Logo Passei Direto
Buscar

estrategias de leitura objetiva n3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na imagem, podemos observar que ocorre intertextualidade entre a imagem "O tempo", de Salvador Dalí, e uma paródia realizada com teor humorístico utilizando os personagens de "Os Simpsons". Com base na intertextualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A intertextualidade pode ocorrer nos mais variados gêneros textuais, como em letras de músicas, poemas, textos em prosa e em imagens, como é o caso.
( ) A interpretação de texto não depende apenas do conhecimento da língua portuguesa, mas, sim, das relações intertextuais que podem influenciar potencialmente o processo de compreensão de textos.
( ) Nas imagens não ocorre a intertextualidade, já que não há texto envolvido. Neste caso, ocorre apenas a paródia das imagens com teor humorístico.
( ) Na intertextualidade, quando ocorre especificamente em imagens, é necessário que seja amplamente citada pelos seus autores, pois facilmente pode se configurar como plágio parcial ou integral.
a) F - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - F.

A leitura, conforme Santos-Théo (2003), pode ser classificada em sensorial, emocional e intelectual, pois o ato de ler engloba toda uma relação entre o leitor e o autor para que a compreensão e a interpretação do texto seja, também, um elemento de interação. Sobre os tipos de leitura, analise as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A leitura sensorial é a primeira leitura de qualquer texto.
II- Um exemplo de leitura intelectual são os textos que se encontram em jornais, livros técnicos e didáticos.
III- Somente a leitura emocional auxilia a realização da leitura intelectual, já que fornece subsídios importantes, como a avaliação tátil do objeto em si.
IV- A criticidade é uma característica da leitura intelectual.
A - Somente a afirmativa II está correta.
B - As afirmativas II e III estão corretas.
C - Somente a afirmativa IV está correta.
D - As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Diante do ato de leitura, um dos fatores que lhe atribuem grande valor é a existência de um leitor atento aos problemas apresentados pelo texto: falhas, detalhes, pormenores, incoerências, fatos estes que, normalmente, não fariam diferença ao dito leitor comum. Mais do que isso, questões subjetivas também são percebidas por um leitor mais versado, que seja detentor de um conhecimento mais aguçado dos livros e dos textos, capaz de formular hipóteses a partir do que lê, um leitor que consiga compreender a essência do texto. Esse é o dito leitor crítico, o qual lê e, a partir do que lê, consegue construir significado.
Tomando por base as informações acerca do leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao se efetuar uma leitura crítica, a preocupação ausenta-se do processo de construção de significados sobre o texto.
b) A leitura crítica preocupa-se com aquilo que está aparente, com o significado visível das palavras.
c) Ler criticamente significa ir além do significado primeiro, aparente, das palavras.
d) O leitor crítico está despreocupado com o que está omitido nas palavras e nas frases do texto.

O ato de leitura é algo aprendido, o que é feito geralmente na escola. Todavia, em muitos momentos, a leitura passou a ser objeto de muitos estudos e reflexões longe do ambiente da escola, transformando-se até em assuntos de pesquisa. Paulo Freire, numa de suas conferências, refere-se à leitura como algo que merece criticidade, pois ela "[...] envolve uma compreensão crítica que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo" (1988, p. 11).
Sobre o ato de leitura, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao ler, o indivíduo distancia-se do texto, inexistindo interação entre autor, leitor e texto.
b) O leitor, ao ler, extrai e constrói significado, sendo, por isso, um indivíduo ativo nesse processo.
c) Ao ler, o indivíduo decodifica palavras, não havendo necessidade de extrair algum significado.
d) O leitor é alguém que é passivo no processo de leitura, pois ele somente tem o papel de decifrar as palavras.

Aprender a ler não é só uma das maiores experiências da vida escolar. É uma vivência única para todo ser humano. Ao dominar a leitura, abrimos a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínios, participar ativamente da vida social, alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo. Baseado no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As atividades de leitura devem ser planejadas com objetivos definidos.
( ) Levantar hipóteses, antecipar previsões e acontecimentos a respeito do texto a ser lido, baseado no gênero, título, subtítulo etc.
( ) Selecionar sempre textos complexos, para estimular o senso crítico dos alunos.
a) V - F - V.
b) F - V - V.
c) V - V - F.
d) F - F - V.

A leitura competente é um processo pessoal, privado e interpessoal, isto é, os sentidos da leitura estão no texto e também no leitor e em seu contexto. Sobre o bom leitor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O leitor competente consegue dialogar com o texto de acordo com seus conhecimentos.
( ) A história social e cultural do leitor tem grande importância no entendimento da tipologia e das modalidades discursivas.
( ) Um bom leitor não necessita identificar, por exemplo, fatos acerca do autor e da obra, a fim de interpretar com excelência um texto.
A F - V - V.
B F - V - F.
C V - F - V.
D V - V - F.

A discussão acerca da importância da leitura e da escrita não é de hoje. São muitos os estudiosos que se debruçam em pesquisas, a fim de enfatizar seu real papel na vida dos seres humanos. No entanto, esse assunto não está sendo debatido somente entre os pesquisadores. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) também abordam e sugestionam propostas para que tanto a leitura como a escrita sejam desenvolvidas de maneira eficaz na escola.
Sobre as propostas recomendadas nos PCN, analise as seguintes afirmativas: I- Estimula o uso de bibliotecas e acervos. II- Escutar textos lidos pelo professor inibe o aluno. III- Encoraja a socialização das experiências adquiridas através da leitura. IV- A sucessão de acontecimentos, a organização tipográfica e a paginação do texto são alguns dos indicadores que podem fazer inferências com relação ao conteúdo. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa IV está correta.

Para a realização de fato do processo de leitura, é importante que se desencadeie um conjunto de habilidades relacionadas à linguística e à psicologia com vistas à compreensão dos textos escritos, à reflexão acerca da significação do texto lido, à extração de conclusões a partir dos textos abordados, ao julgamento do conteúdo, das estratégias adotadas. Além disso, concorre para o estabelecimento do sentido textual a interação entre o leitor, o texto e o autor.
Acerca dessas etapas de leitura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Decodificação.
II- Compreensão.
III- Interpretação.
IV- Retenção.
( ) O leitor traça um paralelo entre o texto lido e o seu dia a dia.
( ) Etapa em que o leitor procura anotar as palavras desconhecidas.
( ) Nesta fase, o leitor busca uma interpretação das ideias, na sequência em que ocorrem no texto.
( ) O leitor identifica a tipologia e do que trata o texto.

A leitura recebe função de destaque no ambiente escolar, pois ela marca, além de tudo, o desenvolvimento da coordenação da criança, a construção do processo de alfabetização e de escrita. Nessa atividade, é de grande valia a seleção do livro, já que este deve, no que se refere à leitura, despertar prazer, divertir.
Acerca dessa habilidade de leitura, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao se adaptar o texto à situação e ao público leitor, tem-se a presença da intertextualidade.
b) A dosagem das informações, ou seja, a aplicação de novas e velhas informações, no texto, caracteriza a intertextualidade.
c) A correta sequenciação das ideias, parágrafos, frases, a dependência de um item de outro item imediatamente anterior, dentro do texto, caracteriza a intertextualidade.
d) Quando a leitura de um texto depende, para o seu entendimento, da leitura de outros textos, tem-se a intertextualidade.

Na tradição escolar brasileira, havia um evento denominado "dar lição", em que se pedia ao aluno que se levantasse, lesse um texto indicado e, em seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido, usando palavras próprias. Segundo as atuais teorias e metodologias de ensino da língua,
assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
a) o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas.
b) a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura em voz alta.
c) o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.
d) a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno.

A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
a) Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
b) A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.
c) A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.
d) A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na imagem, podemos observar que ocorre intertextualidade entre a imagem "O tempo", de Salvador Dalí, e uma paródia realizada com teor humorístico utilizando os personagens de "Os Simpsons". Com base na intertextualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A intertextualidade pode ocorrer nos mais variados gêneros textuais, como em letras de músicas, poemas, textos em prosa e em imagens, como é o caso.
( ) A interpretação de texto não depende apenas do conhecimento da língua portuguesa, mas, sim, das relações intertextuais que podem influenciar potencialmente o processo de compreensão de textos.
( ) Nas imagens não ocorre a intertextualidade, já que não há texto envolvido. Neste caso, ocorre apenas a paródia das imagens com teor humorístico.
( ) Na intertextualidade, quando ocorre especificamente em imagens, é necessário que seja amplamente citada pelos seus autores, pois facilmente pode se configurar como plágio parcial ou integral.
a) F - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - F.

A leitura, conforme Santos-Théo (2003), pode ser classificada em sensorial, emocional e intelectual, pois o ato de ler engloba toda uma relação entre o leitor e o autor para que a compreensão e a interpretação do texto seja, também, um elemento de interação. Sobre os tipos de leitura, analise as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A leitura sensorial é a primeira leitura de qualquer texto.
II- Um exemplo de leitura intelectual são os textos que se encontram em jornais, livros técnicos e didáticos.
III- Somente a leitura emocional auxilia a realização da leitura intelectual, já que fornece subsídios importantes, como a avaliação tátil do objeto em si.
IV- A criticidade é uma característica da leitura intelectual.
A - Somente a afirmativa II está correta.
B - As afirmativas II e III estão corretas.
C - Somente a afirmativa IV está correta.
D - As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Diante do ato de leitura, um dos fatores que lhe atribuem grande valor é a existência de um leitor atento aos problemas apresentados pelo texto: falhas, detalhes, pormenores, incoerências, fatos estes que, normalmente, não fariam diferença ao dito leitor comum. Mais do que isso, questões subjetivas também são percebidas por um leitor mais versado, que seja detentor de um conhecimento mais aguçado dos livros e dos textos, capaz de formular hipóteses a partir do que lê, um leitor que consiga compreender a essência do texto. Esse é o dito leitor crítico, o qual lê e, a partir do que lê, consegue construir significado.
Tomando por base as informações acerca do leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao se efetuar uma leitura crítica, a preocupação ausenta-se do processo de construção de significados sobre o texto.
b) A leitura crítica preocupa-se com aquilo que está aparente, com o significado visível das palavras.
c) Ler criticamente significa ir além do significado primeiro, aparente, das palavras.
d) O leitor crítico está despreocupado com o que está omitido nas palavras e nas frases do texto.

O ato de leitura é algo aprendido, o que é feito geralmente na escola. Todavia, em muitos momentos, a leitura passou a ser objeto de muitos estudos e reflexões longe do ambiente da escola, transformando-se até em assuntos de pesquisa. Paulo Freire, numa de suas conferências, refere-se à leitura como algo que merece criticidade, pois ela "[...] envolve uma compreensão crítica que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo" (1988, p. 11).
Sobre o ato de leitura, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao ler, o indivíduo distancia-se do texto, inexistindo interação entre autor, leitor e texto.
b) O leitor, ao ler, extrai e constrói significado, sendo, por isso, um indivíduo ativo nesse processo.
c) Ao ler, o indivíduo decodifica palavras, não havendo necessidade de extrair algum significado.
d) O leitor é alguém que é passivo no processo de leitura, pois ele somente tem o papel de decifrar as palavras.

Aprender a ler não é só uma das maiores experiências da vida escolar. É uma vivência única para todo ser humano. Ao dominar a leitura, abrimos a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínios, participar ativamente da vida social, alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo. Baseado no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As atividades de leitura devem ser planejadas com objetivos definidos.
( ) Levantar hipóteses, antecipar previsões e acontecimentos a respeito do texto a ser lido, baseado no gênero, título, subtítulo etc.
( ) Selecionar sempre textos complexos, para estimular o senso crítico dos alunos.
a) V - F - V.
b) F - V - V.
c) V - V - F.
d) F - F - V.

A leitura competente é um processo pessoal, privado e interpessoal, isto é, os sentidos da leitura estão no texto e também no leitor e em seu contexto. Sobre o bom leitor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O leitor competente consegue dialogar com o texto de acordo com seus conhecimentos.
( ) A história social e cultural do leitor tem grande importância no entendimento da tipologia e das modalidades discursivas.
( ) Um bom leitor não necessita identificar, por exemplo, fatos acerca do autor e da obra, a fim de interpretar com excelência um texto.
A F - V - V.
B F - V - F.
C V - F - V.
D V - V - F.

A discussão acerca da importância da leitura e da escrita não é de hoje. São muitos os estudiosos que se debruçam em pesquisas, a fim de enfatizar seu real papel na vida dos seres humanos. No entanto, esse assunto não está sendo debatido somente entre os pesquisadores. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) também abordam e sugestionam propostas para que tanto a leitura como a escrita sejam desenvolvidas de maneira eficaz na escola.
Sobre as propostas recomendadas nos PCN, analise as seguintes afirmativas: I- Estimula o uso de bibliotecas e acervos. II- Escutar textos lidos pelo professor inibe o aluno. III- Encoraja a socialização das experiências adquiridas através da leitura. IV- A sucessão de acontecimentos, a organização tipográfica e a paginação do texto são alguns dos indicadores que podem fazer inferências com relação ao conteúdo. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa IV está correta.

Para a realização de fato do processo de leitura, é importante que se desencadeie um conjunto de habilidades relacionadas à linguística e à psicologia com vistas à compreensão dos textos escritos, à reflexão acerca da significação do texto lido, à extração de conclusões a partir dos textos abordados, ao julgamento do conteúdo, das estratégias adotadas. Além disso, concorre para o estabelecimento do sentido textual a interação entre o leitor, o texto e o autor.
Acerca dessas etapas de leitura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Decodificação.
II- Compreensão.
III- Interpretação.
IV- Retenção.
( ) O leitor traça um paralelo entre o texto lido e o seu dia a dia.
( ) Etapa em que o leitor procura anotar as palavras desconhecidas.
( ) Nesta fase, o leitor busca uma interpretação das ideias, na sequência em que ocorrem no texto.
( ) O leitor identifica a tipologia e do que trata o texto.

A leitura recebe função de destaque no ambiente escolar, pois ela marca, além de tudo, o desenvolvimento da coordenação da criança, a construção do processo de alfabetização e de escrita. Nessa atividade, é de grande valia a seleção do livro, já que este deve, no que se refere à leitura, despertar prazer, divertir.
Acerca dessa habilidade de leitura, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao se adaptar o texto à situação e ao público leitor, tem-se a presença da intertextualidade.
b) A dosagem das informações, ou seja, a aplicação de novas e velhas informações, no texto, caracteriza a intertextualidade.
c) A correta sequenciação das ideias, parágrafos, frases, a dependência de um item de outro item imediatamente anterior, dentro do texto, caracteriza a intertextualidade.
d) Quando a leitura de um texto depende, para o seu entendimento, da leitura de outros textos, tem-se a intertextualidade.

Na tradição escolar brasileira, havia um evento denominado "dar lição", em que se pedia ao aluno que se levantasse, lesse um texto indicado e, em seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido, usando palavras próprias. Segundo as atuais teorias e metodologias de ensino da língua,
assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
a) o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas.
b) a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura em voz alta.
c) o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.
d) a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno.

A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
a) Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
b) A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.
c) A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.
d) A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estratégias de Leitura (LEE27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656229) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26121358
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na imagem, podemos observar que ocorre intertextualidade entre a imagem "O tempo", de Salvador Dalí, e uma paródia realizada com teor humorístico utilizando os personagens de "Os Simpsons". Com base na intertextualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A intertextualidade pode ocorrer nos mais variados gêneros textuais, como em letras de músicas, poemas, textos em prosa e em imagens, como é o caso.
(    ) A interpretação de texto não depende apenas do conhecimento da língua portuguesa, mas, sim, das relações intertextuais que podem influenciar potencialmente o processo de compreensão de textos.
(    ) Nas imagens não ocorre a intertextualidade, já que não há texto envolvido. Neste caso, ocorre apenas a paródia das imagens com teor humorístico.
(    ) Na intertextualidade, quando ocorre especificamente em imagens, é necessário que seja amplamente citada pelos seus autores, pois facilmente pode se configurar como plágio parcial ou integral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://escolakids.uol.com.br/public/upload/image/intertextualidadepintura.jpg>. Acesso em: 17 out. 2016.
	
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	A leitura, conforme Santos-Théo (2003), pode ser classificada em sensorial, emocional e intelectual, pois o ato de ler engloba toda uma relação entre o leitor e o autor para que a compreensão e a interpretação do texto seja, também, um elemento de interação. Sobre os tipos de leitura, analise as seguintes afirmativas:
I- A leitura sensorial é a primeira leitura de qualquer texto.
II- Um exemplo de leitura intelectual são os textos que se encontram em jornais, livros técnicos e didáticos.
III- Somente a leitura emocional auxilia a realização da leitura intelectual, já que fornece subsídios importantes, como a avaliação tátil do objeto em si.
IV- A criticidade é uma característica da leitura intelectual.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS-THÉO, I. O. Tipos de leitura. Revista de Educação CEAP, Salvador, ano 11, n. 41, p. 5966, jun. 2003.
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	3.
	Diante do ato de leitura, um dos fatores que lhe atribuem grande valor é a existência de um leitor atento aos problemas apresentados pelo texto: falhas, detalhes, pormenores, incoerências, fatos estes que, normalmente, não fariam diferença ao dito leitor comum. Mais do que isso, questões subjetivas também são percebidas por um leitor mais versado, que seja detentor de um conhecimento mais aguçado dos livros e dos textos, capaz de formular hipóteses a partir do que lê, um leitor que consiga compreender a essência do texto. Esse é o dito leitor crítico, o qual lê e, a partir do que lê, consegue construir significado. O leitor é capaz de criar o seu novo texto, tomando por base o que já leu, podendo, inclusive, manter discordância ou concordância com a ideia central do texto lido. Esta leitura diferencia-se da decodificação de sinais, a dita leitura mecânica. Tomando por base as informações acerca do leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ler criticamente significa ir além do significado primeiro, aparente, das palavras.
	 b)
	O leitor crítico está despreocupado com o que está omitido nas palavras e nas frases do texto.
	 c)
	A leitura crítica preocupa-se com aquilo que está aparente, com o significado visível das palavras.
	 d)
	Ao se efetuar uma leitura crítica, a preocupação ausenta-se do processo de construção de significados sobre o texto.
	4.
	O ato de leitura é algo aprendido, o que é feito geralmente na escola. Todavia, em muitos momentos, a leitura passou a ser objeto de muitos estudos e reflexões longe do ambiente da escola, transformando-se até em assuntos de pesquisa. Paulo Freire, numa de suas conferências, refere-se à leitura como algo que merece criticidade, pois ela "[...] envolve uma compreensão crítica que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo" (1988, p. 11). Por isso, o ato de ler tem de estar ligado ao mundo dos livros e ao mundo físico. Nesse sentido, é importante que o leitor estabeleça relações entre o que lê e o que vive. Sobre o ato de leitura, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Autores associados/Cortêz, 1988.
	 a)
	O leitor é alguém que é passivo no processo de leitura, pois ele somente tem o papel de decifrar as palavras.
	 b)
	Ao ler, o indivíduo decodifica palavras, não havendo necessidade de extrair algum significado.
	 c)
	O leitor, ao ler, extrai e constrói significado, sendo, por isso, um indivíduo ativo nesse processo.
	 d)
	Ao ler, o indivíduo distancia-se do texto, inexistindo interação entre autor, leitor e texto.
	5.
	No que se refere à intertextualidade, tem-se que esta é um fator, entre outros, que permite considerar um texto como algo detentor de sentido, e não somente como um amontado de palavras. Os fatores de textualidade concorrem para o estabelecimento do sentido textual e, nesse caminho, vale dizer que "[...] o texto redistribui a língua. Uma das vias dessa reconstrução é a de permutar textos, fragmentos de textos, que existiram ou existem ao redor do texto considerado e, por fim, dentro dele mesmo; todo texto é um intertexto; outros textos estão presentes nele, em níveis variáveis, sob formas mais ou menos reconhecíveis" (KOCH, 2003, p. 59). Por isso, para o estabelecimento do sentido textual, há necessidade, também, de outros conhecimentos. Ainda acerca do fator intertextualidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KOCH, Ingedore Villaça Grunfeld. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.
	 a)
	A intertextualidade é uma forma de exploração textual, percebendo nestes elementos de outros autores e textos que se fazem presentes nele.
	 b)
	Com a intertextualidade, é preciso reconhecer, no texto, elementos que retomam ou antecipam os referentes: anafóricos e catafóricos.
	 c)
	A correta sequenciação das ideias, parágrafos, frases, a dependência de um item de outro item imediatamente anterior, dentro do texto, caracteriza a intertextualidade.
	 d)
	O intertexto diz respeito ao grau de formalidade, ao léxico utilizado no texto, de acordo com o público leitor.
	6.
	Aprender a ler não é só uma das maiores experiências da vida escolar. É uma vivência única para todo ser humano. Ao dominar a leitura, abrimos a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínios, participar ativamente da vida social, alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo. Baseado no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As atividades de leitura devem ser planejadas com objetivos definidos.
(    ) Levantar hipóteses, antecipar previsões e acontecimentos a respeito do texto a ser lido, baseado no gênero, título, subtítulo etc.
(    ) Selecionar sempre textos complexos, para estimular o senso crítico dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, Heloísa Cerri. Compreender, eis a questão! Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/linguaportuguesa/praticapedagogica/compreendereisquestao423576.shtml>. Acesso em: 26 set. 2013.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	7.
	A leitura competente é um processo pessoal, privado e interpessoal, isto é, os sentidos da leitura estão no texto e também no leitor e em seu contexto. Sobreo bom leitor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O leitor competente consegue dialogar com o texto de acordo com seus conhecimentos.
(    ) A história social e cultural do leitor tem grande importância no entendimento da tipologia e das modalidades discursivas.
(    ) Um bom leitor não necessita identificar, por exemplo, fatos acerca do autor e da obra, a fim de interpretar com excelência um texto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	8.
	A discussão acerca da importância da leitura e da escrita não é de hoje. São muitos os estudiosos que se debruçam em pesquisas, a fim de enfatizar seu real papel na vida dos seres humanos. No entanto, esse assunto não está sendo debatido somente entre os pesquisadores. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) também abordam e sugestionam propostas para que tanto a leitura como a escrita sejam desenvolvidas de maneira eficaz na escola. Sobre as propostas recomendadas nos PCN, analise as seguintes afirmativas:
I- Estimula o uso de bibliotecas e acervos.
II- Escutar textos lidos pelo professor inibe o aluno.
III- Encoraja a socialização das experiências adquiridas através da leitura.
IV- A sucessão de acontecimentos, a organização tipográfica e a paginação do texto são alguns dos indicadores que podem fazer inferências com relação ao conteúdo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: SEF/MEC, 2001.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	9.
	Para a realização de fato do processo de leitura, é importante que se desencadeie um conjunto de habilidades relacionadas à linguística e à psicologia com vistas à compreensão dos textos escritos, à reflexão acerca da significação do texto lido, à extração de conclusões a partir dos textos abordados, ao julgamento do conteúdo, das estratégias adotadas. Além disso, concorre para o estabelecimento do sentido textual a interação entre o leitor, o texto e o autor. O leitor, ainda, toma por base o seu conhecimento de mundo, o que coloca em ação o conhecimento de mundo, a fim de estabelecer comparações com o conteúdo textual, confrontando conteúdos, para o estabelecimento do intertexto. Disso resulta o sentido textual, o que requer colocar em ação algumas habilidades, as quais são aplicadas em diferentes etapas, as chamadas etapas de leitura. Acerca dessas etapas de leitura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Decodificação.
II- Compreensão.
III- Interpretação.
IV- Retenção.
(    ) O leitor traça um paralelo entre o texto lido e o seu dia a dia.
(    ) Etapa em que o leitor procura anotar as palavras desconhecidas.
(    ) Nesta fase, o leitor busca uma interpretação das ideias, na sequência em que ocorrem no texto.
(    ) O leitor identifica a tipologia e do que trata o texto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	I - III - IV - II.
	10.
	A leitura recebe função de destaque no ambiente escolar, pois ela marca, além de tudo, o desenvolvimento da coordenação da criança, a construção do processo de alfabetização e de escrita. Nessa atividade, é de grande valia a seleção do livro, já que este deve, no que se refere à leitura, despertar prazer, divertir. É o ato de ler com base na fruição. E o prazer de ler transita pela interação entre o texto e o leitor, o que requer, muitas vezes, a presença do professor como mediador. Às vezes, para compreender um texto, é necessário recorrer a outros conhecimentos, a conhecimentos adquiridos na escola, com a experiência de vida, com outras leituras. Uma das habilidades adquiridas e aplicadas, nesse sentido, é a intertextualidade. Acerca dessa habilidade de leitura, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ao se adaptar o texto à situação e ao público leitor, tem-se a presença da intertextualidade.
	 b)
	A dosagem das informações, ou seja, a aplicação de novas e velhas informações, no texto, caracteriza a intertextualidade.
	 c)
	A correta sequenciação das ideias, parágrafos, frases, a dependência de um item de outro item imediatamente anterior, dentro do texto, caracteriza a intertextualidade.
	 d)
	Quando a leitura de um texto depende, para o seu entendimento, da leitura de outros textos, tem-se a intertextualidade.
	11.
	(ENADE, 2011) Na tradição escolar brasileira, havia um evento denominado "dar lição", em que se pedia ao aluno que se levantasse, lesse um texto indicado e, em seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido, usando palavras próprias. Segundo as atuais teorias e metodologias de ensino da língua,
	 a)
	a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura em voz alta.
	 b)
	o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas.
	 c)
	o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.
	 d)
	a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno.
	12.
	(ENADE, 2008) "Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente. Daí por que a troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores. Tanto sabia disso Sócrates como o sabe o artista de rua: "conversando também conheço o que é que eu digo".
Fonte: Recepção e interação na leitura. In: Pensar a leitura: complexidade. Eliana Yunes (Org). Rio de Janeiro: PUCRio; São Paulo: Loyola, 2002, p. 105 (com adaptações).
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
	 a)
	A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.
	 b)
	Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
	 c)
	A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.
	 d)
	A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.
Pr
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina