A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Pedagogia da Educação Infantil

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2006), a sala de atividades da Educação Infantil deve ser um espaço agradável, amplo, que permita à criança o alcance dos objetos, materiais e brinquedos, um ambiente que possibilite a criança interagir harmoniosamente com seus pares. Sobre os itens que devem conter nesse espaço, analise as sentenças a seguir:
I- Um espelho quadrado que permita a visualização apenas da parte superior da criança.
II- As bancadas, prateleiras e/ou armários destinados para a organização dos brinquedos devem ter altura aproximadamente de 0,65 cm.
III- Portas com abertura ao solário, pátio ou parque, para as crianças tomarem sol diariamente.
IV- As janelas devem ser adequadas à altura das crianças, de forma que estas tenham a possibilidade de visualizar o ambiente externo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil: encarte 1. Brasília: MEC/SEB, 2006.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	
	
	Sabemos da importância de adequarmos os espaços para recebermos crianças de 0 a 1 ano de idade, pois elas precisam ser estimuladas, de forma a se privilegiar o cuidar e o educar, possibilitando que possam se desenvolver de forma plena. O espaço para esta faixa-etária deve ser organizado em algumas salas. Sobre essa organização, analise as sentenças a seguir:
I- Sala de repouso: destina-se ao descanso dos pequeninos.
II- Sala para atividades: permite a exploração do ambiente e dos objetos que ali se encontram.
III- Sala para amamentação: destina-se às mães dos bebês que ainda mamam.
IV- Fraldário: é o local onde são guardadas as fraldas e materiais de higiene para a troca dos bebês.
V- Lactário: destina-se ao preparo e higienização das mamadeiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	
3 Sabemos da importância de adequarmos os espaços para recebermos crianças de 1 a 6 anos de idade, pois elas precisam ser estimuladas em suas vivências e experiências infantis e culturais: jogos, brincadeiras, músicas, danças etc.  O espaço para esta faixa-etária deve ser organizado. Sobre esses espaços, analise as sentenças a seguir:
I- Sala de atividades: estimula o processo de ensino-aprendizagem.
II- Lactário: destina-se ao preparo e à higienização das mamadeiras.
III- Sala multiuso: é uma sala para atividades diferenciadas, de acordo com o planejamento do professor.
IV- Área externa: espaço para atividades físicas e de lazer.
V- Banheiro: devem ser adequados aos tamanhos das crianças, próximo à sala e longe do refeitório.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	3.
	Na "Pedagogia da Autonomia", livro escrito por Paulo Freire, existe uma escrita poética, que nos faz refletir sobre os significados do ensinar. O professor que reflete sobre o ato de ensinar vê a criança como um ser pensante e estimula o pensamento crítico, curioso e criativo nos questionamentos e argumentos da criança. Neste contexto, sobre as possibilidades desse "Ensinar", assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ensinar estabelece respeito à autonomia e à identidade da criança.
	 b)
	Ensinar constitui esforço apenas das crianças para que a aprendizagem aconteça.
	 c)
	Ensinar exige sempre o auxílio do professor, sem necessidade do estímulo à autonomia.
	 d)
	Ensinar significa que a criança deve apenas ouvir o professor e não manifestar sua opinião.
	4.
	A sala multiuso/brinquedoteca é um espaço rico em estímulos. Nele as crianças desenvolvem suas potencialidades por meio de atividades lúdicas. As atividades educativas que são realizadas com prazer se tornam significativas para o aprendizado. É brincando que a criança percebe o mundo, constrói suas hipóteses e também conhecimentos. Sobre as contribuições da brinquedoteca, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ouvir histórias e manusear livros são uma das atividades da brinquedoteca. É atraente e motivador para a criança mudar de ambiente para escutar histórias, assistir a teatro de fantoches, entre outras atividades que incluam a leitura e a escrita. A criança inicia seu processo natural de leitura ao olhar as letras, ilustrações e escutar histórias.
	 b)
	É importante que o professor planeje as atividades que serão realizadas na brinquedoteca. Isso inclui os momentos em que a criança dança, escuta músicas, fantasia se, entre outras atividades. No entanto, cabe ao professor escolher as fantasias que cada criança deverá usar.
	 c)
	Na brinquedoteca uma das atividades disponíveis refere-se à utilização do DVD. Esse recurso facilita a compreensão da criança no processo de ensino-aprendizagem, pois é próprio dessa da fase e de sua realidade o interesse por desenhos infantis. Por isso, é necessário que o professor deixe a criança ficar assistindo a desenhos o tempo que ela quiser.
	 d)
	A brinquedoteca é um ambiente preparado para a criança brincar livremente. Nesse sentido, o professor da Educação Infantil nunca deve intervir. Somente na sala o professor planeja e direciona as atividades.
	
	
	5.
	A organização das salas na Educação Infantil precisa dispor de diversos cantos que proporcionem às crianças liberdade de escolha nas brincadeiras que mais agradam a elas. Cabe ao professor aproveitar esses espaços e ofertar atividades que propiciem aprendizagens significativas, lúdicas e que respeitem as especificidades infantis. Sobre a contribuição dos espaços na sala, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nas salas da Educação Infantil, o professor deve organizar as cadeiras enfileiradas para receber as crianças, pois ao iniciar a aula elas realizam as atividades. Os brinquedos são organizados num espaço no parque, pois é o lugar apropriado para brincar.
	 b)
	Os espaços na sala de Educação Infantil são espaços lúdicos e podem ser organizados em cantinhos. Nesse espaço, os materiais precisam estar acessíveis e de fácil exploração e modificação.
	 c)
	O professor da Educação Infantil deve criar possibilidades para que as crianças interajam entre elas; desta forma, as crianças cooperam entre si. O professor define os ambientes a serem criados, independente da idade ou interesse das crianças.
	 d)
	O professor da Educação Infantil deve expor na sala as regras com relação ao uso dos materiais. Nas regras, é imprescindível estipular que os brinquedos estejam numa altura fora do alcance das crianças. Cabe a elas solicitar ao professor os brinquedos que desejam.
	6. As crianças na faixa etária de 1 a 6 anos utilizam praticamente todos os espaços da instituição de Educação Infantil. A sala de atividades é um dos ambientes lúdicos visitados pelas crianças. Nela podem ser organizados os cantinhos que estimulam a imaginação, criação, fantasia, socialização e a brincadeira. Sobre os cantinhos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cantinho da fantasia.
II- Cantinho da leitura.
III- Cantinho do mercado.
(    ) Nesse espaço a criança libera sua a imaginação e assume o papel de adulta enquanto brinca.
(    ) Proporciona momentos de brincadeiras que introduzem o mundo da matemática e a noção de valores.
(    ) Nesse espaço as crianças podem ouvir histórias e recontá-las. Isto estimula a capacidade narrativa delas, além da leitura.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	7.
	Cabe ao professor da Educação Infantil planejar práticas que contribuem para um ensino de matemática que esteja articulado ao conhecimento