Buscar

Desenvolvimento Gerencial e Liderança prova IV

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Desenvolvimento Gerencial e Liderança (REC13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648852) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26446411
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A teoria de motivação de McGregor (1960) relaciona a autorrealização como um representante da satisfação do funcionário no trabalho, pois o ser humano busca atender a um nível de motivação mais maduro. Sobre a teoria de McGregor (1960), podemos afirmar que:
	 a)
	A teoria Y afirma que o ser humano é preguiçoso e que não gosta de trabalho, devendo ser controlado.
	 b)
	McGregor (1960) definiu em sua teoria dois modelos diferentes de relacionamentos, chamados de X e Y.
	 c)
	A teoria X afirma que o ser humano gosta do trabalho e procura funções desafiadoras.
	 d)
	Esta teoria pode ser aplicada a todos os casos e fica fácil enquadrar um gerente em um ou outro comportamento, pois dificilmente as pessoas têm um misto das teorias.
	2.
	As responsabilidades de um líder compreendem: delegar tarefas, influenciar e motivar pessoas, fomentar o comprometimento da equipe, gerenciar projetos, entre outras. Um líder deve desenvolver competências necessárias para promover o engajamento da equipe, efetivar os objetivos da organização e despertar a motivação pessoal e organizacional. A liderança bem-sucedida provoca a motivação dos funcionários e em resultados positivos. Sobre algumas das competências de um líder, analise as sentenças a seguir:
I- A humildade é uma competência importante para a liderança, refere-se à capacidade de manter-se neutro para que os subordinados não se sintam agredidos.
II- A comunicação é uma competência importante para a liderança, objetividade e clareza, é facilitador na abordagem com a equipe.
III- A tomada de decisão é uma importante competência para que a responsabilidade de suas decisões sejam só dos líderes.
IV- O comprometimento é uma competência importante para que todos da equipe sintam-se responsáveis.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	A entidade, ou organização, é incapaz de aprender sozinha, para isto, ela depende de seus funcionários e colaboradores. É o indivíduo, ser humano, que é dotado de tal capacidade. Assim, a metáfora "organizações que aprendem" ou "learning organizations", referencia as organizações que desenvolvem, intencionalmente, práticas que auxiliam no processo de aprendizado das pessoas de seu interesse. Sobre as etapas para criar a organização que aprende, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que sejam criadas organizações que aprendem é preciso desenvolver um conjunto de três etapas, não necessariamente sequenciais.
(    ) A primeira etapa se refere a recrutar e admitir os melhores. Nesse sentido, essas atividades passam a ser consideradas como estratégicas para a organização, uma vez que é a partir das pessoas que é possível buscar o conhecimento e desenvolver a criatividade.
(    ) A terceira etapa, considerada a mais fácil, é desenvolver uma cultura baseada na confiança, em que as pessoas não tenham a possibilidade de trocar experiências e informações pois constituem sua própria fonte de poder.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - F.
	 d)
	F - F - V.
	4.
	Segundo Prahalad e Hamel (1990), a competição existe antes da estratégia, ainda no aparecimento da vida. A competitividade faz com que a empresa mude ou reformule a estratégia para sobreviver. Cada um precisa deter uma vantagem única para sobreviver. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PRAHALAD, C. K.; HAMEL G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. v. 68, n. 3, p. 79-91, 1990.
	 a)
	Uma empresa pode obter sucesso a longo prazo em um ambiente de constantes mudanças e com intensa globalização, sem desenvolver estratégias que lhe permitam enfrentar o conjunto de forças competitivas, porque isso depende do poder de divindades.
	 b)
	Para as empresas estarem à frente de seus concorrentes é preciso compreender a competição pelo futuro, na qual é preciso obter o domínio das oportunidades emergentes e ter a posse do novo espaço de competição.
	 c)
	A competição pelo futuro não é uma participação no mercado, mas sim uma competição por uma maior participação nas oportunidades futuras e que poderiam estar de acordo com os objetivos traçados para o futuro da organização.
	 d)
	As estratégias competitivas são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição favorável em um mercado, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e obter retorno menor sobre o investimento.
	5.
	O foco da teoria está em descobrir quando um estilo de liderança é mais eficaz que o outro. Neste caso, o teórico estava preocupado em analisar o estilo de liderança em diferentes situações, sendo mais ou menos favorável. Para Maximiano (2000), o modelo apresenta três características que podem mostrar o grau de "favorabilidade" de uma situação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o teórico o qual se refere essa teoria:
FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 5. ed. rev.ampl. São Paulo: Atlas, 2000.
	 a)
	Hersey-Blanchard.
	 b)
	Fiedler.
	 c)
	Tannenbaum e Schmidt.
	 d)
	Chiavenato.
	6.
	Maximiano (2000) sugere que para que o líder seja eficaz, ele deve se ajustar à situação. Essa teoria apresenta alguns modelos, dentre eles o modelo de Tannenbaum e Schmidt, que propõe três critérios para que se possa avaliar a situação na qual o líder está exposto. Sobre esses critérios, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2000.
	 a)
	Funcionários.
	 b)
	Gerente.
	 c)
	Chefe.
	 d)
	Situação.
	7.
	Reuniões são procedimentos de gestão de muita importância para todos os tipos de organização. Não existem organizações que não façam reuniões, entretanto, o modelo de reunião e a periodicidade, são escolhas da própria organização e de seus representantes. De acordo com Gil (2011), a natureza das reuniões pode ser classificada em cinco categorias. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Reuniões de avaliações.
II- Reuniões informativas.
III- Reuniões de tomadas de decisão.
IV- Reunião de planejamento.
V- Reuniões para soluções de problemas.
(    ) O futuro da organização deve ser concebido.
(    ) É pertinente que as notícias sejam repassadas.
(    ) O problema deve ser levado a conhecimento de todos, para que se sintam capazes de solucioná-los.
(    ) Analisar a implementação e as soluções encontradas para novas sugestões e/ou críticas.
(    ) Várias soluções podem ser sugeridas para a resolução de um problema, entretanto, muitas vezes poucas ou apenas uma solução deve ser escolhida como a mais adequada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2011.
	 a)
	II - I - IV - V - III.
	 b)
	IV - II - III - I - V.
	 c)
	IV - I - III - II - V.
	 d)
	IV - II - V - I - III.
	8.
	A teoria de motivação dos dois fatores foi desenvolvida por Herzberg, que teve como foco a motivação voltada para o trabalho, ou seja, o que motiva os funcionários dentro do ambiente das empresas. Com base na teoria dos dois fatores, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para Herzberg, somente as necessidades de estima e autorrealização desenvolvidas na Teoria de Maslow funcionam como um fator de motivação para os funcionários.
	 b)
	As necessidades sociais, de segurança e fisiológica funcionam, para Herzberg, como frustradores.
	 c)
	Os fatores motivadores devem,para Herzberg, ser buscados de modo isolado pelo funcionário e não a colaboração dos gerentes.
	 d)
	Herzberg considera que os fatores de motivação de nível superior levam a comportamentos relacionados a questões periféricas do trabalho, enquanto os fatores de nível inferior, os frustradores, relacionam-se a comportamentos mais relevantes ao trabalho.
	9.
	Para que as organizações possam ser consideradas como organizações que aprendem, é preciso, ainda, incentivar as pessoas a aprender, a desenvolver sua criatividade e colocar em prática suas ideias. Assinale a alternativa CORRETA que diz respeito à metáfora "organizações que aprendem" ou "learning organizations":
	 a)
	Desenvolvem, intencionalmente, práticas que auxiliam no processo de aprendizado das pessoas de seu interesse.
	 b)
	Solidificam os conhecimentos em manuais e formulários que seguem inalterados, pois os novos colaboradores precisam aprender como se trabalha naquela organização.
	 c)
	As organizações que aprendem são aquelas com capacidade para criar, adquirir, mas não transferir conhecimentos, nem necessidade de modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos.
	 d)
	É capaz de aprender sozinha, para isto, ela não depende de seus funcionários e colaboradores.
	10.
	Chiavenato (2010) explica que a criação do conhecimento organizacional é um intercâmbio constante e dinâmico entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, formando uma espiral do conhecimento, que depende de quatro aspectos. Sobre esses quatro aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional. 3. reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
	 a)
	Associação, internalização, externalização e combinação.
	 b)
	Construção, socialização, internalização e externalização.
	 c)
	Socialização, internalização, externalização e combinação.
	 d)
	Ontologia, associação, combinação e socialização.
	11.
	(ENADE, 2015) O investimento em pesquisa e desenvolvimento é um caminho importante para as empresas que
desejam diferenciar-se dos seus concorrentes. Foi com este destaque que um jornal trouxe uma lista das
dez empresas mais inovadoras do Brasil. Em comum entre as empresas vencedoras, está a decisão dos
seus líderes de manter praticamente inalterados os percentuais de investimento em inovação, mesmo diante de projeções macroeconômicas desfavoráveis. Tal cenário é possível porque os gestores acreditam que os investimentos em inovação ajudam a superar os momentos difíceis e preparar as empresas para os desafios futuros.
FONTE: Disponível em: <http://www.valor.com.br>. Acesso em: 7 jul. 2015.
A partir do texto, é possível definir inovação como:
	 a)
	Atividades que dependem de elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
	 b)
	Bens, serviços ou processos originais que agregam valor social ou riqueza.
	 c)
	Projetos de alto teor tecnológico.
	 d)
	Invenções que ainda não estão no mercado.
	12.
	(ENADE, 2006) Muitas empresas têm dificuldade de promover mudanças nos comportamentos de seus funcionários no ambiente de trabalho.
PORQUE
As crenças, valores e atitudes que compõem a cultura organizacional influenciam nos comportamentos dos funcionários na empresa. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	 a)
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 b)
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 c)
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	 d)
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando