Buscar

Epicuro e Focault Viviane

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação, poder e sociedade
Prof. Márcio Sales
Aluna: Viviane Seraine Soares Rodrigues
Vídeo: PESSANHA, José Américo Motta. A arte do viver: Epicuro
· A partir do vídeo assistido e debatido em aula, responda as questões:
1. Que aspectos da ética de Epicuro reforçam a ideia de um cuidado de si?
|Epicuro criou uma doutrina voltada contra as superstições e os bens materiais, que nos leva a fazer uma reflexão interior e buscar a verdadeira felicidade, e que é compatível com as ideias de cuidados de si de Foucault.
Ele também fala no “prazer” do início ao fim da vida. E imagino que nesse momento ele nos remete ao campo das relações humanas, pois são essas relações que são construídas ao longo de nossas vidas e que aborda o cuidado pessoal e o cuidado com o outro.
2. Qual é a relação entre a ética e a arte de viver?
A ética segue o pressuposto de que a opinião e vontade do outro não deve ser ferida pelo modo que eu penso ou que exerço a própria vida. Por isso, a arte do viver implica no convívio com o outro. A arte de viver é o conjunto de quatro ideais: inteligência, raciocínio, autodomínio e justiça. O homem ao desenvolver esses dons acaba sendo um ser ético.
3. De que maneira a ética de Epicuro é uma preparação para enfrentar as adversidades do mundo exterior?
Desde que a paz interior do ser humano não seja afetada, ele se sente preparado para enfrentar as adversidades do mundo. Porém, quando consideramos que nem todas as nossas ações podem ser executadas, por restrições sociais, ou seja, regras impostas pela sociedade percebemos que a ética de Epicuro deve ser atuada de maneira coerente, em consonância com aquilo que a sociedade estabelece. Podemos atuar, inferir e modificar nossa realidade, mas devemos entender que nem tudo aquilo que desejamos poderá ser feito.
4. Qual é a relação existente entre a ética (cuidado de si) e a conquista da felicidade/serenidade?
Quando controlamos nossos medos e desejos alcançamos a felicidade, pois chegamos a um estado de prazer estável e equilíbrio. Atingindo a tranquilidade e a ausência de perturbações. Valores esses compatíveis com a ética.
Também alcançamos a felicidade quando não condicionamos as conquistas da nossa própria existência aos bens materiais; quando não fazemos o vínculo da felicidade com o ter (bem material).
5. Qual é o papel desempenhado pelo outro (por exemplo, na amizade) na ética epicurista?
Se a doutrina de Epicuro tinha como meta a felicidade dos homens. A amizade era o melhor dos sentimentos, pois proporcionava a correção das faltas uns dos outros, permitindo assim as suas correções. A moral epicurista é baseada na propagação de suas ações. Um indivíduo (amigo) dá exemplo de boas ações aos outros, possibilitando o complemento da própria ausência no outro.

Continue navegando