Buscar

carreira e liderança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Os problemas complexos do cotidiano exigem uma liderança flexível e com visão sistêmica para que as soluções encontradas possam reduzir o impacto negativo para a sociedade e economia, com menor perda de tempo e de dinheiro, por um lado. No aspecto positivo, a liderança deve antecipar consequências de toda e qualquer decisão tomada.
Sobre essas questões relativas à liderança na contemporaneidade, assinale a opção correta.
A)
A solução dos problemas complexos, portanto, passará obrigatoriamente pelo uso  do pensamento sistêmico, o qual deverá estar contido na formação da liderança.
B)
O excesso de informação é um problema recorrente da sociedade atual e complica a tomada de decisão, bem como a solução de problemas. As lideranças precisam restringir o acesso de informações àqueles que de fato estão envolvidos no problema em questão.
C)
A solução dos problemas complexos passa pelo entendimento de que a sociedade da informação organiza-se em torno da aplicação dos conhecimentos de seus membros, e os lideres devem delegar o conhecimento aos seus subordinados. A ele cabe a definição da estratégia de solução dos problemas.
D)
A mudança de valores pessoais passa necessariamente por um novo paradigma, por uma nova forma de agir dos lideres organizacionais. São eles que, exclusivamente, respondem pela cultura em transformação, típica das organizações da atualidade.
E)
Os líderes organizacionais passaram a desempenhar papel cada vez mais expressivo nas empresas, aumentando também os riscos de se tornarem fontes de conflitos disfuncionais no ambiente em que operam.
Questão 2
Maximiano (2010) evidencia que a organização se apresenta como um sistema de recursos vivo e dinâmico, com objetivos claros, processos de transformação e divisão de trabalho estruturados em busca de resultados para o negócio.Viver e conviver nesse ambiente produtivo e competitivo requer das organizações e das pessoas desafios permanentes.
Um dos principais e determinantes desafios para que os objetivos sejam alcançados e os resultados se apresentem como positivos está relacionado com a compatibilidade necessária com o(a)___________________.
Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna.
A)
Indefinição clara das necessidades organizacionais e dos interesses individuais.
B)
Foco nas necessidades organizacionais, apenas.
C)
Alinhamento das necessidades organizacionais com os interesses individuais.
D)
Foco nos objetivos individuais de longo prazo.
E)
Assimetria entre as necessidades individuais e os interesses organizacionais.
Questão 3
O papel da liderança no século XXI é levar as pessoas ao alcance dos objetivos e ao desenvolvimento de seu melhor desempenho. Assim sendo, as empresas têm como ponto de partida para definir a configuração organizacional a estratégia da empresa e a formação de líderes capazes de enfrentar os desafios da estratégia traçada.
Considerando o papel do líder nas empresas do terceiro milênio, analise as assertivas abaixo.
I. O líder, para alcançar os objetivos, deve ser integrador e transformador, com foco nos desafios de sua equipe.
II. O traço de personalidade mais relevante do líder é a sua natureza de controle.
III. O líder deve apostar nas relações de competição e não cooperação. Este é o melhor meio para se alcançar um alto desempenho.
IV.  É preciso que a liderança valorize a necessidade de reduzir custos e aumentar os benefícios, recompensando o esforço coletivo e individual.
V. O líder não deve se ocupar dos movimentos do mercado, mas sim dos propósitos produtivos da organização.
Com base na análise das afirmações acima, é correto apenas o que se afirma em:
A)
I, III e IV.
B)
I, II e III.
C)
I e IV.
D)
II e VI.
E)
I, II e V.
Questão 4
As redes sociais são um conjunto estruturado de pessoas e/ou organizações que se conectam por meio de um ou mais tipos de relações. Para que elas possam existir, é necessário que as pessoas estejam conectadas e ligadas entre si. 
Diante disso, assinale a opção que indica como as redes sociais podem ajudar na carreira de uma pessoa.
A)
Elas são ferramentas que ajudam a alavancar uma carreira, em menor ou maior intensidade.
B)
São uma ferramenta que possibilita a troca de matérias evidenciando um ranking: quem mais colabora.
C)
Elas são um meio da pessoa ficar conhecida por aqueles que participam.
D)
São um meio da pessoa mostrar seu conhecimento técnico através de grupos organizados por assuntos.
E)
São um meio da pessoa expressar suas alegrias e frustrações em relação a ações de e-commerce.
Questão 5
Segundo Morgan (2002), as organizações são complexas e têm muitas facetas. Os administradores precisam desenvolver a habilidade de identificar e usar diferentes abordagens à administração da organização. Na visão do autor, os administradores precisam aprender a "ler" as organizações de diferentes perspectivas e a desenvolver estratégias de ações consistentes com as visões que obtêm. Algumas perspectivas e visões são complementares. Algumas são contraditórias. Morgan propõe, então, uma metodologia de análise das organizações mediante o uso de metáforas. Diferentes metáforas conseguem destacar diferentes aspectos da organização e assim oferecer uma compreensão maior sobre sua estrutura e forma de funcionamento.
Considerando as metáforas organizacionais propostas por Morgan em seu livro “As imagens da Organização”, analise as afirmativas abaixo.
I- Morgan propôs a análise das organizações através das metáforas, a saber: as organizações vistas como máquinas; organizações vistas como organismo; organizações vistas como cérebro; organizações vistas como culturas; organizações vistas como prisões psíquicas; organizações vistas como sistemas políticos; organizações vistas como fluxo e transformação; organizações vistas como instrumentos de dominação.
II- A metáfora da dominação como uma estrutura básica para a análise organizacional, a crítica desta recai sobre o impacto que as empresas com esse modelo causam no ambiente, na força de trabalho e no meio ambiente.
III- A metáfora das organizações como máquina ressalta que, embora os administradores tenham reconhecido a importância de se desenvolverem bons sistemas de comunicação para a transmissão de informações, a ideia de utilizar a máquina como metáfora cria novas possibilidades de entender a complexidade do ambiente organizacional do terceiro milênio.
IV- Na metáfora do organismo, o autor descreve a estrutura organizacional baseando-se na biologia e no inter-relacionamento das estruturas que o compõe, onde suas partes podem ser vistas como tendo diferentes conjuntos de “necessidades”.
V- A metáfora do fluxo e transformação auxilia na compreensão de que uma organização pode ser vista como um sistema cognitivo, corporificando tanto uma estrutura de pensamento, como um padrão de ações pautadas pela complexidade da razão.
Está correto apenas o que se afirma em:
A)
I, II e III.
B)
I, II e V.
C)
I, II e IV.
D)
I, III e IV.
E)
II e VI.
Questão 6
Platô de Carreira é uma situação em que, por razões pessoais ou organizacionais, a probabilidade de ascender na carreira profissional é baixa. Um platô estrutural marca o fim das promoções; um platô de conteúdo ocorre quando a pessoa aprendeu muito bem a desempenhar um cargo e está desinteressada pelas atividades diárias.
Assinale a opção que apresenta uma estratégia que as empresas podem utilizar para ajudar os indivíduos que chegaram a algum tipo de platô.
A)
As empresas podem ajudar os indivíduos a lidar com platôs fornecendo um pacote demissional e orientação para o mercado de trabalho.
B)
As empresas podem ajudar os indivíduos a lidar com platôs incentivando a criatividade ao lidar com as atividades rotineiras.
C)
As empresas podem ajudar os indivíduos a lidar com platôs fornecendo oportunidades para o crescimento vertical de apenas um único nível, deixando clara a falta de outras perspectivas futuras.
D)
As empresas podem ajudar os indivíduos a lidar com platôs fornecendo oportunidades para o crescimento lateral em situações em que não há oportunidades
para o progresso de carreira.
E)
As empresas podem ajudar os indivíduos a lidar com platôs fornecendo oportunidades para investir numa carreira como empreendedor, fora dos limites da organização.
Questão 7
A progressão na carreira profissional requer a capacitação constante e o exercício de competências que favoreçam a conquista dos objetivos do colaborador e da empresa em que atua. Além disso, ao exercer funções de liderança, o indivíduo começa a perceber que lidar com os interesses da organização e com a satisfação dos colaboradores é uma tarefa árdua e que exige um permanente cuidado, pois a gestão de equipes deve ser aplicada em conjunto com a inteligência emocional. Nesse sentido, verifica-se que:
I. A atuação profissional em funções com atividades meramente manuais pode ser considerada, por algumas pessoas, como tendo um status de menor valor social.
II. Um gestor de equipes deve considerar apenas os aspectos técnicos nas suas escolhas e decisões, visando alcançar resultados positivos e, consequentemente, o lucro.
III.  A tarefa de administrar é precisa e certa, ainda que desafiadora, pois lida com poucas mudanças, inovações, transformações rápidas e situações ambíguas, tendo uma rotina facilmente definida.
IV. A autonomia concedida ao empregado para a tomada de decisões, acompanhada das respectivas responsabilidades do cargo que ocupa, é considerada como uma moderna prática de gestão e demonstra que a empresa pratica o empowerment.
Está correto o que se afirma em:
A)
I, II, III e IV.
B)
I e II, apenas.
C)
II e III, apenas.
D)
II, III e IV, apenas.
E)
I e IV, apenas.
Questão 8
Muitos gestores não se sentem preparados para construir e participar de ambientes de mudanças. A maioria das barreiras de mudanças está, portanto, na resistência humana, pois é difícil convencer a todos de que as transformações podem ser benéficas. Uma alternativa para lidar melhor com a mudança é a escolha do Empowerment, que significa:
A)
Um método que avalia as condições psicológicas dos colaboradores, classificando um ranking por habilidade de lidar com mudanças no ambiente.
B)
Um formato de reunião que anuncia as mudanças que serão realizadas na organização, definindo responsáveis e um cronograma de ações a ser seguido.
C)
Um modelo que busca desenvolver o sentimento de autorresponsabilidade nas equipes e pessoas, melhorando a condição de tomada de decisão.
D)
Um estilo de liderança que delega e distribui autoridade e responsabilidade a equipes e pessoas por meio da confiança depositada nelas.
E)
Um processo de orientação para lançamento de modelos de gestão voltada à inovação.
Questão 9
Grade gerencial ou rede administrativa é um conceito relacionado com um método de treinamento em liderança que se tornou amplamente difundido nos anos 60. A origem foi o desdobramento de concepções contidas nos estudos da Ohio State, os quais demonstraram, com bastante clareza, que existem duas dimensões fundamentais no comportamento dos líderes nas organizações empresariais. A primeira é a consideração com os subordinados, isto é, um comportamento cuja principal preocupação está vinculada com os empregados. A segunda está relacionada com a estruturação da organização, especialmente no que se refere à realização das tarefas. Esses estudos são o modelo de:
A)
Morgan e Peter Senge.
B)
Kaplan e Norton.
C)
RH Estratégico.
D)
Coaching e mentoring.
E)
Blake e Mouton.
Questão 10
Sabe-se que é impossível desassociar as emoções das pessoas. As emoções são definidas como as respostas intuitivas dadas pelo indivíduo no momento em que ele passa pelas diversas situações e desafios que compõem a vida.
A decisão tomada por um líder de características mais emocionais é influenciada:
A)
Pela presença das emoções básicas que mascaram qualquer análise imparcial sobre os envolvidos na situação.
B)
Pela presença de sentimentos e percepções subjetivas dos fatos, dos riscos e dos envolvidos na situação, ainda que haja a presença da heurística de julgamento.
C)
Pela presença de sentimentos negativos e pela avaliação parcial dos riscos relativos à situação.
D)
Pela presença de emoções, sentimentos em relação às pessoas envolvidas, e também pela racionalidade na avaliação dos riscos presentes na situação.
E)
Pela presença da percepção emocional e, como tal, enviesada dos fatos, uma vez que não há qualquer influencia da razão e nenhuma heurística de julgamento.
Questão 11
O mundo organizacional vem se estruturando através de novas formas de gestão e organização do poder, que permitam mais comprometimento e envolvimento das pessoas nas decisões e nos objetivos organizacionais. Uma dessas conquistas recentes, conhecida como gestão participativa ou Empowerment, vem ganhando muitos adeptos por permitir que as pessoas busquem atuação mais competitiva, com menos burocracia e maior enriquecimento na contribuição dos empregados.
São considerados alicerces da gestão por Empowerment:
A)
Gerenciamento de pessoas com base na confiança mútua (indivíduo/organização), metas e objetivos a cumprir, flexibilidade, capacidade de adaptação às mudanças e no compartilhamento de informações.
B)
Gerenciamento de pessoas com alta complexidade de competências, capazes de pensar estrategicamente toda e qualquer atividade ou tarefa.
C)
Gerenciamento de pessoas com base na capacidade de compartilhar informações estratégicas e assumir riscos para testar novas soluções, mesmo em ambientes menos competitivos.
D)
Gerenciamento de pessoas  com recursos tecnológicos avançados, que permitem automação dos processos e agilidade na tomada de decisão por parte da média gerência.
E)
Gerenciamento de líderes diferenciados capazes de transformar equipes e grupos de trabalhos especializados em tomada de decisão.
Questão 12
No atual ambiente de negócios global se configura um fenômeno que diz respeito à união entre países, organizações e fornecedores, no sentido de  garantir a competitividade, as vantagens estratégicas de mercado, o enfrentamento das ameaças de concorrentes comerciais comuns para diminuírem custos e estreitamento das relações organizacionais.
Assinale a opção que denomina esse fenômeno nas relações comerciais.
A)
Concorrência, desequilíbrio e discrepância.
B)
Ruptura, quebra de acordos e desarticulação.
C)
Articulação, cooperação e rupturas.
D)
Parcerias, discrepância, alianças.
E)
Cooperação, parcerias e alianças.
Questão 13
Na visão da área de Gestão de Pessoas, os resultados da avaliação de desempenho devem alimentar outras atividades de GP e, com isso, alimenta-se todo o ciclo de desenvolvimento e manutenção do capital humano nas organizações. As empresas bem sucedidas são aquelas que conseguem reter seus talentos, pessoas com capacidade de fazer a diferença.
Sobre os resultados da gestão de desempenho, assinale a opção correta.
A)
Revelam novos talentos desconhecidos pela organização, o que pode contribuir para evidenciar as diferenças individuais e gerar ambiente competitivo.
B)
Tornam evidentes os problemas das equipes com gestores, as falhas nas condições de trabalho, apontam a falta de recursos, dentre outros problemas.
C)
Devem subsidiar decisões sobre a administração das pessoas, tais como promoções, desligamentos, incrementos salariais.
D)
Devem destacar os profissionais mais fracos e apontar as áreas que não estão muito alinhadas com as diretrizes estratégicas da empresa.
E)
Podem alterar o clima organizacional, pois ativam recompensas diferenciadas gerando insatisfação entre os empregados de diferentes áreas.
Questão 14
A concepção atual sobre poder, define que este se estabelece numa relação dinâmica de forças, que se movimentam em função de algum alvo. Considerando os atributos pessoais no exercício de poder, assinale a opção que não corresponde a um atributo essencial.
A)
Racionalidade.
B)
Autoridade.
C)
Status formal.
D)
Conhecimento e competências.
E)
Subserviência.
Questão 15
É comum haver nas organizações diferentes tipos e estilos de liderança. Conforme os estudos sobre liderança foram se desenvolvendo, observou-se
que os líderes possuem dois comportamentos básicos: uma liderança voltada para tarefas e outra voltada às pessoas. 
Assinale a opção que indica uma característica de uma liderança voltada às pessoas.
A)
Volta-se ao modelo democrático e cria-se um ambiente confortável para as pessoas.
B)
Desenvolve-se de acordo com o perfil dominante do grupo para que as escolhas sejam mais assertivas.
C)
Desenvolve-se de acordo com a estratégia da empresa para que as escolhas sejam mais assertivas.
D)
Respalda-se no modelo autocrático e considera o uso da autoridade.
E)
Orienta-se pelo desempenho dos liderados, que servirá de referência para avaliações e feedbacks.
Questão 16
De acordo com Drucker (2001), trabalhar numa organização cujo sistema de valores é inaceitável para uma pessoa, ou incompatível com ela, condena-a tanto à frustração quanto ao mau desempenho. É preciso que haja sintonia entre os seus valores individuais e os valores e crenças da organização onde trabalha. É o sistema de valores da organização que constitui sua cultura e que determina sua identidade cultural, influenciando o comportamento coletivo daqueles que nela atuam.
Sobre os valores organizacionais e o contexto empresarial contemporâneo, assinale a opção correta.
A)
Na atualidade, as organizações têm dado mais valor aos comportamentos éticos de seus colaboradores, já que não é possível controlar os valores éticos de seus parceiros.
B)
Na atualidade, as organizações têm dado especial atenção à divulgação de seus valores, adotando códigos de ética internos que norteiam suas práticas, buscando sua diferenciação no mercado.
C)
No campo das organizações, a ética empresarial da atualidade se volta para a moral válida nas empresas, institucionalizando regras e valores de mercado, não necessariamente nos valores sociais ou pessoais.
D)
São as empresas, não os profissionais, que fazem valer as regras, crenças e valores que devem ser utilizados no contexto de mercado. Assim, os valores individuais bem como a influência da ética no desempenho dos empregados não interfere no sucesso dos negócios.
E)
Frente às novas demandas sociais que cobram das empresas posturas mais competitivas e práticas empresariais mais urgentes, as empresas procuram pautar seus valores na eficiência e na agilidade de decisões, nem sempre apoiada pela ética de seus colaboradores.
Questão 17
No atual contexto de tecnologias da informação e comunicação, vivemos em uma aldeia global, seja no âmbito social, econômico, político ou cultural. Dessa forma, o que nos aproxima e nos diferencia se caracteriza pelos usos e costumes, modo de ser, de pensar e de agir. A organização, que há muito tempo se prevaleceu de um modus operandi enraizado no entendimento do homem como força de trabalho, vem gradativamente se modernizando em seus procedimentos, práticas e padrões de relacionamentos e produção.  
Considerando uma das modernizações advindas desse cenário, que implica na adoção de novas práticas que enaltecem o valor das diferenças  e os meio de lidar com elas, assinale a opção correta.
A)
Gestão da comunicação.
B)
Gestão da informação.
C)
Gestão da produção.
D)
Gestão da ambiência.
E)
Gestão da diversidade.
Questão 18
A discussão sobre liderança de equipes vem, gradativamente, fazendo parte da realidade empresarial, sendo que os líderes autocráticos têm perdido espaço para os líderes democráticos. Contudo, a cultura do país, onde as empresas atuam também, deve ser considerada nessa análise, visto que as pessoas já possuem seus hábitos, costumes e tradições que não podem ser desprezados pela gestão de equipes. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.
I. Apesar de existirem grandes gurus e líderes administrativos, deve-se atentar para o fato de que existem gestores que não obtiveram sucesso em suas empresas apenas com o próprio talento e feeling, pois muitas organizações contaram com as oportunidades do mercado e o talento de outros colaboradores para alcançarem o sucesso.
II. Um bom líder deve, eventualmente, desaparecer da empresa, de modo a fazer com que seus colaboradores ganhem independência, cresçam profissionalmente e desenvolvam seu empowerment.
III. Um verdadeiro líder busca colaboradores especializados em uma única tarefa, pois quanto mais se realiza uma atividade, mais eficiente o profissional se torna.
IV. A liderança moderna requer empregados que desejem estabilidade, com carreira sendo desenvolvida na mesma empresa, além do foco na responsabilidade social e na cidadania empresarial.
Está correto o que se afirma em:
A)
III e IV, apenas.
B)
II, III e IV, apenas.
C)
I e II, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I, II, III e IV.
Questão 19
Veloso e Dutra (2010) evidenciam que se torna possível entender o significado de carreira levando-se em consideração quatro perspectivas: como avanço, como profissão, como sequência de trabalhos e de posições ocupadas, e como experimentou o trabalho e atividades em sua história laboral.
Nesse sentido, assinale a opção que corresponde ao significado de carreira como profissão.
A)
Modo como a pessoa experimenta a sequência de trabalhos e atividades na sua trajetória de trabalho.
B)
Concepção de que apenas ocupações que periodicamente são submetidas a movimentos progressivos para cima, são capazes de representar status.
C)
Crescimento vertical decrescente hierárquico dentro da organização.
D)
Crescimento vertical hierárquico ascendente dentro da organização.
E)
Forma como a pessoa experimentou a série de trabalhos e as atividades que construíram sua história laboral.
Questão 20
As organizações buscam líderes com espírito transformador e com potencial para desenvolver funcionários e torná-los capazes de aumentar as condições competitivas no mercado. 
Assinale a opção que indica o que é considerado no aspecto de uma liderança integradora.
A)
O processo em que o colaborador pode influenciar outras pessoas levando-as a mudar seu comportamento, independentemente da proximidade física, espaço ou tempo.
B)
É a influência exercida sobre um colaborador ou grupo de colaboradores.
C)
Todas as partes envolvidas em uma situação e processo são importantes para alcançar os objetivos organizacionais.
D)
É a capacidade de transformar e mudar coisas e também o posicionamento das pessoas.
E)
A relação entre chefe-subordinado, ou liderado, que é pautada nas normas organizacionais da empresa.
Dados da prova
Nome: MARCOS ANTONIO VILELA TEIXEIRA
Matrícula: 20109321650
 Instruções
02:21:09
Entregar Prova
Questões respondidas 20 de 20
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Não respondida
Alteração não salva
Respondida

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando