere às características da surdez:
( ) surdez leve – capacidade de ouvir a voz humana, a pessoa tende a aumentar a voz progressivamente;
( ) surdez moderada – não é possível ouvir as palavras com clareza;
( ) surdez severa – surdez que só permite perceber os sons muito graves;
( ) surdez profunda – a pessoa não retém som algum, não ouve nada.
a. V, V, F, F.
b. F, F, V, V.
c. V, V, V, V.
d. F, F, F, F.
e. V, F, V, V.

Prévia do material em texto

“A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.” Considerando que a pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão e que os gestos são as expressões espontâneas das pessoas, ou seja; são nossas expressividades naturais, podemos dizer que essa afirmativa se trata de um mito? Por quê?
I.Pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão, elas não podem ser comparadas com a Libras, que é uma língua gramaticalmente organizada.
II.Não devemos, também, colocar a Libras e os gestos na mesma categoria de análise, pois, apesar de ambos serem produções visuais, possuem natureza muito diferente.
III.Não é um mito porque pantomima, mímica e gestos são parte da gramática da Libras.
IV.É mito que a mímica pode ser comparada a Libras, mas a pantomima e os gestos são Libras.
Marque a alternativa correta:
A - ( ) A alternativa correta é a III a gramática da Libras envolve toda expressão quer artística, quer seja gramatical.
B - ( ) A alternativa IV está correta porque a mímica não pode ser considerada como Libras, mas gestos e pantomimas fundamentam a Libras.
C - (x ) Estão corretas as alternativas I e II pois trata-se de um mito, a Libras possui gramática organizada e é diferente em relação a essas expressões artísticas e produções visuais: pantomima, mímica e gestos.
Resposta correta
D - ( ) Estão corretas as alternativas II e III não se trata de mito embora os gestos sejam produções visuais.
E - ( ) Nenhuma das alternativas corresponde à realidade.
Codas são filhos que tem um ou os dois pais surdos. Os Codas procuram desenvolver o olhar como meio de referência, assim como os surdos fazem, pois, para ambos, a profundidade no contato visual desenvolve sua subjetividade e possibilita impressões acercado olhar. Ainda em relação aos codas, marque a alternativa correta:
A - São bastante diferentes dos surdos dificultando a comunicação entre estes.
B - Sentem dificuldades a reagir a estímulos recebidos.
C - Seus olhos possuem uma sensibilidade muito grande, dando a eles a possibilidade de se atentarem a tudo, pois ver significa muito para eles.
Resposta correta
D - Têm uma forte potencialidade para sentirem as vibrações do ambiente.
E - utilizam estratégias ao conversar, fechando os olhos.
As pessoas surdas passaram por épocas onde a exclusão era escancarada, depois passaram a um tempo de inclusão parcial onde aqueles que podiam oralizar eram mais aceitos do que os demais pela compreensão da fala como sinônimo de inteligência e posteriormente vivenciaram a ideia de bilinguismo com reconhecimento da língua de sinais. O oralismo trata-se de uma filosofia ou método de ensino para surdos definido a partir da reunião em um importantíssimo Congresso. Esse evento ficou conhecido como:
A - II Conferência do surdo-mudo – Rio de Janeiro – 1900
B - II Congresso de linguagem – Montreal- 2000
C - II Congresso Internacional sobre Instrução de surdos ou Congresso de Milão- 1880
Resposta correta
D - II Reunião educacional para a fala – Ou Congresso da Fala Paris1500.
E - II Seminário Bilíngue em Milão – Milão 1999
As línguas de sinais se diferenciam, como qualquer língua, na sua organização semântica e discursiva para atender a aspectos culturais e ideológicos das diferentes comunidades de surdos. Sobre a sigla LIBRAS assinale a alternativa correta:
A - Libras é a sigla da Língua Básica de Sinais , está língua é universal, os sinais são iguais em todos os países.
B - Libras é a sigla da Língua Básica de Sinais, podemos concluir que, se no nome da língua mencionamos que é básica , é porque não existem outras línguas de sinais espalhadas por outros países.
C - Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, podemos concluir que, se no nome da língua mencionamos sua nacionalidade, é porque existem outras línguas de sinais espalhadas por outros países.
Resposta correta
D - Libras é a sigla da Língua de Sinais , está língua não é universal, os sinais são iguais em todos os países da América do Sul.
E - Libras é a sigla da Língua de Sinais , está língua é universal, os sinais são iguais em todos os países.
Analise a colocação abaixo:
“As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre gestos (sinais) e significados das línguas de sinais são, em sua maioria, arbitrárias.”
Assinale a alternativa que justifica a afirmação citada:
A - A conexão entre forma e significado das palavras e sinais é inexistente.
B - As palavras e sinais não apresentam uma conexão arbitrária entre forma e significado pois dada a forma não é possível prever o significado, e dado o significado não é possível prever a forma.
C - As palavras e sinais apresentam uma conexão arbitrária entre forma e significado, dada a forma é possível prever o significado, e dado o significado é possível prever a forma.
Resposta correta
D - Os símbolos utilizados pelas línguas não são arbitrários.
E - Os símbolos utilizados pelas línguas são arbitrários, porém não há conexão entre forma e significado.
No decorrer da história, quando a sociedade mudou a forma de olhar para a surdez e novas taxionomias se imprimiram na educação de surdos, a classificação passou a ser pelo critério linguístico e o rótulo de identidade era feito mediante o conhecimento que o surdo apresentava a respeito da língua de sinais. Neste contexto, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª relacionando adequadamente algumas definições, segundo Perlin (2004):
(1) Identidade surda
(2) Identidade surda de transição
(3) Identidade surda híbrida
(4) Identidade surda flutuante
(5) Identidade surda diáspora
( ) pessoa que tem a necessidade de trocar experiências com seus colegas surdos, indiferente de onde eles estejam.
( ) surdo oralizado que, muito tempo depois, descobre a comunidade surda e transita do mundo auditivo para o mundo visual.
( ) surdo que oscila de uma comunidade a outra, convivendo tanto com surdos quanto com ouvintes. Há falta de língua de sinais com surdos e falta de comunicação com ouvintes.
( ) pessoa consciente quanto à sua condição de surdez, é politizada e tem a língua de sinais como nativa.
( ) pessoa que nasceu ouvinte e, posteriormente, se tornou surda. Tem conhecimento da estrutura do português falado.
A sequência correta é:
A - 2 – 1 – 5 – 4 – 3.
B - 2 – 4 – 1 – 5 – 3.
C - 4 – 5 – 3 – 1 – 2.
D - 5 – 2 – 4 – 1 – 3.
Resposta correta
E - 5 – 4 – 2 – 3 – 1.
Com relação aos mitos sobre Libras: A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes. Desta forma, porque a Libras não pode ser considerada uma mistura de pantomima e gesticulação concreta?
A - Considerando que a pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão, elas não podem ser comparadas com a Libras, que é uma língua gramaticalmente organizada.
Resposta correta
B - Considerando que a pantomina e mímica são formas artísticas elas podem ser consideradas partes integrantes da Libras.
C - Porque ambas fazem parte de peças artísticas e culturais e podem ser consideradas partes integrantes da LIBRAS.
D - Porque elas são usadas para divertimento e cinema.
E - São naturais e espontâneos e podem ser consideradas partes integrantes da LIBRAS.
As pessoas surdas conversam com as mãos, estabelecem uma comunicação visual e portanto diferente da comunicação entre ouvintes. Muitas pessoas no intento de comunicar-se com um surdo, buscam falar lentamente ou escrever em papéis e não há erro nessas atitudes, no entanto o ideal e desejável seria que as pessoas pudessem fazer uso da língua de sinais. No mundo há muitas línguas de sinais e uma delas traz muito da cultura dos surdos brasileiros. Assim é correto afirmar que no Brasil, a língua dos surdos brasileiros é chamada de:
A - LCS- LINGUA DA COMUNIDADE SURDA
B - LIBRAS- LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Resposta correta
C - LIBRASI- LINGUAGEM BRASILEIRA DOS SURDOS
D - LINBRAS – LÍNGUABRASILEIRA DOS SURDOS
E - LSB – LÍNGUA DOS SURDOS DO BRASIL
Se tratando da inclusão educacional dos surdos analise as afirmações abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A criança surda pode ser inserida tanto na escola de surdos como na escola de ouvinte.
( )Entende-se por escola de ouvintes aquela que não tem uma estrutura formalizada, porém poderá atender normalmente as crianças surdas.
( ) Independente do espaço de escolarização dos surdos, a Libras sempre deverá estar presente, não como meio de comunicação secular restrito a crianças em horário de intervalo, mas como língua de instrução, aprendizagem, pois é possível perceber que a Libras é entendida como primeira língua e o português como segunda
( ) Entende-se por escola de surdos aqueles espaços que possuem toda uma estrutura formalizada, com professores, currículo, seriação, projeto político-pedagógico e atendimento específico para determinada clientela.
Assinale a sequência correta :
A - F,F,V,V.
B - F,V,V,V.
C - V,F,F,V.
D - V,F,V,V.
Resposta correta
E - V,V,V,V.
Sabe-se que o alfabeto manual é, na verdade, um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal conhecido na Libras. Sobre o Alfabeto Manual, assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas:
(__)O alfabeto manual pode ser sinalizado com qualquer uma das mãos, desde que não alternadamente, então, se há preferência pela mão esquerda, a palavra toda deve ser sinalizada com a esquerda, e não uma letra com cada mão.
(__)Para os nomes de pessoas e lugares, é comum os surdos pedirem que se escreva a palavra com o alfabeto manual, mas, na sequência, eles criam um sinal que será usado dali para frente.
(__)Normalmente se escreve com o braço na vertical, bem próximo ao tronco, e as letras são feitas uma após a outra, sem necessariamente tirar a mão do lugar.
Assinale a alternativa correta:
A - F, V, F.
B - V, F, F.
C - V, F, V.
D - V, V, F.
E - V, V, V.
Resposta correta
Com relação aos aspectos morfológicos simples dos verbos da Libras, são apresentados três tipos deles que não são produzidos por processo de flexão. Esses verbos são:
A - Classificadores, regulares e irregulares.
B - Irregulares, compostos e classificadores.
C - Irregulares, simples e classificadores.
D - Regulares, compostos e manuais.
E - Simples, manuais e classificadores.
Resposta correta
Os surdos têm uma forte potencialidade para sentirem as vibrações do ambiente e, por isso, é comum que adolescentes e jovens surdos frequentem as baladas e dancem por muito tempo. Eles conseguem acompanhar os ritmos musicais somente pelo que seu corpo sente. A vibração é tão poderosa no corpo como o som é no ouvido. Marque F para as alternativas falsas e V para as alternativas verdadeiras no que se refere às características da surdez:
( ) surdez leve – capacidade de ouvir a voz humana, a pessoa tende a aumentar a voz progressivamente;
( ) surdez moderada – não é possível ouvir as palavras com clareza;
( ) surdez severa – surdez que só permite perceber os sons muito Graves;
( ) surdez profunda – a pessoa não retém som algum, não ouve nada.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - F, F, F, F.
B - F, F, V, V.
C - V, F, V, V.
D - V, V, F, F.
E - V, V, V, V.
Resposta correta
Mesmo compreendendo que nenhum parâmetro isolado traz significado na composição de um sinal, é possível que cada parâmetro seja explicado. A CM- Configuração de Mãos é a forma que a mão assume na composição de um sinal, L- Locação ou localização é o espaço onde o sinal será realizado que pode ser no espaço neutro ou no corpo do sinalizador; e o movimento que é considerado o principal e mais complexo parâmetro, embora nem todo sinal tenha movimento. Após compreender de que se tratam os parâmetros e sua importância, responda, segundo destacado por Brito (1995), quais os três principais pontos de locação na realização de um sinal e se podem haver outros: 
A - ( ) Conforme Brito (1995), há 3 pontos principais: lateral, frente e no corpo do sinalizador; apenas em casos extremos ou informais pode-se fazer uso de outros espaços de locação.
B - ( ) Conforme Brito (1995), há três pontos principais de locação, a saber: cabeça, tronco e mão. Dentro desses pontos principais estão as subdivisões como: cabeça, testa, rosto, bochecha, queixo, boca, pescoço, ombros e outros.
Resposta correta
C - ( ) Para Brito (1995), há pontos principais de locação e outros que são: nas áreas mais específicas do corpo do sinalizador, considerando a lateralidade de cada um de modo que a mão direita seja a principal referência.
D - ( ) Segundo Brito (1995), os três principais pontos de locação são os estados e suas regiões e os municípios onde a Libras vem sendo mais disseminada.
E - ()Conforme Brito (1995), há três pontos principais de locação, a saber: movimento, configuração de mão e orientação/direcionalidade e as subdivisões permanecem fixas no espaço neutro.
De acordo com Silva (2010, p. 16) “Infelizmente vários sinais necessários à comunicação com surdos são desconhecidos pela população ouvinte, e o desconhecimento não é só dos vocabulários, mas da própria nomeação desta modalidade linguística.” E o que vem a ser modalidade linguística? É a forma como a língua se manifesta. Existem 3 modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada. Identifique corretamente cada uma dessas modalidades:
Língua falada
Língua escrita
Língua sinalizada
( ) Tem a característica de ser espaço-visual.
( ) É conhecida por possuir uma característica oral e auditiva.
( ) Há mais exigências, em relação às regras da gramática normativa.
Assinale a alternativa correta:
A - 1, 2, 3
B - 1, 3, 2
C - 2, 1, 3
D - 3, 1, 2
Resposta correta
E - 3, 2, 1
As pessoas ouvintes que atuam profissionalmente como intérpretes, transpõem um discurso oral emitido em uma língua para outra língua, e funcionam como elo entre pessoas que se comunicam verbalmente em idiomas diferentes. Quando o intérprete está mediando uma relação entre surdos e ouvintes de ordem formal, ele pode optar por desempenhar seu trabalho de forma consecutiva ou simultânea. Ao mediador de relações entre surdos e ouvintes são outorgadas três grandes responsabilidades.
É correto o que se afirma em:
A - Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento mediano sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre a cultura mundial; e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.
B - Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento profundo sobre as línguas envolvidas (inglês e português); conhecimento sobre as culturas envolvidas (de surdos e de índios); e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.
C - Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento profundo sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre as culturas envolvidas (de surdos e de ouvintes); e conhecimento sobre atualidade política, econômica e social.
Resposta correta
D - Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: conhecimento superficial sobre as línguas envolvidas (Libras e português); conhecimento sobre as culturas envolvidas (de surdos e índios).
E - Responsabilidades do mediador das relações entre surdos e ouvintes: não é necessário ser um profissional habilitado, bastando boa vontade para poder estabelecer uma boa relação.
Os surdos têm uma forte potencialidade para sentirem as vibrações do ambiente e, por isso, é comum que adolescentes e jovens surdos frequentem as baladas e dancem por muito tempo. Eles conseguem acompanhar os ritmos musicais somente pelo que seu corpo sente. A vibração é tão poderosa no corpo como o som é no ouvido. Marque F para as alternativas falsas e V para as alternativas verdadeiras no que se refere às características da surdez:
( ) surdez leve – capacidade de ouvir a voz humana, a pessoa tende a aumentar a voz progressivamente;( ) surdez moderada – não é possível ouvir as palavras com clareza;
( ) surdez severa – surdez que só permite perceber os sons muito Graves;
( ) surdez profunda – a pessoa não retém som algum, não ouve nada.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - F, F, F, F.
B - F, F, V, V.
C - V, F, V, V.
D - V, V, F, F.
E - V, V, V, V.
Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina