Buscar

A1 Saúde coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O artigo 196 da Constituição Federal afirma que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Isso significa dizer que a saúde é um direito e não um serviço ao qual se tem acesso por meio de uma contribuição ou pagamento de qualquer espécie. Nesse contexto todos os cidadãos brasileiros têm direito à saúde. Imagine que você é um profissional de saúde coordenador do Núcleo de Defesa do SUS de uma Secretaria Estadual de Saúde e foi convidado para desenvolver um material educativo sobre os princípios do SUS: universalidade, equidade e integralidade, para a população. Você deve desenvolver os conceitos sobre os devidos princípios do SUS que serão utilizados nesse material educativo. Seu texto deve trabalhar com uma linguagem clara e objetiva, lembrando que deve ser de fácil entendimento para a população.
O Sistema único de Saúde (SUS) trabalha de maneira integrada e opera a saúde brasileira em todo o território nacional, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito não só para a população brasileira, como também para qualquer outra pessoa que esteja em território brasileiro, independentemente da nacionalidade, da condição socioeconômica ou de quaisquer outros fatores distintivos.
Os recursos que mantém o funcionamento do sistema único advêm do recolhimento de tributos (a nível nacional, estadual e municipal) que são direcionados para o Governo Federal e voltam para os estados e municípios.
O Sistema único de saúde é composto pela Vigilância Sanitária (controle de qualidade e higiene de alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, vacinas, transplantes, cigarros e medicamentos), Vigilância epidemiológica (responsável pela identificação e controle de epidemias de doenças), Vacinas e Patentes (produção de remédios e vacinas), Centro de Transplantes, Saneamento Básico (responsável pelo planejamento de ações de saneamento básico nos pequenos municípios do país), Controle do Tabagismo e Banco de Leite Humano. O SUS possui três princípios para o seu funcionamento, são eles: Universalidade (todas as pessoas têm direito ao atendimento médico, hospitalar e à atenção à saúde, independentemente de qualquer característica distintiva, como classe social, nacionalidade, gênero, raça etc.), Equidade (o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, elas não são iguais e, por isso, têm necessidades diferentes. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior) e Integralidade (entende-se que o cuidado à saúde não se resume ao hospital ou consultório, nem que é preciso esperar que uma doença aconteça para que uma medida seja tomada. Com isso, o SUS também promove campanhas educativas que visam levar a informação às pessoas sobre cuidados pessoais, cuidados alimentares, preservação do meio ambiente e ações sanitárias que reduzam a incidência de doenças na população).
O Brasil é o único país com mais de duzentos milhões de habitantes que oferece serviço de saúde gratuito a toda a sua população. Entender e reconhecer a importância do SUS é essencial para que a população saiba que saúde é um direito de todos, mesmo com os gargalos e falhas que ainda precisam de aperfeiçoamento, o SUS é um grande patrimônio do povo brasileiro, defenda-o.

Continue navegando