Buscar

Avaliação final Discursiva Psicologia da Educação e da Aprendizagem

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512278) ( peso.:4,00)
	Prova:
	16897180
	Nota da Prova:
	8,60 – Corrigido AVA
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Exercitar a memória é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem de nossas crianças, pois, para muitos estudiosos, não há aprendizagem sem memória. De acordo com eles, muitas coisas que aprendemos hoje foram trazidas de nossa memória ao momento atual, recordando experiências já vividas em outros contextos. Com base no exposto, descreva três estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula para estimular a memória de nossas crianças de forma prazerosa.
	Resposta Esperada:
O professor pode estimular a memória de seus alunos por meio das seguintes estratégias: estabelecer relação entre um conteúdo novo e algo que seus alunos já conheçam; utilizar diferentes recursos audiovisuais, como vídeos, imagens, mapas; brincar, cantar, contar piadas, jogar ou dramatizar, tomando por base determinado conteúdo; reservar os minutos finais da aula para rever com a turma (feedback) o que acabaram de aprender; realizar pesquisas com os alunos e dispor os dados coletados em tabelas ou gráficos, para facilitar a visualização e a compreensão.
	2.
	Provocar interesse, curiosidade, entusiasmo, vontade de pesquisa, estímulo, amor pelo conhecimento, problematização do conteúdo são estratégias que contribuem para o processo educacional e que deveriam ser mais empregadas na prática docente. A motivação é um tema presente em sala de aula. Está relacionada ao incentivo e à disposição em aprender. Neste sentido, descreva motivação intrínseca e extrínseca.
	Resposta Esperada:
Motivação intrínseca: está ligada ao desejo de aprender. O indivíduo encontra razões dentro de sua satisfação pessoal em ampliar os seus conhecimentos. A motivação intrínseca está efetivamente ligada à aprendizagem real, ou seja, significativa e construtiva.
Motivação extrínseca: parte de fatores e estímulos externos que despertam o interesse do indivíduo. São fatores externos ao próprio conteúdo a ser aprendido. Pode ser motivado por recompensas ou metas externas. O efeito desse interesse pode ser passageiro, fazendo com que o aluno se envolva menos com os conteúdos acadêmicos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando