Buscar

Prévia do material em texto

De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
Resposta: 
É interessante pensar que promover uma aproximação entre a escola, bem como seus educadores, psicopedagogos, e os familiares dos alunos, com o objetivo de conhecer a estrutura familiar e onde aquele individuo está inserido, como é o relacionamento intrafamiliar, qual a realidade de vida ele tem, faz-se necessário para que as famílias possam trazer os diferentes contextos sociais e partir disso, a escola possa levar em conta um aprendizado que contemple não só os conteúdos programáticos, como também saberes que envolvem uma pedagogia.
O modelo de estrutura familiar reflete muito no comportamento de seus alunos/estudantes na escola, no entanto, esse papel não pode ser atribuído apenas as escolas. Pais, responsáveis e outras instituições precisam estar envolvidas, comprometidas e dispostas a mudar esse senário. 
Outras instituições, de forma muito simples, podem contribuir para o enfrentamento da desigualdade social criando palestras e eventos com temas sobre segurança, cidadania, planejamento financeiro, cursos profissionalizantes, esclarecimento sobre programas como menor e jovem aprendiz e a importância da qualificação profissional que é oferecida por grandes empresas e que cobra altamente de seus colaboradores estudo e conhecimento, além de oferecer oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver habilidades para entrar no mundo corporativo.
Outro ponto importante é o ensino oferecido pelas instituições e a limitação e muita das vezes exclusão de matérias importantes que deveriam ser aplicadas durante o ensino médio. Vale ressaltar que, privando o aluno do conhecimento básico que deveria ser oferecido pelas escolas, força o aluno e até seus familiares a procurar instituições privadas que forneça um ensino que desde a gênesis deveria tê-lo sido ofertado. 
Cabe também ao estado intervir nas desigualdades sociais de seu povo, buscando minimiza-las ao máximo para que todos tenham as mesmas chances na medida do possível, dessa maneira seria necessário ao estado prover educação pública de qualidade a todos, nivelando assim as chances de todos terem acesso a uma faculdade, prover saúde e segurança de modo que todos pudessem viver de forma digna. O estado é soberano em suas decisões de modo que nenhuma organização internacional pode intervir nessa soberania.

Mais conteúdos dessa disciplina