Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AVALIAÇÃO FAVENI SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: SUS
· Sobre a história da saúde pública no Brasil, marque a alternativa correta
Resposta Marcada :
As Santas Casas foram, durante décadas, a única opção de acolhimento e tratamento de saúde para quem não tinha dinheiro. Elas eram fundadas pelos religiosos e, num primeiro momento, conectadas com a ideia de caridade – entre o século XVIII e o ano de 1837.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A VIII Conferência Nacional de Saúde foi um marco na história do SUS. Marque a alternativa que contenha os temas principais dessa conferência:
Resposta Marcada :
A saúde como dever do Estado e direito do cidadão; A reformulação do Sistema Nacional de Saúde; O financiamento setorial.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Ministério da Saúde
2. Secretaria Estadual de Saúde (SES)
3. Conselhos de Saúde
4. Comissão IntergestoresBipartite (CIB)
5. Comissão Intergestores Tripartite (CIT)
( ) Participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos municípios em articulação com o conselho estadual e participa da Comissão IntergestoresBipartite (CIB) para aprovar e implementar o plano estadual de saúde.
( ) Foro de negociação e pactuação entre gestores federal, estadual e municipal, quanto aos aspectos operacionais do SUS
( ) Gestor nacional do SUS, formula, normatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações, em articulação com o Conselho Nacional de Saúde
( ) Foro de negociação e pactuação entre gestores estadual e municipais, quanto aos aspectos operacionais do SUS
( ) Cabe a cada Conselho de Saúde definir o número de membros, que obedecerá a seguinte composição: 50% de entidades e movimentos representativos de usuários; 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos
Resposta Marcada :
2,5,1,4,3
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· As responsabilidades do SUS, dos Estados e Distrito Federal incluem:
Resposta Marcada :
Todas as alternativas estão corretas
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· “Entidade representativa dos entes municipais na CIT para tratar de matérias referentes à saúde. ” É a definição de:
Resposta Marcada :
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Dentre a alternativas abaixo, marque a alternativa que não contenha exemplos da legislação básica do SUS:
Resposta Marcada :
Leis nº 8.080 e nº 8.142, ambas de 1990
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· Sobre os recursos e gestão financeira do SUS, marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) São considerados de outras fontes os recursos provenientes de: alienações patrimoniais e rendimentos de capital; ajuda, contribuições, doações e donativos da iniciativa privada.
( ) As atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em saúde serão co-financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelas universidades e pelo orçamento fiscal, além de recursos de instituições de fomento e financiamento ou de origem externa e receita própria das instituições executoras.
( ) Para o estabelecimento de valores a serem transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios, será utilizada a combinação dos seguintes critérios, segundo análise técnica de programas e projetos: perfil demográfico da região; desempenho técnico, econômico e financeiro no período anterior
( ) As receitas geradas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) serão creditadas diretamente em contas especiais, movimentadas pela sua direção, nas três esferas de poder
Resposta Marcada :
F,V,V,F
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O Programa Nacional de Imunizações tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Com relação a esse programa, marque a alternativa incorreta.
Resposta Marcada :
A legislação específica sobre imunizações e vigilância epidemiológica (Lei 6.253 de 30-10-1975 e Decreto 78.233 de 30-12-76) deu ênfase às atividades permanentes de vacinação e contribuiu para fortalecer institucionalmente o Programa.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O SIA – Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, foi criado em 1992 e implantado a partir de julho de 1994. Analise as sentenças abaixo e em seguida, marque a alternativa correta, sobre as funcionalidades desse sistema:
1. Gera informações gerenciais às Secretarias de Saúde Municipais e Estaduais;
2. Gera mensalmente informações para o crédito bancário;
3. Produz relatórios com informações detalhadas que auxiliam os processos de Controle, Avaliação e Auditoria;
4. Coleta, processa e valida dados apresentados pelas Unidades Prestadoras de Serviço e pelos Conselhos de Saúde
Resposta Marcada :
Há uma sentença incorreta
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Para que toda a população conheça os seus direitos e deveres diante do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) criou a Carta dos Diretos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde. Dentre as alternativas abaixo, o que não representa os direitos dos usuários do SUS descritos nessa carta é:
Resposta Marcada :
A participação em pesquisa que envolva ou não tratamento experimental sem que tenha garantias claras de sua liberdade de escolha e, no caso de recusa em participar ou continuar na pesquisa, não poderá sofrer constrangimentos, punições ou sanções pelos serviços de saúde
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total9 / 10