A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
24 pág.
Projeto de Ensino UNOPAR - Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

Pré-visualização | Página 2 de 5

diferente das que vive com seus pais. Ao interagir com outros adultos e dividir o mesmo espaço e brinquedos com outras crianças, experimenta situações antes desconhecidas (HUNGARO, 2019, p.10)
	Contudo, compreende-se que os jogos e brincadeiras devem ser inseridas no ambiente escolar, em busca de equilibrar o objetivo de aprendizagem e propor diversão para as crianças. Isto é, compreende-se que o professor deve relacionar os conteúdos programáticos que a criança deve aprender com as brincadeiras, no sentido de possibilitar dinâmica na sala de aula e mobilizar o interesse dos alunos para cumprir os objetivos que a proposta educacional almeja. Para isso, é preciso de preparação, formação e de professores capacitados que utilize os instrumentos de maneira correta, onde buscará novos conhecimentos, para serem aplicados na sala de aula de maneira divertida, participativa e de cunha desafiadora para contribuir para o processo de formação da criança. 
	No entanto, de acordo com Sacramento (2019), os jogos e brincadeiras favorece o ensino de conteúdos de maneira significativa, sendo considerado um recurso pedagógico essencial para a motivação e entusiasmo das crianças. Pois, compreende-se que a brincadeira é fonte de lazer que fazem parte do cotidiano dos indivíduos, e, ao mesmo tempo deve ser considerado como uma ferramenta que estimula a aprendizagem. Considerando a modalidade da Educação Infantil como fase inicial da vida das crianças, é preciso buscar mobilizar na sala de aula sua curiosidade e aprendizado por meio da brincadeira. Assim, constrói sua identidade e aprendizagem. 
	
19
PARTICIPANTES
	Os participantes serão alunos do Maternal II, da idade de 2 a 3 anos, onde será constituído atividades de jogos e brincadeiras onde promove o seu desenvolvimento integral. Além disso, também serão participantes professores da rede infantil, onde irá contribuir com suas ideias e proposta de jogos e brincadeiras, com finalidade de concretizar os objetivos que o planejamento pedagógico almeja. Diante disso, é imprescindível a relação entre alunos e professores para o processo educativo. Entende-se que o professor é responsável em harmonizar e administração essa relação para que a criança se sinta segura e confiante em meio de aprendizado mediado. 
OBJETIVOS
Objetivo Geral: 
Apresentar os jogos e brincadeiras como recurso pedagógico fundamental para os alunos da Educação Infantil
Objetivos Específicos:
· Contextualizar e conceituar o jogo e brincadeira;
· Refletir e compreender a importância do jogo e brincadeira na modalidade da Educação Infantil
· Indicar como o professor de Educação Infantil pode propor atividades com o recurso pedagógico de jogos e brincadeiras para concretizar o seu desenvolvimento e aprendizagem
PROBLEMATIZAÇÃO
No primeiro momento, percebe-se nos estudos e literatura que destaca sobre os jogos e brincadeiras na Educação Infantil, que tal recurso não é utilizado de maneira adequada no meio escolar. Falta recursos nas escolares para os professores trabalharem de maneira diferente, materiais que auxiliariam em sua prática pedagógica que podem possibilitar a dinâmica na sala de aula para desenvolver diversas brincadeiras. Pois, o professor precisa buscar recursos próprios e se virar para possibilitar as aulas diferentes aos alunos. 
É preciso que as crianças brinquem, pois, faz parte de sua cultura de diversas maneira, com significados semelhantes. Quando a criança nasce, ela já se expressa e demonstra. Porém, essas atitudes muitas vezes passam despercebido, muitos não observam e não levam a sério pequenas atitudes das crianças. De acordo com a literatura, a criança precisa de espaço para se sentir vontade de brincar. No entanto, Caroline (2019), problematiza que na instituição escolar, muitas vezes o tempo de brincar é limitado, curto e rápido. Os professores aplicam em suas rotinas tarefas, sem dar importância para a criança sentir o prazer e obter o acesso de seu mundo de maneira adequada. 
Os professores precisariam tirar um tempo e deixar a criança ser livre em um ambiente acolhedor para que ela tenha a liberdade de ter seu próprio pensamento, seu modo de enxergar, pois não é limitando, dizendo não a ela e interferindo em suas brincadeiras e jogos que ela irá aprender e se desenvolver (CAROLINE, 2019, p.17)
	
	Entretanto, é necessário organizar o tempo, espaço para que as crianças tenham a liberdade para brincar, e, também que os professores conscientizem sobre a importância de jogos e brincadeiras para as crianças. Pois, de acordo com a autora nesse momento a criança vai além da sua imaginação, cria suas fantasias, inspira em personagem favorito, e também socializa com outras crianças. Desse modo, os professores não estão proporcionando esse momento, não deixam escolher o que quere, com práticas tradicionais de ensino, onde o professor é detentor do saber, aquele que manda e sabe o que é melhor para criança, sem olhar para suas necessidades. 
	Nesse sentido, de acordo com Morais e Araujo (2018), os professores utilizam os jogos e brincadeiras apenas para ocupar o tempo e distrair os alunos. Nas pesquisas desses autores, destaca que as brincadeiras estão sem objetivos e propósitos. É crucial que o professor repense sua prática para utilizar esse recurso levando em consideração sua importância e sua funcionalidade de maneira efetiva.
	De acordo Hungaro (2019), há erros na aplicação de jogos e brincadeiras na sala de aula, tais como brincadeiras antigas que não possibilita os interesses dos alunos como a tecnologia, desenho atuais e cultura do país. Pois de acordo com a autora as instituições não estão inovando em sua prática, aplicando atividades iguais com finalidade de coordenação motora, com treinamento e conceitos pré-estabelecidos. Desse modo, é preciso utilizar uma técnica eficiente e atividades capazes de mobilizar o interesse no aluno, promovendo seu entusiasmo.
	Nesse sentido, hoje com a modificação da sociedade e avanço da tecnologia, percebe-se que os usos dos recursos tecnológicos estão em alta, pois é preciso utilizar o lúdico para trabalhar o lado criativo do aluno sem que perca o intuito de promover seu desenvolvimento e aprendizagem. Dessa maneira, é preciso trabalhar com jogos e brincadeiras com intencionalidade, desenvolver no aluno consciência crítica e respeito, promover atividades de maneira que ele entenda e quais os objetivos, desenvolvendo seu raciocínio logico, criatividade, criticidade, autonomia, cooperação e interação entre os seres. 
	
REFERENCIAL TEÓRICO
	Historicamente o jogo e a brincadeira existiam, e, as pessoas realizavam tais atos de brincadeiras como distração e diversão com amigos, vizinhos e família. O que não existia era conceitos teóricos e conscientização que essa “brincadeira” ou “jogo” são elementos muitos valiosos no desenvolvimento da criança. Conforme Caroline (2019), expandiu-se estudos que enfatizam que a brincadeira e o jogo auxiliam no processo de aprendizagem do indivíduo, fortalecendo de geração e geração, diferentes sociedades, cultura e linguagem. Desse modo, comprova-se que seu papel é imprescindível para a criança, mesmo sozinha ou em grupo, a criança desenvolve por meio da exploração, imaginação, de maneira prazerosa e divertida. 
	Desde pequena a criança conhece o jogo e a brincadeira e surge a descoberta da linguagem, onde caracteriza seu mundo e faz de conta, desenvolvimento sua cognição social e psicológica. São benefícios positivos na utilização de jogos e brincadeiras como método de aprendizagem, sendo eles relevantes, ampliando a socialização dos alunos e promovendo um ambiente harmônico e de amizade.
[...] através dos jogos a se conhecer desde pequena, primeiramente sendo realizada pelo prazer, logo após surge a descoberta de sua linguagem na qual fica caracterizada o seu mundo do faz de conta, desenvolvendo assim, toda sua criatividade e interação social. A brincadeira também é essencial para que a criança possa descobrir sua própria identidade, quando a criança nasce ela já percebe através de um

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.