Buscar

TEMA 2 - Educação Financeira

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina de Tópicos Especiais em Administração
Prof. Dr. Ana Claudia Machado Padilha
Acadêmicos: Camila Maldaner, Gabriela Comin Gatto e Regina Rodigheri
Convidado: André Verginio Micheletto
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Responda as questões relacionadas ao tema da aula.
1. Para construir reservas, atingir metas ou alcançar a independência financeira, é necessária disciplina diária e foco nos objetivos atuais e futuros.
Nesse âmbito, cite três ações primordiais que contribuem para o equilíbrio financeiro pessoal, destacando sua importância frente ao atual contexto de adversidades ocasionadas pela pandemia.
Controle de gastos- é preciso ter um controle de gastos, e fazer a simples pergunta, quero? Posso? E, PRECISO?, Pois percebe-se na maioria dos brasileiros comprando coisas desenfreadamente, sem utilidade, e fazendo dividas e carnes par 12x 36x etc, com juros altíssimos, se o seu objetivo não for possível agora, espere juntar mais dinheiro, pois se for comprar financiado ,você acapa pagando 2x pelo mesmo produto. ex( casa, carro...), fora a desvalorização.
Criação/”expansão” da renda: Para se ter um equilíbrio financeiro, e sair do atoleiro de dividas, é preciso de alguma forma, ganhar ais, tanto com “upgrade” do cargo onde trabalha, ou até um emprego novo, , mas é primordial ganhar mais.
Reduzir custos – não adianta ganhar mais e continuar gastando se quiser que sobre dinheiro, é necessário reduzir custos, e usar esse dinheiro em uma reserva de emergência, para depois investir em algo.Nçao adianta pagar de patrão se não tem dinheiro nem pra gasolina, melhor dar meio passo para trças e daqui uns meses dar 4 para frente.
2. Além da gestão financeira pessoal, inclui-se a gestão financeira organizacional. Imagine o contexto em que o empresário, proprietário de um negócio, que não possui o entendimento de separação do “caixa” da empresa com a gestão financeira pessoal. Em determinados momentos, pode-se identificar uma falta de entendimento e confusão, misturando a gestão de finanças pessoas com a empresarial. Que tipo de conselho, orientação, você recomendaria a um empresário, administrador que apresenta esse tipo de conduta? Em que circunstância essa postura poderá interferir negativamente nos negócios e na gestão financeira particular?
Primeiramente, se a empresa tiver “aliviada”, pode-se tirar UMA PARTE do excedente , após pagar todos os custos, despesas, fornecedores, e funcionários.
Geralmente, dono de empresa não possui salario, mças também nçao pode tirar todo o caixa para si, é necessário deixar no mínimo 3 meses de caixa de custos fixos(ex aluguel,funcionários,), para ter uma folga caso aconteça algo.
Se continuar retirando o caixa desenfreadamente poderá virar uma bola de neve e não ter dinheiro pra “dar a volta”.
3. No seu entendimento, a educação financeira é importante para o futuro ao considerar as adversidades que podem interferir na manutenção da renda e, especialmente, a aposentadoria? Que tipo de recomendações faria para essas circunstâncias?
Sim, muito importante, deveria sem obrigatório todas escolas ter essa matéria, no ligar de tanta coisa inútil, como filosofia, e sociologia),
Com educação financeira as pessoas tem uma base de como funciona o mercado.
Infelizmente, para alguns, não existirá mais aposentadoria do governo, no max 20, 30 anos) , caso queira parar de trabalhar, é necessário já ir guardando uma quantia por mês/ ano, para no futuro ter um dinheiro para retirar por mês e usufruir da aposentadoria.

Continue navegando