Buscar

Avaliação de Epidemiologia: Conceitos e Métodos

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Epidemiologia
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Epidemiologia descritiva é o estudo das variações na frequência de doenças e óbitos, levando-se em consideração variáveis relativas à pessoa, tempo e lugar. Os estudos de epidemiologia descritiva podem ser subdivididos em três grupos distintos. Sobre essas divisões, analise as opções a seguir:
I- Estudos ecológicos ou de correlação.
II- Relato de casos ou de série de casos.
III- Estudos seccionais ou de corte transversal.
IV- Estudos geológicos e veterinários.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e IV estão corretas.
	 b)
	As opções III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	2.
	Há algumas décadas, pouco se falava em prevenção, atualmente ela está no auge da sociedade, sendo importante para evitar o surgimento de doenças e, por conseguinte, aumentar a vida da população. A saúde é considerada um dos bens mais importantes do ser humano, sendo fundamental para o bom funcionamento da mente e do corpo. Sobre a importância das vigilâncias epidemiológica e sanitária, analise as sentenças a seguir:
I- As vigilâncias são fundamentais na busca da prevenção, atuando diretamente em trabalhos voltados à manutenção da saúde, seja nas condições de moradia, de saneamento, de alimentação e de trabalho.
II- A vigilância epidemiológica atua apenas em busca de resultados e não na prevenção de doenças.
III- Um dos objetivos da vigilância é orientar e fiscalizar, para que a população busque formas de prevenção em benefício à sua saúde.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Um processo é considerado um método seguro e imparcial, sendo uma forma de seleção aleatória, em que cada paciente tem a mesma probabilidade de ser sorteado para formar uma amostra e, além disso, proporciona a cada participante uma chance igual de ser designado para qualquer grupo de tratamento estabelecido. Diante dessa informação, sobre qual processo tem esta definição, analise as opções a seguir:
I- Randomização.
II- Estudo analítico.
III- Placebo.
IV- Desvio padrão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e III estão corretas.
	 b)
	As opções III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a opção III está correta.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	4.
	De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação, entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Sobre o estudo analítico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
  
(    ) Estudos analíticos trabalham com hipóteses.
(    ) São subdivididos em estudos de coortes e estudos de caso-controle.
(    ) O estudo analítico é considerado o ponto de partida para compreender como atua uma doença.
(    ) Variáveis de pessoa, tempo e lugar são essenciais para iniciar a análise e a pesquisa nos estudos analíticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	A saúde não é somente a ausência de doenças, mas pode ser considerada um passaporte para uma vida digna com boas condições de desenvolvimento físico e mental, acesso à educação de qualidade, acesso a espaços sociais, organização comunitária, entre outros. Além disso, o indivíduo que alcança melhores condições de vida tem menos riscos de adoecer. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Patologias ósseas.
	 b)
	Envelhecimento sustentável.
	 c)
	Adolescência saudável.
	 d)
	Processo saúde-doença.
	6.
	A taxa de mortalidade é um índice demográfico resultante da relação entre o número de pessoas que morreram em uma população, num determinado espaço de tempo e normalmente calculado no período de um ano. Frequentemente, a taxa é representada com o número de óbitos por cada 1000 habitantes e normalmente representada em gráficos ou tabelas. Diante dessa afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As taxas de mortalidade são significativas para a epidemiologia, pois conseguem identificar a causa de morte das pessoas e a idade em que ocorreu o óbito.
(    ) As taxas de mortalidade são parâmetros para que o governo faça o planejamento e o investimento de recursos na área da saúde.
(    ) Para calcular a taxa de mortalidade, deve-se dividir o número de óbitos do período de um ano pelo número da população deste mesmo período.
(    ) Nunca houve doença prevalente que ocasionou morte na população brasileira.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Com foco nos cuidados com o pré-natal, estudos epidemiológicos indicam que a maior causa de mortes e complicações obstétricas ocorre devido às complicações de hipertensão na gravidez. Dessa forma, sobre os maiores fatores que ocasionam complicações nas gestantes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nulíparas.
II- Gestação múltipla.
III- Hipertensão.
IV- Mulheres com histórico familiar de eclâmpsia.
(    ) Quando há mais de um feto em cada gestação.
(    ) Quando for a primeira gestação.
(    ) Quando a mulher tem histórico de pressão alta.
(    ) Quando a mulher é hipertensa há mais de quatro anos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	II - IV - III - I.
	8.
	O Perfil Epidemiológico pode ser considerado um indicador das condições de vida, do processo saúde-doença e do modelo de desenvolvimento da população, tem o objetivo de informar e atualizar os profissionais e dirigentes sobre as doenças e os agravos de notificação compulsória nos municípios. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As condições sociais não ajudam a delinear o perfil epidemiológico de uma população.
	 b)
	Para que o Perfil Epidemiológico seja elaborado, são necessárias algumas informações, como mortalidade, morbidade e quais doenças causam internação em grande proporção.
	 c)
	Ter um bom Perfil Epidemiológico significa ser pobre, desempregado e com baixas condições sanitárias.
	 d)
	Os dados coletados em um município para compor o Perfil Epidemiológico da região devem ser repassados ao Estado, sem encaminhamento ao Ministério da Saúde.
	9.
	Evento sentinela é caracterizado como sendo um fato ou ocorrência isolado, de maneira inesperada, a partir de um processo envolvendo lesão física, psicológica ou óbito. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA que indica a importância desse evento para a população:
	 a)
	Evento sentinela é um grupo de pessoas que distribuem folhetos, objetivando a prevenção.
	 b)
	Evento sentinela é caracterizado por um alerta, através de sinais, sintomas, comportamentos, manifestações clínicas, doenças ou óbitos que ocorrem em uma determinada população ou grupo de pessoas.
	 c)
	Evento sentinela é a emissão de um som para indicar perigo.
	 d)
	Evento sentinela é caracterizado por uma equipe que sentimentalmente restabelece a saúde das pessoas através de terapias em grupo.
	10.
	A taxa de mortalidade infantil é um indicador social representado pelo número de crianças que morreram antes de completarem um ano de idade, calculado entre o número de mortos de uma população e um determinado espaço de tempo, normalmente um ano. Sobre a taxa de mortalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A taxa é representada pelo número de óbitos por cada 1000habitantes.
(    ) A taxa é calculada dividindo o número de mortes das crianças com menos de um ano de idade, pelo número total de crianças nascidas vivas, num determinado período.
(    ) A taxa de mortalidade não é um indicador útil para a epidemiologia.
(    ) A taxa de mortalidade é um indicador importante da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação de uma cidade ou região.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina