Buscar

atividade reflexiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática de Ensino em Biologia no Ensino Médio 02_082020
	Aluno: Joveniano Vieira de Lima Júnior 
	RGM: 23797851
	Polo: Caucaia – Ce 
	Tutor: Carlos Adriano Martins 
Refletindo sobre o conteúdo estudado e a charge acima proposta, até que ponto a diversidade do uso dos recursos didáticos no ambiente escolar contribui para o aprendizado?
	Os recursos didáticos são importantes apoio para a atividade docente seja para apresentação de conteúdo, distribuição de tarefa, trabalhos em equipes, laboratórios virtuais ou mesmo para solucionar questionários. O professor que usa um tablet com simulações em 3D em que o aluno pode interagir e discutir cada modelo não precisa ser um exímio desenhista para descrever a mesma ideia em uma lousa, haja visto a simulação ter recursos com qualidade de imagem superior. Ou mesmo para uma leitura de diversos livros sem a necessidade de ir até uma biblioteca já que é possível acessá-los remotamente.
	O livro didático assim como a lousa ou uma aula expositiva não estão obsoletos, mas seu uso precisa está associado a objetos que deem significado mais preciso a atividade proposta e o uso de material de apoio possibilitam tal feito. Para melhor esclarecimento, imagine uma aula de Biologia sobre células. O professor precisa se redobrar para apresentar seu pensamento da forma mais didática possível para o entendimento do conteúdo e para isso ele faz uso de desenhos, ilustrações e esquemas na lousa ou figuras do livro. Todo são imagens estática que não impossibilitam a aprendizagem, mas torna sua compreensão um pouco mais complexa. Caso o docente utilize projeções em um Datashow ou simulações em aplicativos para smartphones, html5 disponíveis em diversas plataformas ou até mesmo vídeos do Youtube, por exemplo, a mesma aula poderia fluir inteligivelmente para todos. 
	As escolas tendem a seguir um modelo de ensino baseado no conteúdo a ser abordado no período letivo e isso implica em uma enxurrada de informações que serão repassadas a cada aula. Às vezes sobrecarregado o estudante com informações alheia as suas reais necessidades. Como esse processo deve ocorrer por fazer parte do planejamento escolar caberá ao professor o planejamento para distribuição desse conteúdo ao longo do período letivo e que muitas vezes não há tempo hábil para fechamento de todo o assunto. Assim, o professor necessita de um “jogo de cintura” e ferramentas adequadas para resolver e resolver esse problema e no final ainda obter resultados satisfatórios com seus alunos. Uma destas ferramentas são as metodologias ativas ou ensino híbrido que utilizam recursos diversos para desenvolver cada atividade no menor tempo possível e atingindo o maior número de pessoas. 
	No ensino híbrido pode ser usado a modalidade sala de aula invertida em que o conteúdo pode ser desenvolvido em uma plataforma educacional como o Schoology e o aluno estuda em casa para depois executar na escola tudo que aprendeu ou o uso de smartphones para assistir simulações virtuais de fenômenos biológicos ou científicos.
	Existem ainda plataformas autônomas como o Khan Academy em que, através de uso de inteligência artificial, o professor criar um perfil baseada nas dificuldades de sua turma e propõem que cada aluno consiga o maior número de medalhas ou bonificações na execução das tarefas que o programa lhes apresenta.
	Por tanto, existem dificuldades nas atividades docentes, mas o uso de tecnologias educacionais podem ser um fator limitante para cada problema que, por ventura surgirem. Não existe estudo que comprovem que o excesso de recursos de apoio prejudiquem um desenvolvimento de uma atividade docente, mas a falta e principalmente a ausência deles podem colocar em risco o aprendizado.
	
Referências
CARARA, M L. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E VULNERABILIDADE SOCIAL SOB A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR . Acesso em 01/12/2020: <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Artigo-Mariane.pdf>
PEREIRA, S. E. F. N. REDES SOCIAIS DE ADOLESCENTES EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM OS RISCOS DE ENVOLVIMENTO COM O TRÁFICO DE DROGAS. 2009. 320 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Acesso em 01/12/2020 < https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/4416/1/2009_SandraEniFernandesNPereira.pdf>
PILLON, A E. et al. O ENSINO HÍBRIDO (BLENDED LEARNING) COMO METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATUAL: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO NORTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Joinville – SC. Acesso em 01/12/2020 < https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0368-1.pdf>

Continue navegando

Outros materiais