Buscar

Estácio - Av2 - Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estácio - Av2 - Biofísica
Natasha Brites - 2°
1 - Os anestésicos locais são fármacos que bloqueiam de forma reversível a condução do impulso nervoso em neurônios sensoriais envolvidos com sensação de dor quando estimulados, denominado nociceptores. Seu mecanismo de ação se baseia ao bloqueio dos canais de sódio. Explique por que este bloqueio impede a geração do potencial de ação?
R: Os anestésicos locais são fármacos que bloqueiam de forma reversível a condução do impulso nervoso, entre eles, aqueles envolvidos com estímulos nociceptivos. Seu mecanismo de ação se baseia ao bloqueio dos canais de sódio, impedindo a despolarização neuronal, o que mantém a célula em estado de repouso. A anestesia periférica atua paralisando as terminações sensitivas periféricas ou interrompendo a transmissão da sensibilidade à dor entre terminações (nociceptores) e o encéfalo.
2 - Diferencie os termos febre e termogênese?
- Febre: elevação da temperatura corporal acima da faixa de normalidade (37,5°C-axilar/ 37,8°C-oral/ 38°C-retal) associada a um aumento no ponto de ajuste hipotalâmico (o que a diferencia de uma hipertermia, que não provoca alteração no centro hipotalâmico). A febre não é uma doença, é um mecanismo de resposta do organismo a alguma anomalia.
- Termogênese é a capacidade que o nosso organismo tem de regular a temperatura interna, de acordo com as condições do ambiente externo, por meio da queima de energia.
3 - As afirmativas abaixo referem-se ao sistema circulatório:
I- Débito cardíaco é o volume de sangue ejetado a cada contração do ventrículo e pode aumentar com o ganho de condicionamento físico.
II- A pressão arterial é pulsátil, sendo o valor máximo referente a força que o sangue exerce contra a parede das artérias e o valor mínimo a força contra a parede das veias.
III- Estenose é uma dilatação de um vaso sanguíneo causada por uma fragilidade da sua parede, que perde sua elasticidade e torna-se mais frágil.
IV- Trombose é a formação de um trombo no interior do coração ou de um vaso sanguíneo num indivíduo vivo.
R: II e III estão incorretas.
- Pressão mínima→ força que o sangue promove dentro das artérias durante a diástole ventricular. Seu valor para uma pessoa saudável adulta é da ordem de 80mmHg.
- Pressão máxima → força que o sangue exerce dentro das artérias durante a sístole ventricular. Normalmente compreende valor da ordem de 120mmHg.
- Estenose é um estreitamento anormal de um vaso sanguíneo, outro órgão ou estrutura tubular do corpo.
4 - Explique por que diferentes tipos de radiação ionizante requerem material diferente para blindagem? diferencie as formas de blindagem para evitar ou minimizar a exposição às radiações beta, radiação gama e raio x?
- Partículas beta - emissão de 1 eletron ou pósitrons. Capaz de penetrar alguns milímetros na pele. Na blindagem beta usa materiais de número atômico baixo. ex acrílico, plásticos, madeira ou até mesmo água.
- Radiaçao gama - ondas eletromagnéticas emitidas por núcleos instáveis de átomos radioativos. Elevado poder de penetração e sua blindagem exige material como chumbo, aço e concreto.
- Raio X - ondas eletromagnéticas produzidas a partir da aceleração de elétrons, contra uma placa de chumbo, que ao colidirem perdem sua energia. Sua absorção é proporcional a densidade do material. 
5- A radiação infravermelha é classificada como ionizante ou não ionizante? Justifique sua resposta e identifique os efeitos fisiológicos desta radiação, quando aplicada em uma paciente?
R: Não ionizante, o infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que apresenta frequência menor que a da luz vermelha e, por isso, não está dentro do espectro eletromagnético visível. 
As fotografias térmicas são utilizadas para diagnosticar, por exemplo, a aterosclerose, o bloqueio dos vasos sanguíneos. Isso é possível porque a região mal irrigada apresenta menor temperatura, emitindo, portanto, menos radiação infravermelha que as regiões irrigadas normalmente.
Tem efeito analgésico e de relaxamento muscular.

Continue navegando