Buscar

Geologia: Terremotos, Núcleo da Terra, Lua e Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A+A-A
	Acadêmico:
	Leandra Silva Paes (2769182)
	Disciplina:
	Introdução a Geologia (GED101)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650033) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	26120983
Parte superior do formulário
	1.
	Terremotos são eventos gerados pelos movimentos naturais das placas litosféricas dispostas abaixo da superfície da Terra. Esses fenômenos podem causar importantes modificações nas estruturas da crosta e afetar diretamente as sociedades. Com o processo de urbanização, os terremotos causam muitos estragos em locais densamente povoados. A intensidade de um terremoto varia conforme sua localização e área de ocorrência. Hoje, com as tecnologias estações de previsão de impacto, é possível ter um maior controle e monitoramento desse fenômeno geológico. É possível detectar através de aparelhos sismológicos atividades constantes de tremores de baixa e alta intensidade durante todo o ano. Sobre os terremotos, analise as sentenças a seguir:
I- Os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem em função da movimentação das placas tectônicas. Os movimentos mesmo que lentos, são muito significativos em função dos grandes blocos rochosos que se chocam causando vibrações no solo.
II- As ondas sísmicas provocadas pelos terremotos se propagam sobre a camada fina da litosfera, em muitos casos atinge com intensidade a superfície.
III- As regiões que estão menos propensas a sofrer impactos de terremotos, são as regiões localizada no centro das placas. A intensidade de um tremor é sentida minimamente com baixa intensidade.
IV- Uma das regiões de menor ocorrência de sismos é aquele localizado nas bordas das placas tectônicas. Nestes locais a estabilidade é maior e a ocorrência de terremotos é bem remota.
Assinale alternativa a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	 
	 
	2.
	A ciência teve grandes avanços sobre o universo; contrariamente, houve poucos avanços sobre a estrutura interna do planeta em que vivemos. Parte desse fato é explicada pela dificuldade em se obter informações precisas do interior do planeta, pois seria necessário um equipamento sofisticado para se fazer perfurações em toda a profundidade da crosta terrestre e suportar altas temperaturas. No entanto, internamente, o planeta é constituído por três camadas com características distintas, entre elas o núcleo. Sobre o núcleo do planeta, analise as sentenças a seguir:
I- O núcleo terrestre pode ser dividido em externo e interno, sendo que um deles é líquido e o outro é sólido.
II- O material que constitui tanto o núcleo externo como o interno não está estático, ele se movimenta circularmente.
III- Cientificamente, a existência do campo eletromagnético da Terra é explicada pelo movimento rotacional do núcleo, que é formado principalmente por ferro.
IV- O núcleo do planeta é formado principalmente por magnésio, visto que é a única camada do planeta que é estática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	A Lua é o único satélite natural da Terra, diferentemente de Saturno, que tem 61 satélites. A Lua mostra sempre a mesma face ao planeta, somente muda as suas fases que se alternam ao longo do seu processo de rotação. Sobre o satélite natural da Terra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ciência acredita que a Lua originou-se de um pedaço do Sol que foi desintegrado, quando um asteroide colidiu com a estrela.
(    ) O eclipse da Lua pode ocorrer durante todas as fases da Lua, enquanto que o eclipse solar ocorre somente durante a Lua cheia.
(    ) Cientificamente, a maior influência que a Lua exerce sobre a Terra é vista através das marés.
(    ) Popularmente, acredita-se que a Lua possa exercer influência sobre o crescimento do cabelo e das plantas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - F - F - V.
	4.
	A espécie humana tem interferido negativamente e alterado a frágil composição da atmosfera de nosso planeta. A emissão de gases que provocam efeito estufa é um dos danos atmosféricos de difícil reversão. Essas alterações interferem na manutenção dos ecossistemas tão importantes para o equilíbrio ecológico do planeta. Os principais danos causados pela humanidade ao meio ambiente são impactantes, resultando em desequilíbrio no planeta e ocorrência de alguns fenômenos. Sobre esses fenômenos, assinale a INCORRETA:
	
	a) Os principais impactos causados pela ocupação humana são decorrentes do desmatamento, da desertificação, da emissão de gases nocivos ao meios ambiente e da poluição atmosférica.
	
	b) Os principais eventos resultantes da ocupação humana são: deslizamentos de terras, desertificação, aumento da temperatura, chuvas intensas e irregulares e escassez de recursos naturais em algumas áreas do planeta.
	
	c) Os principais danos causados pela ocupação humana são: interferência nos ecossistemas, ocupações em áreas de florestas de preservação permanente e uso indiscriminado e excessivo dos recursos naturais.
	
	d) Os principais eventos resultante da ocupação humana, são: aumento da temperatura planetária, equilíbrio ecológico no ambiente florestal, recuperação de áreas degradadas e diminuição da incidência solar sobre a superfície do planeta nos últimos anos
	5.
	Os primeiros povos se orientavam olhando para o céu tendo como foco de observação as estrelas, a busca era tentar entender os muitos mistérios do universo. Muitos dos ensinamentos das observações dos povos antigos serviram de base para muitas teorias da atualidade. Sobre os povos antigos e seus ensinamentos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os babilônios olhavam para o céu para fazer previsões celestiais com base na observação do posicionamento das estrelas.
	
	b) O universo despertou interesse da comunidade cientifica durante a Idade Média, isto porque o avanço dos estudos científicos foi grande nesse período.
	
	c) Enquanto os babilônicos perceberam a posição das estrelas, com insistentes observações, os gregos desprezaram a ideia de que as estrelas eram estáticas e que ficavam aparentemente em um mesmo ponto.
	
	d) O conhecimento sobre astronomia teve início muito recentemente, os povos antigos observavam o céu apenas de forma contemplativa.
	6.
	Alguns minerais têm a tendência de se quebrar ou fragmentar sempre em determinadas direções, sendo reflexo de sua estrutura cristalina interna. Alguns minerais possuem essa "quebra" em uma única direção, caso da mica; já a fluorita tem quatro planos de quebra. Sobre a propriedade física desses minerais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Dureza.
	
	b) Clivagem.
	
	c) Geminação.
	
	d) Estrutura.
	
	
	7.
	A desertificação é um dos graves problemas do século XXI. Para boa parte da população mundial que vive em regiões áridas e semiáridas esse problema é sentido de perto e a cada ano torna-se maior atingindo milhões de pessoas em todo o planeta. Sobre a desertificação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A desertificação é um fenômeno natural que ocorre sem a intervenção do homem, os grandes desertos vão ampliando áreas de transição, suprimindo a vegetação e aumentando milhares de quilômetros todos os anos, principalmente na África, onde encontramos o maior deserto do mundo "o Deserto do Saara".
	
	b) O fenômeno da desertificação não se restringe a limites e convenções, atinge todos os locais onde estão os grandes desertos, por serem áreas móveis, composto por partículas facilmente carregadas pelo vento e pela enxurrada, acabam expandindo suas áreas ano a ano.
	
	c) O fenômeno da desertificação está atrelado às mudanças climáticas e ao crescimento das cidades. O avanço daurbanização e a mecanização do campo também contribuem para a desertificação e o desequilíbrio ecológico, sendo o campo o principal responsável pela desertificação no mundo.
	
	d) A desertificação é um fenômeno crescente, sua expansão depende de inúmeros fatores, perda de fertilidade do solo, destruição da vegetação, pouca distribuição de chuvas ao longo do ano, alteração da fauna e flora local, interrompendo a dinâmica natural e a intervenção humana que é significativa nesse processo.
	8.
	A mais conhecida teoria a respeito da distribuição das massas continentais é a teoria da deriva continental, defendida por Alfred Wegener e exposta em 1910. Essa teoria tenta explicar a distribuição dos continentes. Tem como principal base a semelhança entre a costa leste da América do Sul e a costa oeste da África. Sobre este tema, assinale alternativa INCORRETA:
	
	a) Segundo a teoria de Wegener, existia uma única massa chamada Pangeia, que se dividiu-se em duas partes e, posteriormente, em várias outras partes.
	
	b) As placas tectônicas dinamizam a forma do relevo. A teoria de Wegener confirma essa dinâmica, e a separação dos continentes é uma clara constatação dessa movimentação.
	
	c) No início, existia um gigantesco continente chamado Atlântida, que afundou e, posteriormente, emergiu dividido em várias partes.
	
	d) Os continentes foram sendo divididos gradualmente em função dos movimentos divergentes das placas tectônicas. Ao se afastarem, provocaram a separação das massas superficiais até então unidas, formando os continentes.
	9.
	A escala do tempo geológico é dividida em uma linha do tempo composta por éons, eras, períodos, épocas e idades. A Era Hadaico inicia a escala geológica com a formação do planeta Terra, e o Cenozoico representa a era mais recente. De acordo com o que surgiu em cada era geológica, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Cenozoica.
II- Mesozoica.
III- Paleozoica.
IV- Arqueana.
(    ) Formação do carvão mineral.
(    ) Surgimento do homem.
(    ) Surgimento dos dinossauros.
(    ) Formação das massas continentais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - IV - III.
	
	b) III - I - II - IV.
	
	c) IV - II - III - I.
	
	d) II - III - IV - I.
	
	
	10.
	A terra apresenta, em sua camada externa, diferentes tipos de solos. Cada um formado por diferentes composições. Os elementos que constituem os solos são influenciados pela formação geológica e idade dos substratos presentes. O que é comum nos diferentes tipos de solo é a presença dos minerais. Esses são os elementos fundamentais para a fertilidade do solo. Sobre a formação dos solos, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) O solo tem sua formação a partir da decomposição das rochas. A vida vegetal depende da fertilidade do solo e muito das condições climáticas para se desenvolver.
	
	b) A fertilidade do solo está associada também à localização geográfica, assim como os demais fatores. Todos os elementos contribuem para a formação e fertilidade do solo.
	
	c) O solo é a camada que envolve a parte superficial da crosta terrestre. É formado por materiais e minerais abundantes em toda parte interna da Terra. Todo tipo de solo recebe influência direta do tectonismo, principal agente externo que atua na formação dos diferentes tipos de solo.
	
	d) O clima é um fator determinante na formação do solo. Em regiões de climas desérticos, os solos são áridos e secos e há pouca presença de húmus (solo fértil). Boa parte dos desertos são desprotegidos de cobertura vegetal.
	11.
	(ENADE, 2014) A atual proposta de identificação das macrounidades do relevo brasileiro, elaborada por Jurandir Ross, é composta por 28 unidades que, divididas por critérios geomorfológicos, apresentam três tipos que refletem suas gêneses: os planaltos, as depressões e as planícies. Planaltos e serras do atlântico leste e sudeste, dentro da unidade geomorfológica de planaltos, compõem a mais expressiva unidade de relevo em cinturões orogenéticos. Considerando a distribuição geográfica das unidades de relevo segundo a visão de Ross, o domínio morfoclimático, que concentra a maior parte de sua área de ocorrência dentro da unidade dos planaltos e serras do atlântico leste e sudeste, é o domínio de:
FONTE: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora USP, 2009.
	
	a) Cerrado.
	
	b) Caatinga.
	
	c) Mares de morros.
	
	d) Araucárias.
Parte inferior do formulário

Continue navegando