Buscar

PCC DIDÁTICA

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Licenciatura em História - EAD
Didática - CEL0304/ EEL0001
Prática como componente curricular – Observar, pesquisar e construir o conhecimento
Andrea Terezinha da Costa 202001225641
11/2020
Há alguns anos quando eu estava no curso preparatório para o vestibular tive aula de história com um professor que acho fantástico! Até então todos os professores que eu havia tido nesta disciplina eram monótonos e apresentavam o conteúdo de forma muito tradicional, com leitura de livros e muitas cópias de textos do quadro de giz. 
Este professor, no entanto, contava a história assim como nossos avós contavam os “causos” de antigamente! Ele tornava os fatos históricos interessantes de serem ouvidos e fazia paralelos com os tempos atuais. Ele é um dos motivos de eu estar cursando história hoje.
Minha linha de pesquisa favorita é a idade antiga e média. Acredito que a forma mais interessante de dar início ao estudo desta unidade temática é fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Neste momento muito provavelmente surgirão referências a livros, filmes, séries, talvez quem sabe jogos de RPG (Role Playing Game), no qual os participantes devem interpretar papéis em uma história que pode já existir ou ser construída conforme o desenrolar do mesmo. Muitos RPG’s são ricos em personagens tirados da famosa “idade das trevas”, como paladinos, clérigos, bárbaros, entre outros.
Estas possíveis sugestões não devem ser ignoradas, por mais que muitas venham carregadas de ficção elas podem agregar em muito conhecimento para os educandos. O educador pode orientar os alunos a realizarem um comparativo entre as obras ficcionais com os fatos que são provados cientificamente, quais as diferenças sociais, culturais, urbanísticas, vestimentas, línguas, e demais características.
Ao final, como método avaliativo, podemos fazer uma dramatização ou quem sabe até mesmo um jogo de RPG, porém de maneira mais realista considerando a pesquisa que foi desenvolvida, contendo elementos da época, como personagens históricos e locais em que fatos importantes da história aconteceram. Ao representar seus papéis os alunos irão demonstrar se ouve apropriação do conhecimento estimulado pelo professor em aula, pois terão que construir toda a caracterização de seus personagens, e só obterão sucesso nesta construção se tiverem compreendido o conteúdo.
Todo professor deve ter sensibilidade para perceber seus alunos; considerar a experiência de cada um e auxiliá-los na construção do conhecimento. Fazer uso da didática para adequar suas aulas conforme o desenrolar e realizar uma avaliação contínua, de maneira que seja possível mensurar o aprendizado em todas as partes do processo.

Continue navegando