Buscar

GEORGE BERKELEY

Prévia do material em texto

GEORGE BERKELEY
VIDA
Berkeley nasceu na Irlanda em 12 de março de 1685. Aos 15 anos ingressou na universidade de Dublin e após sua formação, atuou como professor. Por conta da sua vida religiosa, foi nomeado bispo da diocese e Cloyne em 1734.
IMATERIALISMO 
Para Berkeley, nada resta a um objeto quando as referidas qualidades lhe são retiradas. Ele não acredita que seja possível um corpo existir fora da mente, pois a única ideia que existe é aquela que se encontra impressa nos sentidos, ou seja, um objeto não possui nenhuma natureza externa, assumindo assim o caráter imaterial. Caso um objeto existisse fora da mente, ele não teria utilidade alguma e tendo em vista a crença de Berkeley (cristão), Deus não criaria algo inútil e q não possa ser assimilado. 
Berkeley escreve então: “Ser é ser percebido”. Ou seja, para que um objeto exista, é necessário que haja uma mente que o perceba.
   
DIVINDADE
A teoria de Berkeley é de que não poderia existir um mundo sensível sem um espírito ativo - e que, já que o mundo sensível não procede do espírito dos homens, é preciso, sem dúvida, que proceda de Deus. Para o filósofo, só conhecemos ideias. E, além das ideias, só existe a mente que as percebe e Deus, que faz com que a mente possa percebê-las.
OBRAS
Tratado sobre os princípios do conhecimento humano;
Três diálogos entre Hylas e Philonous;
Sobre o movimento;
Correspondência com Johnson; e 
Comentários filosóficos.

Continue navegando