Buscar

AVA 2 UNIJORGE-GESTÃO FINACEIRA

Prévia do material em texto

Centro Universitário Jorge Amado
 Graduação em Administração
	
 
Feira de Santana
2020
	
 Centro Universitário Jorge Amado
 Graduação em Administração
Entrega da Avaliação – Gestão Financeira
.
 Feira de Santana
		2020
Estudo de Caso: projetos (azul e vermelho)
Quais ensinamentos poderíamos obter da leitura gráfica que se apresenta?
Visualizado o gráfico, vemos que ambas as Taxas Internas de Retorno, apresentam-se maior que a Taxa Mínima de Atratividade. Sendo assim, ambos os projetos apresentam-se viáveis. Fazendo a leitura do gráfico, pode-se perceber que, o percentual de 13% refere-se à taxa mínima de atratividade. Já o percentual de 20%, refere-se à taxa interna de retorno do projeto Azul, e, 18,5%, taxa de retorno do projeto Vermelho.
Qual é o melhor projeto? Por quê?
Ambos os projetos apresentam satisfatoriedada. O que pode variar é a escolha por um ponto em questão; se por ventura o investidor tiver por interesse o maior valor da Taxa Interna de Retorno, o Projeto Azul poderá ser escolhido, já que, as taxas indicadas são a partir de 13% até 20%. Por sua vez (caso o investidor opte por taxas baixas), o Projeto Vermelho, apresenta um diferencial por possuir indicadores abaixo de 13%. Tendo o Valor Presente Líquido como condicionador analítico, os dois projetos apresentariam resultado proporcional a 13%. Sendo assim, tanto um quanto o outro, satisfaria o interessado.
Devo escolher o melhor projeto pela maior TIR? Por quê?
Analisado os dados, vemos que, para que o Projeto Vermelho torne-se impraticável, ele precisaria dispor de um valor menor na sua Taxa de Desconto, visto que, sua Taxa Interna de Retorno apresenta-se menor. Ainda assim, não é recomendável a escolha do melhor projeto pela maior TIR, pois sabe-se que, para que ele apresente viabilidade, a Taxa Interna de Retorno necessitará ser maior ou igual a Taxa Mínima de Atratividade. Além disso, o Projeto Azul apresentaria inviabilidade caso sua TMA se apresentasse superior a 20%. Desse modo, a Taxa Interna de Retorno é vista como o projeto mais indicado, já que seria necessário conceder algumas condições, tais como: sua liquidez, os riscos, custos de ocasião... 
A aplicação em um projeto que tenha uma Taxa Interna de Retorno menor, e que proporcione condições de riscos menores, é a opção mais indicada.
Para uma taxa de desconto de 16%, qual o melhor projeto?
Analisando as condições de ambos os projetos, tem-se que o Projeto Azul apresenta melhores condições, visto que o VPL ficará maior em relação à referida taxa.

Continue navegando