Buscar

AV2 IED CG

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá – Campus Campo Grande
	Preenchido pelo Aluno
	Nome:
	Matrícula
	Assinatura
	Data
26/11/2020
	Preenchido pelo Professor
	Disciplina
Introdução ao Estudo do Direito
	Curso
Direito
	Período
2020.2
	Professor(a)
Ana Paula Pimenta
	Nota
	Nota por extenso
	Visto Professor (a)
	Nota revista
	Nota por extenso
	Visto Professor (a)
	 AV1 ( ) AV2 (X) AV3 ( ) 
INSTRUÇÕES – ATENÇÃO - IMPORTANTE
PROVA REALIZADA NO HORÁRIO DA AULA – TRABALHOS – TEAMS. Caso ocorra alguma eventualidade, favor justificar e enviar nas próximas 24h.
A AV2 é composta por uma prova com valor de até 8,0 (oito) pontos e até 2,0 (dois) ponto a ser atribuído à qualidade da resposta apresentada pelo aluno a situação problema constante na análise do caso ou trabalho, conforme já apresentado pelo seu professor, perfazendo o total de até 10,0 (dez) pontos na referida avaliação. Valor das questões da AV2 (1,0 pt cada).
BOA PROVA E NÃO ESUQUEÇA DA AULA DE VISTA DA PROVA.
1) A Constituição é considerada como um conjunto normativo formado por regras e por princípios jurídicos. As regras têm a sua normatividade aferida de imediato, pelo enquadramento do caso concreto na hipótese prevista no comando jurídico. Há, contudo, comandos constitucionais que são a expressão de princípios por meio de dispositivos da Carta Constitucional. Nestes casos, tais normas-princípios terão a substancialidade de sua incidência normativa dada a partir da prática do direito, principalmente dos tribunais. Sobre nossa Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a afirmativa incorreta: 
(A) O Poder Constituinte é aquele poder de fato, oriundo de circunstâncias históricas determinadas, normalmente de uma revolução, que se apresenta ilimitado, não havendo qualquer direito pretérito a ele oponível, e que servirá de base para a elaboração da Constituição, que representa o primeiro documento formal do ordenamento jurídico.
(B) As normas de um ordenamento não estão todas em um mesmo plano. Há normas superiores e inferiores. As normas inferiores dependem das superiores. 
(C) Não há hierarquia entre as normas do nosso Ordenamento Jurídico.
(D) Todo ordenamento possui uma Norma Fundamental que dá unidade a todas as outras normas; isto é, faz de normas esparsas um todo unitário, que se pode chamar de ordenamento jurídico.
. 
2) A total obediência das leis aos dispositivos e princípios contidos na Constituição Federal, chama-se:
(A) Inconstitucionalidade.
(B) Inconstitucional.
(C) Constitucionalidade.
(D) Desobediência das leis.
3) O magistrado se encontra em situação de decisão de uma causa, mas as normas de direito positivo que lhe parecem aplicáveis à matéria se mostram obscuras. Como deve proceder o magistrado nesse caso?
(A) Utilizar a analogia.
(B) Proceder segundo os bons costumes e a equidade.
(C) Decidir de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.
(D) Utilizar a fonte formal como única fonte de interpretação do Direito
4) Em relação à norma no tempo, julgue as assertivas e assinale a alternativa correta: 
(A) Não se pode, de forma alguma, alterar o prazo da vacatio no Brasil, sendo um prazo absoluto e imutável. 
(B) A vacatio legis corresponde ao período entre a data da publicação de uma lei e o início de sua vigência.
(C) A lei sempre começa a vigorar em todo o País 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente publicada. 
(D) No Brasil não existe vacatio legis. 
5) Integração de norma jurídica nada mais é do a utilização de uma das ferramentas de correção do sistema previstas no art. 4º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (analogia, costumes ou princípios gerais do direito).
I – Jurisprudência, em sentido amplo é a coletânea de decisões proferidas pelos juízes ou tribunais sobre uma determinada matéria jurídica. 
II – Súmulas é a "união" de várias decisões de um mesmo Tribunal, com idêntica interpretação sobre o mesmo tema.
III - No ordenamento jurídico brasileiro, uma súmula vinculante é um enunciado elaborado pelos ministros do STF que dispõe sobre a orientação normativa da corte suprema em relação a determinado assunto, efetivamente obrigando que os demais órgãos integrantes do Poder Judiciário e da administração pública sigam o mesmo.
IV – Costume são aqueles que decorrem dos próprios fundamentos do ordenamento positivo.
Estão corretas as afirmativas:
(A) I e II. 
(B) II, III e IV.
(C) II e III. 
(D) I, II e III.
6) A Lei 8.069, de 13 de Julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências:
Art. 266. Esta Lei entra em vigor noventa dias após sua publicação.
Parágrafo único. Durante o período de vacância deverão ser promovidas atividades e campanhas de divulgação e esclarecimentos acerca do disposto nesta Lei.
Art. 267. Revogam-se as Leis n.º 4.513, de 1964 , e 6.697, de 10 de outubro de 1979 (Código de Menores), e as demais disposições em contrário.
Assim, marque a alternativa incorreta sobre a REVOGAÇÃO.
(A) A revogação de uma lei pode se dar de forma expressa ou de maneira tácita, de acordo com o art. 2º, § 1º da LINDB.
(B) a lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior. 
(C) a lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela compatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior. 
 (D) Ab-rogação (revogação totaç) e derrogação (revogação parcial) são tipos de revogação.
7) Veja a reportagem abaixo, retirada do https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/11/20/homem-negro-e-espancado-ate-a-morte-em-supermercado-do-grupo-carrefour-em-porto-alegre.ghtml - Homem negro é espancado até a morte em supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre - Dois homens brancos, incluindo um PM, foram presos por agredir e matar João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos. Em nota, Carrefour chamou ato de criminoso e anunciou o rompimento do contrato com empresa que 'responde pelos seguranças que cometeram a agressão'.
Identifique no caso acima se há uma relação social ou jurídica. Após, identifique os sujeitos da relação e se estamos diante de um ato lícito ou ilícito. Fundamente sua resposta (1,0 pt).
. 
8) MACHADO assim conceitua a fonte do direito: “A fonte de uma coisa é o lugar de onde surge essa coisa. O lugar de onde ela nasce. Assim, a fonte do Direito é aquilo que o produz, é algo de onde nasce o Direito. Para que se possa dizer o que é fonte do Direito é necessário que se saiba de qual direito. Se cogitarmos do direito natural, devemos admitir que sua fonte é a natureza humana. Aliás, vale dizer, é a fonte primeira do Direito sob vários aspectos.1 Conforme o exposto acima, fonte constitui o lugar de onde surge o direito, ou seja, sempre que se tratar de fonte do direito deve-se entender o seu ponto de partida, o seu início. Se num determinado povo, por exemplo, as pessoas costumam fazer algo que venha a culminar numa lei, a sua fonte é entendida como o costume daquele determinado povo, pois o diferencia dos outros povos e, sem esse costume, essa lei não surgiria.”
(https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5763/As-fontes-do-direito-e-a-sua-aplicabilidade-na-ausencia-de-norma )
O que são fontes do Direito, como elas se dividem e sua importância para a construção do nosso Ordenamento Jurídico. (1,0 pt)
	
Lembre-se que VOCÊ É CAPAZ!
Prof. Ana Paula Pimenta
Novembro/2020.
3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas