Buscar

Det acidez total em vinhos - Objetivo, Resumo, Introdução e Conclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Objetivos:
• determinar a porcentagem de acidez total volátil em vinhos;
• entender o processo de titulação de ácido fraco;
• determinar a acidez volátil em vinhos.
Resumo:
O vinho é obtido pela fermentação alcoólica do mosto simples da uva, fresca e madura. Um dos critérios de qualidade dos vinhos é a determinação da acidez. O objetivo foi determinar a acidez em amostras de vinhos por volumetria ácido-base utilizando-se solução titulante de NaOH e fenolftaleína como indicador.
Introdução:
O vinho contém ainda ácidos orgânicos em duas vertentes: os provenientes da fruta em cultivo, como o ácido málico, tartárico, cítrico, oxálico, acórbico, galacturônico. Há também os ácidos formados na fermentação da fruta, o sucínico, o lático e o acético, o pirúvico, o ceto-glutárico e o ácido fórmico.
A titulação é uma técnica de laboratório comum em análise química quantitativa, utilizada na determinação da concentração de uma dada substância. O método consiste em fazer reagir um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de concentração conhecida (solução padrão). Nesta experiência foi utilizada a titulação ácido-base, que se baseia na utilização de uma solução conhecida (titulante) para se descobrira concentração da solução em estudo (titulado).
O ponto exato onde reação completa é denominado ponto de equivalência ou ponto final. O ponto final da titulação é o ponto onde ocorre o término da titulação, que é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador.
Conclusão:
Os vinhos são produzidos a partir das uvas e estas contêm quantidades significativas de ácidos orgânicos. Os vinhos brancos de mesa têm um valor titulável entre 0,6 e 0,9%, que é o mesmo para padrões comerciais. Foram encontradas concentrações de ácido tartárico que estão abaixo dessa faixa de tolerância, o que implica que as amostras tituladas não estão de acordo com o padrão exigido. A concentração do ácido tartárico regride desde a maturação da uva até o envelhecimento do vinho. Existem vários tipos de titulação, entre elas destacam-se a titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e titulação de complexação. A titulação utilizada foi a ácido-base.

Continue navegando