A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
prova de aquaticas 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. A natação é um dos esportes mais completos que existem hoje. Os animais aquáticos mostraram aos homens que era possível mover-se na água, sem submergir, e eles aprenderam a lição de tal forma que, na Grécia e em Roma, a natação foi adotada como exercício para treinamento de soldados. Muitos dizem que o nado de peito se parece ao de uma rã ou um sapo e foi inspirado por esses répteis (BARBIERI et al., 2007). Com relação ao estilo de nado peito ondulante, golfinho ou europeu, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O nadador não se mantém na horizontal e tende a elevar os quadris ao final da pernada, a cabeça e os ombros saem fora da água, quando os nadadores respiram, e os quadris sofrem um abaixamento devido a esta elevação.
(    ) O nadador mantém seus ombros submersos.
(    ) O nadador tende a realizar uma recuperação dos braços com as mãos bem próximas à superfície ou sobre ela, e somente coloca o seu rosto na água no final da recuperação da braçada.
(    ) A medida que o nadador vai realizando a recuperação da braçada (submersa), simultaneamente ele vai retornando o rosto à água.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARBIERI, Patricia Baeta Neves et al. Análise da composição corporal de atletas de natação da categoria infantil do gênero masculino. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-11, 2007.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	Atualmente, o estilo de nado praticado nas provas de nado livre se caracteriza como o mais rápido dos estilos competitivos. O termo utilizado "nado livre" está relacionado ao fato da possibilidade dos nadadores executarem os movimentos de nado sem sofrer sanção disciplinar ou fiscalizadora por parte dos juízes de percurso durante a prova. Sobre as normas do nado livre, analise as sentenças a seguir:
I- Nado livre significa que o competidor pode nadar qualquer nado, exceto nas provas de medley individual ou revezamento quatro estilos, em que nado livre significa qualquer nado diferente do nado de costas, peito ou borboleta.
II- Nado livre significa que o competidor não pode nadar qualquer nado, somente nas provas de medley individual ou revezamento quatro estilos, em que nado livre significa qualquer nado diferente do nado de costas, peito ou borboleta.  
III- Não há necessidade de o nadador tocar a parede ao completar cada volta e no final.
IV- Alguma parte do nadador tem que tocar a parede ao completar cada volta e no final.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	A Federação Internacional de Natação (FINA) é a entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), responsável por administrar competições internacionais nos desportos aquáticos. A FINA foi fundada em 19 de julho de 1908, no Hotel de Manchester, em Londres, no final dos Jogos Olímpicos de Verão de 1908, pelas federações belga, britânica, dinamarquesa, finlandesa, francesa, alemã, húngara e sueca. Sobre o procedimento de partida em competições oficiais de natação, analise as sentenças a seguir:
I- A partida nas provas de livre, peito, borboleta e medley acontece de dentro da água.
II- A partida das provas de costa e revezamento medley será realizada através de um salto (mergulho) do bloco de partida.
III- Nas provas de costa e revezamento medley, no primeiro apito, os nadadores devem entrar na piscina.
IV- Nas provas de costa e revezamento medley, no segundo apito, os nadadores devem se colocar junto ao bloco. É dado o comando "as suas marcas", e após todos os nadadores estarem imóveis, é dada a partida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	O processo inicial de saída na prova de nado peito é semelhante ao das provas de estilo livre. As diferenças acontecem a partir do deslize realizado logo após a entrada na água. O processo de deslocamento submerso após a saída do nado peito tem um nome específico. Sobre esse nome, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O processo de deslocamento submerso após a saída do nado peito é denominado Golfinhada.
	 b)
	O processo de deslocamento submerso após a saída do nado peito é denominado Ondulação.
	 c)
	O processo de deslocamento submerso após a saída do nado peito é denominado Filipina.
	 d)
	O processo de deslocamento submerso após a saída do nado peito é denominado China.
	5.
	Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, celebrados em Atenas, em 1896, já contemplavam a natação como esporte, com um programa de provas incluía 100, 500 e 1.200 metros. Em Paris (1900), realizaram-se 100 e 200 m livres, 200 m costas; 60 m submarinos e 200 m obstáculos, sendo disputadas as provas no rio Sena (SAAVEDRA; ESCALANTE; RODRÍGUEZ, 2003). Sobre a natação do Brasil nas Olimpíadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em 1932, nas Olimpíadas de Los Angeles, o Brasil ficou em último lugar, no revezamento 4x100 metros.
(    ) O Brasil começou a participar das provas de natação, nas Olimpíadas, a partir de 1920, na Antuérpia.
(    ) Nas Olimpíadas no ano de 1948, na cidade de Londres, na Inglaterra apenas três atletas compuseram a delegação no Brasil.
(    ) O Brasil não participou em 1928, nas Olimpíadas de Amsterdam devido à crise financeira do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SAAVEDRA, José M.; ESCALANTE, Yolanda; RODRÍGUEZ, Ferran A. A evolução da natação. Efdeportes.com/ Revista Digital, Buenos Aires - Ano 9 - n° 66 - Novembro de 2003., v. 66, n. 9, p. 1-14, 10 nov. 2003. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/3320532/Texto_04.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1516233503&Signature=CFR6Ogyc8hnuzVgPUN6ALe/ybb8=&response-content-disposition=inline; filename=A_evolucao_da_natacao.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2018.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	A água tem propriedades físicas que precisam ser conhecidas pelo profissional que atua nela, pois são essas propriedades que causarão muitos efeitos no corpo da pessoa que tiver em contato com esta. Estar na água é muito diferente de estar no solo. Com relação às propriedades físicas da água, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Viscosidade.
II- Densidade relativa.
III- Pressão hidrostática.
IV- Flutuação.
(    ) O corpo, quando está total ou parcialmente imerso em um fluido em repouso, experimenta um empuxo de baixo para cima igual ao volume do líquido deslocado.
(    ) A Lei de Pascal estabelece que a pressão do fluido é exercida igualmente sobre todas as áreas de um corpo imerso a uma dada profundidade.
(    ) É a relação entre volume e massa, determinando se um objeto vai ou não flutuar.
(    ) É um tipo de atrito (fricção) que ocorre entre as moléculas de um líquido e que causa resistência ao fluxo do líquido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - III - IV - II.
	 d)
	IV - III - II - I.
	7.
	Toda a evolução dos nados esportivos parece caminhar no mesmo sentido. Os nados procuram uma colocação ótima nas articulações dos membros superiores e inferiores, de forma a pôr em jogo, numa profundidade ótima, ações de grande amplitude que tendem a se afastar o mínimo possível do eixo de deslocamento. O rendimento no nado possui a interferência de inúmeros fatores. Sobre eles, analise as sentenças a seguir:
I- Relaxamento muscular nas fases propulsivas.
II- Respiração fisiologicamente adequada.
III- Resistência frontal aumentada.
IV- Procura de melhor sincronização das ações de membros inferiores e superiores.
Assinale a alternativa CORRETA:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.