Buscar

Disciplina História do Pensamento Econômico Avaliação I Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	De maneira geral, prevalecia o sentimento de viverem em "tempos modernos", devido à consciência que tinham do passado, dos "tempos antigos", pré-cristãos. Estava também presente a ideia de que se caminhava para o fim dos tempos, não muito distante. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não houve nenhum sentimento mais disseminado que o mundo fosse acabar naquele momento, mas a psicologia coletiva medieval preocupava-se com a proximidade do Apocalipse.
(    ) Catástrofes eram interpretadas como indícios da chegada do anticristo. Havia uma difundida visão pessimista do presente, porém carregada de esperança como o triunfo de Deus.
(    ) O cristianismo reforçou o caráter linear da História, inclusive ao infinito, pois apesar do tempo escatológico - que só Deus conhece, existe a continuidade histórica interminável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	2.
	O Estudo da Economia quando trata da evolução e organização dos processos econômicos, observa o sistema econômico vigente, focado em sua interpretação. Para isso, o processo histórico é pertinente. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A atuação da História do Pensamento Econômico deve abranger aspectos pertinentes ao estudo da História e ao Estudo da Economia, ambos relacionados.
II- A interpretação econômica da história não acompanha as transformações das organizações sociais, pois a ciência econômica possui teoria própria de análise.
III- A análise histórica é pertinente ao estudo econômico e permite explicar acontecimentos econômicos em cada época e sistema vigente.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	3.
	Não se deve pensar que a passagem da atividade coletora para a agrícola tenha se dado de uma maneira brusca ou por um toque de mágica. Deu-se através de um longo processo que inclui cuidadosa percepção dos fenômenos (PINSKY, 1994). Diante dessa constatação, analise as afirmativas a seguir:
I- Começar a planejar e a poupar, ou criar meios de armazenamento adequados dos alimentos, exigiu mudança na forma da economia simples produzir.
II- Esse momento contribuiu para a possibilidade de cultivar alimentos além das necessidades de consumo imediato, aos poucos transformando o modo de produção.
III- Esse processo de transformação foi definitivo para disseminar a crença de que gerar excedentes produtivos não promoveria o comércio incipiente.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Atual, 1994.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	4.
	O campo da política, relativo ao Estado, sempre foi tema recorrente àqueles que se preocuparam em compreender a organização das sociedades. A partir da formação dos Estados absolutos, houve um controle maior da grande territorial e populacional de cada espaço. Muitas foram as reflexões sobre o poder absolutista do Estado, as quais buscaram, principalmente, entender a relação entre as ideias de nação e poder. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nicolau Maquiavel.
II- Jean Bodin.
III- Thomas Hobbes.
(    ) A centralização do Estado e o fortalecimento do poder deve ocorrer pelas vias do direito.
(    ) A sociedade civil deveria organizar-se e sair do estado de natureza.
(    ) Desloca o campo da política do campo divino para o campo da ação humana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	I - II - III.
	5.
	A organização econômica, política e social do sistema feudal baseia-se numa relação de obrigações entre as classes envolvidas, nas quais a terra ou o feudo é o objeto central dessa organização. Diante dessa definição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Clero, nobreza e camponeses faziam parte da pirâmide da sociedade feudal, sendo o clero, a base dessa conformação.
	 b)
	Nesta organização, aquele que cede o bem se torna seu suserano e quem recebe passa a ser seu vassalo, assentado numa relação que seguia a hierarquia da nobreza.
	 c)
	A terra, o bem mais relevante, se convertia no feudo, quem o recebia tornava-se um camponês ou vassalo, tendo que arcar com a proteção de outros vassalos.
	 d)
	O sistema baseava-se na hierarquia de dependência. Os senhores donos de terras dominavam o campesinato que trabalha na terra entre troca de remunerações.
	6.
	As cruzadas exerceram forte influência na evolução da sociedade medieval. Nessa jornada mística, cultural e econômica, os mercadores enriqueceram e criaram novas oportunidades de comércio em suas jornadas, entre outros acontecimentos. Sobre esses acontecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I- Os envolvidos eram chamados de cruzados e receberiam da igreja de Roma uma indulgência específica, ou seja, o perdão de seus pecados para cumprirem sua missão em paz.
II- Com as novas oportunidades comerciais, houve o fortalecimento do poder real, pois os negociantes apoiavam a Coroa, enquanto também investiam na construção naval entre outros investimentos.
III- Nas movimentações militares, as cruzadas não obtiveram vitórias relevantes, como a importante missão de paralisar a pressão muçulmana sobre os territórios bizantinos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	7.
	Diante das desordens sociais do século VI ao VIII, a Europa ocidental buscaria desenhar um novo modelo de organização política, o qual apresentaria características greco-romanas mescladas com o cristianismo, entre outros. No entanto, esse processo seria bastante complexo. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Considera-se os seguintes períodos sobre a Idade Média: Alta Idade Média (século V ao X) e Baixa Idade Média (século XI ao XII), a partir daí teríamos a Idade Moderna.
	 b)
	Os pensadores da época destacam a predominância de grandes inovações tecnológicas, dado a liberdade de expressão que florescia neste período.
	 c)
	Inexistia a percepção de retrocesso cultural ou intelectual com relação à antiguidade, tamanho eram os benefícios do poder da Igreja e do Clero.
	 d)
	A própria expressão "Idade Média" remetia a um sentido depreciativo, dado a tamanha opressão e ignorância que persistia na época.
	8.
	Para a Igreja, que era a instituição que mais conseguia definir a noção do tempo, este era apenas um momento da eternidade, sendo, portanto, pertencente a Deus. Esta percepção atendia bem a formação hierárquica da época. Dada esta constatação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A igreja possuía a noção de tempo da sociedade, bem como a referência dos dias de pagamentos das rendas agrícolas e para os artesãos e camponeses em geral.
(    ) A igreja não possuía o entendimento de tempo na sociedade feudal, ela apenas defendia como criação divina, onde a produtividade da terra não interferia.
(    ) A noção de tempo que temos hoje era desconhecida no Sistema Feudal. A consciência do tempo dividido em horas e calendários era algo que viria historicamente mais tarde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	9.
	Sob o aspecto econômico, sabe-se que a expansão das atividades e a mudança do modo primitivo para o escravista precede de eventos que permanecem como objetivos, aumentos de produção, comercialização dos
excedentes, entre outros. Sobre a Economia Escravista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As primeiras constatações da escravidão enquanto forma dominante de expansão, ocorreram nas cidades estados gregas. Nelas, a escravidão passou de forma de trabalho auxiliar para um modo de produção efetivo.
(    ) A economia escravista liberou os proprietários de terras a se dedicarem a atividades urbanas. Contribuindo para as relações de troca monetária, gerando necessidades de novos avanços, em ambientes e produtos.
(    ) O custo dessa mão de obra foi irrelevante, isto é, não representaram limites para as antigas forças de produção, ao contrário, estimulou constantemente a produtividade em todos os setores, com fortes avanços técnicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - F - V.
	10.
	Compreender os processos de produção e reprodução dos bens materiais na sociedade, ao longo do tempo, equivale a entender que as necessidades de subsistência foram as precursoras dessas dinâmicas. Sobre a Economia Primitiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sobrevivência em meios mais hostis e a busca por maior controle da natureza, eram um dos objetivos dessa organização econômica, precedente de gradativos ganhos de excedentes ao longo do tempo.
(    ) Nesse momento, nada exercia a função do Estado. A tomada de decisão era individual e livre, de acordo com suas necessidades e disponibilidades de fatores.
(    ) Mesmo em economias primitivas, a propriedade privada existia e a terra não era um bem comum enquanto fator produtivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando