Buscar

Caso clínico em animal da espécie bovina

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caso clínico em animal da espécie canina
Um cão, macho, da raça Pastor Maremano, com dois anos de idade, pesando 20,2 Kg, com histórico de atropelamento e fratura completa de rádio e ulna em terço distal, sem exposição óssea ou presença de feridas, foi encaminhado para realização de osteossíntese.
 Ao exame clínico, o animal mostrou-se alerta, com tempo de preenchimento capilar (TPC) menor que 2 segundos, frequência cardíaca de 104 batimentos por minuto e mucosas coradas. 
Foi utilizada como medicação pré-anestésica (MPA) acepromazina 0,02mg/kg associado à morfina 0,5mg/kg por via intramuscular (IM), observando-se um grau leve de sedação. O animal foi mantido em fluidoterapia com Ringer Lactato e foi administrado meloxicam 0,2mg/kg por via intravenosa (IV), com intuito de proporcionar analgesia ao animal.
 A indução à anestesia foi feita com propofol 3mg/kg associado ao diazepam 0,3mg/kg. Em seguida, o paciente foi mantido na anestesia geral com isofluorano diluído em 100% de oxigênio por meio de circuito valvular e foi mantido em ventilação espontânea. Para o bloqueio do plexo braquial foi utilizada 4 mg/kg de bupivacaína com vasoconstritor associada a 7mg/kg de lidocaína 2%. Associada a esta técnica, foi utilizada também a técnica de múltipla injeção. O volume total do anestésico foi dividido em 4 partes iguais e foi aplicado na velocidade de 30 segundos. O procedimento cirúrgico teve início 30 minutos após a realização do bloqueio perineural. Os valores de frequência cardíaca e respiratória foram aferidos e registrados. Realizou-se também a monitoração da saturação da oxihemoglobina no sangue arterial (SPO2) por meio de oximetria de pulso, ainda pressão arterial média (PAM) por método invasivo e fração expirada de isofluorano.
 A cirurgia ocorreu sem nenhuma complicação, sendo o tempo total de 150 minutos. Durante o período inicial (primeiros 60 minutos), o animal apresentou valores médios para FC de 90 BPM, FR 10 MPM, SPO2 de 99%, PAM 70 mmHg e fração expirada de isofluorano 0,9%. A recuperação da anestesia foi tranquila e rápida e sem vocalização possivelmente devido à baixa fração de isofluorano expirado, não sendo notada nenhuma alteração quanto a recuperação anestésica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
-THIESEN, R. Bloqueio paravertebral do plexo braquial para amputação do membro torácico em cão – relato de caso. Sistema Anhanguera de Revistas Eletrônicas.
-GHOSHAL, N.G. Sistema nervoso. In: SISSON, S.; GROSSMAN, J.D. Anatomia dos animais domésticos. 5ª edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986
-IBAÑEZ, J.F. Bloqueio do plexo braquial. In:______. Anestesia veterinária para acadêmicos e iniciantes. São Paulo: Editora MedVet, 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais