Buscar

Exercícios resolvidos farmacologia - Farmacocinética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina de Farmacologia básica (FAR024) – Farmácia Diurno
Professor André Klein
Lara Raquel Silva
Estudo dirigido de farmacocinética básica
1. O antipsicótico clorpromazina possui um volume de distribuição igual a 20 l/kg sendo, assim, superior ao volume líquido total do organismo. Explique como isto é possível, e defina os volumes real e aparente de distribuição.
Volume real de distribuição é o volume disponível no nosso corpo pelo qual a droga pode se distribuir (LEC, LIC, plasma). Volume aparente é o volume em que, uma determinada droga precisa para ser solubilizada de forma homogênea para produzir uma concentração equivalente à concentração plasmática. Apesar de não correspondente ao volume biológico tem sua utilidade voltada para caracterizar a droga, por exemplo: medir a “capacidade de ocupação” de uma droga no corpo (se a droga está fortemente ligada à componentes teciduais, se encontra em baixas concentrações plasmáticas tendo assim um alto volume de distribuição aparente).
2. A droga A tem seu clearance total diminuído em 72%, a droga B em 42% e a droga C em apenas 8,5% na insuficiência renal. Qual dessas drogas teria sua eliminação mais afetada em caso de insuficiência hepática? Explique.
A droga C seria a mais afetada em caso de insuficiência hepática. Se em uma insuficiência renal apenas 8,5% do Clearance dessa droga é diminuído, pressupõe-se que os outros 91,5% seja realizado pelo fígado (considerando que fígado e rim são os dois únicos órgãos responsáveis, seguindo a fórmula: Clearance total = Clearance renal + Clearance hepático) em uma insuficiência hepática, a droga C teria sua eliminação mais afetada e ficaria acumulada no organismo já que é depende do fígado majoritariamente (91,5% do seu Clearance hepático).
3. Interpretar os gráficos abaixo:
12
No gráfico 1 temos a concentração plasmática de fenobarbital por tempo com adição de CO2 em um determinado intervalo de tempo, e com isso há a diminuição do pH sanguíneo, juntamente com a concentração plasmática da droga.
No gráfico 2 temos a concentração plasmática de fenobarbital por tempo com adição de NaHCO3 em um determinado intervalo de tempo, e com isso há um aumento do pH sanguíneo, juntamente com a concentração plasmática da droga.
O que nos diz: O fenobarbital em meio ácido, (ao adicionar CO2 forma-se o ácido carbônico H2CO3) está em sua fórmula molecular (não ionizada) que cruza a membrana mais facilmente (difusão simples), assim sua concentração plasmática diminui e o fármaco se distribui mais aos tecidos aumentando a t½ de eliminação. E em meio básico (ao adicionar NaHCO3 um próton é liberado do fenobarbital para acidificar o meio alcalino e neutraliza-lo) sua forma ionizada é favorecida, (é mais hidrossolúvel e mais polar e não atravessa a camada celular com facilidade) aumentando a concentração plasmática e diminuindo a t½ de eliminação e sal distribuição aos tecidos. 
4. Coloque em ordem decrescente de velocidade de eliminação as drogas abaixo, considerando que sejam eliminadas somente por filtração glomerular.
A>D>C>B 
Alguns fatores interferem na capacidade de filtração glomerular, um desses fatores é o peso molecular e consequentemente a ligação à proteínas plasmáticas, já que a filtração glomerular é facilmente realizada para substancias abaixo de 65 Daltons e proteínas plasmáticas como por exemplo a albumina que possui 68.000 Daltons, possuem o peso molecular muito elevado. Quanto mais ligada às proteínas plasmáticas, menos a droga é filtrada no glomérulo. 
6. Um paciente recebeu uma dose intravenosa de 300 mg de um fármaco que produziu uma concentração no plasma no estado de equilíbrio de 8,2 µg/mL. Calcule o Vd deste fármaco.
300 mg = 0,3 g ou 300.10-3
8,2 µg = 0,0000082 8,2.10-6
 L
7. Após 4 horas de administração intravenosa de um fármaco a um paciente pesando 70 Kg, a, no estado de equilíbrio foi de 10 µg/mL. Assumindo que o Vd seja de 7 litros, calcule a quantidade total em miligramas administrada.7 L = 7000ml
10 µg = 10.10-6 g
8. Após administração de 6 mg/Kg de teofilina por via i.v. (bolus) em um paciente de 60 Kg, encontrou-se uma t1/2 de eliminação de 8 h e uma concentração plasmática no estado de equilíbrio equivalente a 20 mg/L. Calcule: 
a) O Vd (em L/Kg) da teofilina neste paciente 
b) O clearance total da teofilina 
ml/min ou ml/hora
9. Se a constante de eliminação de uma droga é 0.2 h-1, qual a porcentagem de droga removida por hora?
A cada hora 20% da droga é removida do organismo.
10. Se a constante de eliminação de uma droga é 0.564 h-1, qual é a sua meia vida de eliminação?

Continue navegando