Buscar

Apol-2-Ensino-Médio-e-Educação-Profissional

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias-Nota 100 
Atente para a citação a seguir:
“Um dos motivos que leva a falhas nos resultados de políticas públicas é a dissociação que se faz entre elaboração e implementação no processo de planejamento de acordo com algumas visões da prática ou escolas de pensamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n.2, p. 273-288, mar./abr., 2006. p. 275. <http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n2/v40n2a06.pdf>. Acesso em 08 out. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base Educação profissional e tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014, sobre os trâmites legais de discussão e aprovação de políticas públicas, relacione corretamente os seguintes atos administrativos às suas respectivas características:
1. Projeto de lei
2. Decretos
3. Portarias ministeriais e resoluções
(   ) São atos administrativos que trazem na sua concepção um mínimo caminho de discussão em um fórum mais reduzido.
(   ) Deve seguir um caminho longo e ser apreciado e aprovado na Câmara e no Senado, além de ser sancionado pelo presidente da república.
(   ) Estes seguem um caminho mais curto para a aprovação, reduzindo a discussão e enfraquecendo o envolvimento democrático da comunidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 1 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
Você acertou!
Comentário: A alternativa (d) está certa, uma vez que a sequência correta é 3 – 1 – 2, ou seja: “Importante destacar que um projeto de lei deve seguir um caminho longo e ser apreciado e aprovado na Câmara e no Senado, além de ser sancionado pelo presidente da república. Estabelece-se, então, um longo processo de discussão e de travamento de disputas entre os diferentes atores participativos, o que tende a tornar o debate rico e de grande expressão dos anseios da comunidade. Já no caso dos decretos, estes seguem um caminho mais curto para a aprovação, reduzindo a discussão e enfraquecendo o envolvimento democrático da comunidade. Por fim, as portarias ministeriais e as resoluções são atos administrativos que trazem na sua concepção um mínimo caminho de discussão em um fórum mais reduzido” (texto-base, p. 721).
	
	E
	1 – 2 – 3
Questão 2/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Observe o fragmento de texto abaixo:
“A participação em espaços como as conferências de educação, em especial, apontam para uma ação importante dos movimentos sociais, sobretudo, por consolidarem um debate e estabelecerem um posicionamento consensual em torno do documento aprovado sobre aspectos da política pública educacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MILITÃO, Andréia Nunes; PERBONI, Fabio; MILITÃO, Silvio Cesar Nunes; LIMA, Vanda Moreira Machado. A participação na agenda dos movimentos sociais: o documento referência da conae/2014 em análise. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, PUC/PR, 2013. Anais... Curitiba: p. 238.<http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7395_4689.pdf> . Acesso em 02 out. 2018.
Levando em consideração o fragmento textual anterior e os conteúdos do texto-base, Educação profissional e tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014, em relação ao Documento-Referência da CONAE 2014 (CONAE, 2013) sobre o parágrafo 186, que trata da articulação entre trabalho, educação e desenvolvimento sustentável, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I. ( ) Essa articulação visa a partir de uma concepção ampla de trabalho, formar profissionais capazes de atuar crítica e autonomamente, no enfrentamento da desigualdade social e diferentes formas de exclusão, do trabalho precário, da destruição do meio ambiente e da falta de qualidade de vida da população.
II. ( ) O referido parágrafo retira a obrigatoriedade de articular as concepções de desenvolvimento sustentável no âmbito educacional.
III.( ) Essa articulação visa reconhecer e garantir as formas de produção e o desenvolvimento sustentável dos povos indígenas e comunidades tradicionais.
IV. ( ) A junção entre trabalho, educação e desenvolvimento sustentável implica em promover ações articuladas para a garantia do direito à educação ao longo da vida.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
Você acertou!
Comentário: A alternativa (b) está certa, uma vez que as afirmativas I, III e IV são verdadeiras, ou seja: “A articulação entre trabalho, educação e desenvolvimento sustentável implica avançar nas concepções e nas políticas setoriais e intersetoriais, visando: a) a partir de uma concepção ampla de trabalho, formar profissionais capazes de atuar crítica e autonomamente, no enfrentamento da desigualdade social e diferentes formas de exclusão, do trabalho precário, da destruição do meio ambiente e da falta de qualidade de vida da população; b) reconhecer e garantir as formas de produção e o desenvolvimento sustentável dos povos indígenas e comunidades tradicionais; [...]; d) promover ações articuladas para a garantia do direito à educação ao longo da vida” (texto-base, p. 737).
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 3/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Observe a seguinte citação:
“É preciso considerar que o complexo da educação varia de acordo com as necessidades de cada organização social em cada época histórica. Ele possui particularidades em cada momento histórico, embora sua função social permeie todo o desenvolvimento histórico dos homens, complexificando-se juntamente com estes".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRERES, Helena de Araújo; RABELO, Jackline; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. O papel da educação na sociedade capitalista: uma análise onto-histórica. <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/932.pdf>. Acesso em 09 out. 2018.
A partir da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base, Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, sobre os argumentos e justificativas ideológicas para a política de educação profissional, sabe-se que a partir dos dois aspectos abordados, torna-se possível compreender a política educacional. Sendo assim, analise as seguintes afirmativas:
I. A política educacional fica tencionada a atender às necessidades exigidas pela maioria da população trabalhadora.
II. A política educacional procura responder às exigências que o processo de produção capitalista estabelece como requisitos técnicos, formativos e ideológicos, requeridos à composição da força de trabalho necessária e do estoque disponível para os setores econômicos nacionais e transnacionais.
III. A política educacional investe na promoção de atividades de cunho humanístico e tecnológico, as quais devem ser organizadas em âmbito escolar.
IV. A política educacional tende a focar na formação da massa trabalhadora para suprir mão de obra em regiões desprovidas de recursos.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III
	
	B
	II e IV
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I e II
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra (d), pois as afirmativas I e II estão corretas e as afirmativas III e IV estão incorretas, ou seja: “Ao considerarmos os dois aspectos apresentados, compreendemos que a política educacional fica tencionada a atender às necessidades exigidas pela maioria da população trabalhadora e, ao mesmo tempo, procura responder às exigências que o processo de produção capitalista estabelece como requisitos técnicos, formativos e ideológicos, requeridos à composição da força de trabalho necessáriae do estoque disponível para os setores econômicos nacionais e transnacionais” (texto-base, p.168).
	
	E
	I, III e IV
Questão 4/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“Como a tendência expansionista do capital é gerar cada vez mais miséria para uns e riqueza para outros, o papel atribuído à educação, posta num sentido contraditório, tem variado no decorrer da história dos homens socialmente divididos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRERES, Helena de Araújo; RABELO, Jackline; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. O papel da educação na sociedade capitalista: uma análise onto-histórica. <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/932.pdf>. Acesso em 08 out. 2018.
Levando em consideração a citação anterior e os conteúdos do texto-base, Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, em relação aos argumentos socioeconômicos e a funcionalidade da política de educação profissional na regulação da força de trabalho, analise as assertivas que seguem. Na sequência, marque V para as assertivas verdadeiras, e F para as assertivas falsas:
I.  ( ) A educação constitui parte da estrutura social dominante.
II. ( ) A educação fornece os elementos básicos necessários ao processo produtivo.
III.( ) A educação mantém as condições produtivas, a viabilidade política da ordem social e a regulação relativa da composição geradora de escolarização e profissionalização da força de trabalho.
IV. ( ) A partir de uma concepção ampla de trabalho, a educação visa formar profissionais capazes de atuar crítica e autonomamente no enfrentamento da desigualdade social e no combate às diversas formas de exclusão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – V – F
Você acertou!
Comentário: A alternativa certa é a letra (d), uma vez que as afirmativas I, II e III são verdadeiras e a afirmativa IV é falsa, ou seja: “A educação, portanto, constitui parte da estrutura social dominante, na medida em que fornece os elementos básicos necessários ao processo produtivo e também os requerimentos ideológicos para a funcionalidade socioeconômica da sociedade, mantendo as condições produtivas, a viabilidade política da ordem social e a regulação relativa da composição geradora de escolarização e profissionalização da força de trabalho” (texto-base, p. 171).
	
	E
	F – V – F – F
Questão 5/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“A educação no sistema capitalista corresponde a uma educação voltada para atender às necessidades do capital em seu processo de expansão e acumulação ampliada. Produção da riqueza e homens são postos, sob o capital, numa relação invertida: não é a produção da riqueza material que está a serviço dos homens, mas o contrário: o que se produz não é para a coletividade, mas para alguns que se tornaram historicamente proprietários dos meios de produção e de subsistência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRERES, Helena de Araújo; RABELO, Jackline; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. O papel da educação na sociedade capitalista: uma análise onto-histórica. <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/932.pdf> Acesso em 01 out. 2018.
Levando em conta o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base, Ensino médio e educação profissional: perspectivas no plano nacional de educação (2014-2024), sobre o entendimento de educação a partir do discurso ideológico divulgado pelo capitalismo globalizado, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I.  ( ) A educação é tratada como meio, produto e produção dentro do mercado, especialmente nos países desenvolvidos.
II. ( ) A educação é vista como reprodutora de conhecimento para fins de suprir o mercado de trabalho.
III.( ) A educação é um meio de capacitar o indivíduo para a sua colocação no mercado de trabalho.
IV. ( ) A educação é tratada como objeto central de capacitação intelectual para desenvolvimento de capacidades e competências com fins de transformação social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra (a), tendo em vista que as afirmativas I e III são verdadeiras, ou seja: “a educação além de ser determinante no processo de fortalecimento do sistema, é tratada politicamente como meio, produto e produção dentro do mercado, notadamente nos países em desenvolvimento. Há neste, um discurso ideológico, divulgado amplamente nos últimos anos, de que a educação é um meio de capacitar para a inserção no mercado de trabalho” (texto-base, p. 69).
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 6/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Observe a passagem de texto abaixo:
“Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394 aprovada em 1996, a educação profissional passa a ter um capítulo especial. Em 2011, com o Pronatec surgem novas expectativas no sentido de democratizar a oferta de educação profissional e também com as metas e estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação para o período de 2014-2024”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; JUNIOR, Antonio de Souza. A educação profissional no Brasil. Revista Interacções, Lisboa, v. 12, n. 40, p. 152-169, jan./abr., 2016. p. 166. <https://revistas.rcaap.pt/interaccoes>. Acesso em 03 out. 2018.
Levando em consideração a passagem textual anterior e os conteúdos do texto-base, Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, sobre os argumentos e justificativas para a política de educação profissional, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Um primeiro aspecto se refere à argumentação de que a reforma da política educacional, desenvolvida em âmbito nacional, envolvendo particularmente a política de educação profissional, está relacionada diretamente com o processo de flexibilização das relações de trabalho no Brasil.
II.  ( ) Os argumentos dizem respeito à necessidade da educação profissional a fim de suprir vagas de trabalho ociosas.
III. ( ) A justificativa apresentada é que essa reforma seria necessária para atender às novas exigências e às competências produtivas e tecnológicas demandadas pela modernização e competitividade das empresas e da economia brasileira à sua integração ao mercado globalizado, impulsionada pelo chamado novo desenvolvimentismo
IV.  ( ) A justificativa ideológica para educação profissional no Brasil está diretamente ligada às necessidades socioeconômicas da população mais carente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
Você acertou!
Comentário: A alternativa certa é a letra (a), uma vez que as afirmativas I e III são verdadeiras, ou seja: “Um primeiro aspecto apresentado refere-se à argumentação de que a reforma da política educacional, desenvolvida em âmbito nacional, envolvendo particularmente a política de educação profissional, está relacionada diretamente com o processo de flexibilização das relações de trabalho no Brasil. Justifica-se que essa reforma seria necessária para atender às novas exigências e às competências produtivas e tecnológicas demandadas pela modernização e competitividade das empresas e da economia brasileira à sua integração ao mercado globalizado, impulsionada pelo chamado novo desenvolvimentismo [...]. O segundo aspecto apresentado trata da justificativa ideológica generalizada que revela as condições para relativizar e escamotear os condicionantes funcionaisda educação” (texto-base, p. 167, 168).
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 7/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Considere a seguinte citação:
“O PNE surge de uma discussão ampla da sociedade em torno dos debates realizados pelas duas Conferências Nacionais de Educação (CONAE), que envolveram inúmeros atores sociais, tais como educadores, sindicalistas, pais, estudantes, representantes de comunidades, dentre outros setores sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HYPOLITO, Álvaro Luiz. Trabalho docente e o novo plano nacional de educação: valorização, formação e condições de trabalho. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 517-534, set./dez., 2015. p. 520. <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n97/1678-7110-ccedes-35-97-00517.pdf>. Acesso em 01 out. 2018.
Conforme a citação acima e os conteúdos do texto-base, Ensino médio e educação profissional: perspectivas no plano nacional de educação (2014-2024), sobre as 20 metas instituídas no PNE (2014-2024), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que corretamente aponta o objetivo de tais metas:
Nota: 10.0
	
	A
	As 20 metas objetivam suprir uma força de trabalho desqualificada no mercado.
	
	B
	Objetivando organizar o Ensino Médio e Profissional no Brasil, 20 metas foram criadas.
	
	C
	As 20 metas visam garantir acesso de jovens e adultos ao sistema educacional, seja ele público ou privado, com o objetivo de suprir a demanda de setores empresariais.
	
	D
	Tais metas garantem a permanência dos educandos em nível de escolaridade.
	
	E
	As 20 metas visam garantir o direito à educação básica com qualidade, objetivando reduzir as desigualdades, valorizando a diversidade e os profissionais da educação.
Você acertou!
Comentário: A assertiva correta é a letra (e), uma vez que: “O PNE apresenta além das diretrizes para a educação – 20 metas, seguidas de estratégias específicas de concretização. São, em tese, metas estruturantes para a garantia do direito à Educação Básica com qualidade, no sentido da redução das desigualdades, com vistas à atenção à diversidade e para a valorização dos profissionais da educação” (texto-base, p. 64).
Questão 8/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os ensinos médio e técnico, questionados por apresentarem problemas relativos à dualidade, à falta de identidade, à ausência de qualidade e por um currículo anacrônico [...], apresentam-se como espaços privilegiados para incorporar – em menor espaço de tempo possível – modificações que os tornem coetâneos ao padrão de desenvolvimento exportado pelos países desenvolvidos e defendido por aquelas instituições multilaterais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.2-3. <http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 3 de out. 2018.
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, em relação ao crescimento do nível de escolaridade no ensino médio e superior, analise as assertivas que seguem. Na sequência, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) No contexto atual, já é imperceptível a pressão pela formação de trabalhadores qualificados, pois inexiste qualquer processo de regulação da força de trabalho ocupada e disponível.
II. ( ) A justificativa para esse crescimento recai sempre na distribuição relacionada às mudanças na necessidade de força de trabalho com requisitos de educação superior.
III.( ) A pressão sobre a formação profissional da força de trabalho acaba por condicioná-la no sentido da profissionalização de nível médio e mais ainda para a de nível superior, em razão dos requisitos escolares e profissionalizantes exigidos pelos setores produtivos tanto da força de trabalho ocupada quanto da disponível.
IV. ( ) O relativo crescimento da escolaridade em nível médio e superior está ligado às políticas públicas, pois a nossa sociedade é capitalista e dependente da intervenção do Estado para formação de mão de obra qualificada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II e III são VERDADEIRAS e as afirmativas I e IV são FALSAS.  “Se a escolaridade em nível médio e superior tem tido relativo crescimento, a justificativa termina recaindo sempre na distribuição relacionada às mudanças na necessidade de força de trabalho com requisitos de educação superior. A pressão sobre a formação profissional da força de trabalho acaba por condicioná-la no sentido da profissionalização de nível médio e mais ainda para a de nível superior, em razão dos requisitos escolares e profissionalizantes exigidos pelos setores produtivos tanto da força de trabalho ocupada quanto da disponível. Isso gera um aumento da tensão sobre a massa da força de trabalho não qualificada e a considerada qualificada. Ainda mais, gera uma pressão interna na composição do volume dessa população de trabalhadores bem como na composição da massa salarial média, na busca de relativa queda da oferta salarial média por parte dos setores produtivos. Os requisitos por maiores níveis de escolaridade e qualificação profissional permitem esse processo de regulação da força de trabalho ocupada e disponível, correspondendo às exigências do processo de produção social e econômica” (texto-base, p. 177).
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 9/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Observe o fragmento textual abaixo:
“Com a eleição do presidente Lula se instaura uma nova concepção de educação profissional e uma nova forma de condução dos rumos a serem percorridos por esta modalidade de ensino. A primeira medida tomada pelo governo Lula foi a revogação do Decreto 2.208/97 e a sua substituição pelo Decreto 5.154/2004”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da educação profissional no Brasil. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, PUC/PR, 2013. Anais... Curitiba: p. 1583. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf>. Acesso em 02 out. 2018.
A partir da do fragmento textual anterior e dos conteúdos abordados no texto-base, Educação profissional e tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014, sobre o Decreto nº 5.154 de 23/07/2004, que trata do PNE, publicado durante o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o qual revoga o Decreto 2.208/1997, considere as seguintes sentenças e marque a alternativa que corretamente especifica o novo decreto:
Nota: 10.0
	
	A
	Esse novo decreto redefiniu os níveis da educação profissional, suas premissas, as formas de articulação com o Ensino Médio (retornando à possibilidade de formação técnica integrada, além das concomitante e subsequente já disponíveis), certificações parciais e diplomas, dentre outros.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra (a), pois: “Esse novo decreto redefiniu os níveis da educação profissional, suas premissas, as formas de articulação com o Ensino Médio (retornando à possibilidade de formação técnica integrada, além das concomitante e subsequente já disponíveis), certificações parciais e diplomas, dentre outros” (texto-base, p. 723).
	
	B
	Esse decreto novo redefiniu as bases para a educação profissional, em articulação com os níveis superior de ensino.
	
	C
	Esse decreto de 2004 trouxe novas premissas para a educação profissional, no sentido de torná-la obrigatória desde os últimos anos do ensino fundamental.
	
	D
	Esse novo decreto apontou os objetivose metas que devem ser alcançados a partir da educação profissional.
	
	E
	Esse decreto de 2004 revogou toda a organização estabelecida pelo decreto 2.208, inclusive desarticulando a educação profissional do ensino médio.
Questão 10/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Atente para a seguinte citação:
“A forte influência exercida pelo Banco Mundial na política macroeconômica brasileira irradia-se sobre diversos setores, entre eles, a educação. Não alheio a isso, o governo Fernando Henrique Cardoso vem dando continuidade a reformas educacionais, muitas das quais coincidem com propostas do Banco Mundial [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HALTMAN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 77-89, jan./jun., 2002. p. 79. <http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11656.pdf>. Acesso em 03 out. 2018.
A partir da citação acima e dos conteúdos abordados no texto-base, Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, sobre a análise do Banco Mundial em relação à política educacional brasileira, sabe-se que alguns aspectos foram bem destacados. Sendo assim, analise as seguintes afirmativas:
I. Um aspecto destacado se refere ao aumento da escolaridade na educação infantil e no ensino fundamental, o qual acabará se refletindo no aumento da escolaridade no ensino médio.
II. Um aspecto destacado se refere ao aumento da escolaridade relativamente maior em todos os níveis, apesar de os índices ainda permanecerem muito baixos.
III. Outro aspecto trata do aumento da escolarização em nível médio e superior de parcela relativa da população trabalhadora.
IV. Tal análise revela o direcionamento dos setores produtivos e econômicos na “redução no salário real dos formandos do ensino médio” e o relativo “aumento do diferencial de salários para os formandos do ensino superior”.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III
	
	B
	II e IV
	
	C
	II, III e IV
Você acertou!
Comentário: A alternativa (c) está certa, pois as afirmativas II, III e IV estão corretas, ou seja: “Alguns aspectos da referida análise do Banco Mundial são destacáveis: o primeiro refere-se ao aumento da escolaridade relativamente maior em todos os níveis, apesar de os índices que são conhecidos nossos ainda permanecerem muito baixos. O segundo trata-se do aumento da escolarização em nível médio e superior de parcela relativa da população trabalhadora. O terceiro, por consequência do segundo aspecto, revela o direcionamento dos setores produtivos e econômicos na ‘redução no salário real dos formandos do ensino médio’ e o relativo ‘aumento do diferencial de salários para os formandos do ensino superior’ (texto-base, p.180).
	
	D
	I e II
	
	E
	I, III e IV
·

Continue navegando