Buscar

Relatório de Pesquisa sobre a projeção da Economia no Brasil para o ano de 2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório de Pesquisa sobre a projeção da Economia no Brasil 
para o ano de 2020
Era esperado uma grande estimativa para a Economia brasileira no ano de 2020. Ocorre que, desde o começo do ano o cenário econômico vem apontando um baixo crescimento da economia e do mercado por diversos fatores internos e externos.
Sabe-se que PIB – Produto Interno Bruto, trata-se da soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país, nesse passo, quanto maior o seu crescimento no ano, maior a projeção econômica do país, tendo em vista que está diretamente ligado ao mercado, a oferta e demanda, aos lucros e a movimentação da economia do país, envolvendo de forma direta a inflação, a taxa de cambio, os preços e juros. 
Portanto, almejava-se que o PIB do país teria uma taxa de crescimento de aproximadamente 2,23% em 2020, todavia recentemente fora divulgado pelo Banco Central que essa taxa não passou de 1,8%. Diante desse cenário, o mercado financeiro reduziu as estimativas de crescimento da economia do pais.
Também informou recentemente o Banco Central que as taxas de inflação tiveram uma queda, quais sejam o IPCA e a inflação oficial do país, passando longe de bater a meta estabelecida para 2020, bem como o dólar ou a taxa de câmbio continua aumentando, desde o começo deste ano.
Tais fatores, somados, causam uma queda na produção e nos serviços internos do Brasil, desestimulando o mercado e a demanda e assim consequentemente reduzindo as expectativas de crescimento da economia brasileira. Uma vez que, produz-se menos, compra-se menos e inevitavelmente tem-se uma queda econômica ou evita-se o crescimento econômico esperado.
Podemos associar tais problemas supra elencados e o atual cenário econômico do primeiro trimestre de 2020 do Brasil, de acordo com os fatores externos que atualmente abalaram o mercado financeiro em escala mundial, qual seja o surto de coronavírus, que vem causando grande mobilidade na população, no consumo e na indústria mundial.
Outro potencial causador pode estar envolvido com o cenário político do país, que vem enfrentando grandes mudanças e contratempos nos últimos anos, sem estimativas de grandes melhoras por parte da população brasileira. Um bom exemplo, seria a atual reforma previdenciária, que gerou revolta e insatisfação por grande parte dos segurados da Previdência.
Assim sendo, frente a todo o exposto e aos dados do primeiro trimestre desse ano, podemos concluir que a projeção econômica para o Brasil no ano de 2020 é baixa, bem como para o mercado interno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando