Buscar

PROVA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL.
QUESTÃO 6.
(NC | UFPR – 2019) Considere abaixo o trecho inicial de uma notícia publicada na revista Superinteressante (edição 394, out/2018):O exame que dedura o pé na jaca
Que atire a primeira pedra quem nunca quebrou a dieta. É uma prática comum que, em certos casos, pode ter consequências perigosas.
Os segmentos abaixo dão continuidade a esse trecho inicial, mas estão fora de ordem.
( ) Proteínas e gorduras, por exemplo, são transformadas em aminoácidos e lipídeos. Os níveis dessas moléculas variam de acordo com a sua dieta.
( ) Um vegano possui um conjunto de dez metabólitos no sangue que é totalmente diferente de quem come carne.
( ) A dieta DASH, por exemplo, é usada como tratamento para hipertensão. Descumprir o regime, então, é equivalente a interromper um remédio.
( ) Os cientistas só precisaram encontrar o “perfil” de quem segue a dieta à risca. Quem difere desse padrão é fatalmente denunciado, como num bafômetro da junk food.
( ) Foi pensando nos hipertensos que cientistas criaram um exame de sangue dedo-duro. O teste se baseia nos metabólitos processados durante a digestão.
Numere os parênteses, identificando a sequência que dá lógica discursiva ao texto.
A 4 5 1 3 2.
B 3 4 2 5 1.
C 3 4 1 5 2.
D 5 2 4 1 3.
RESPOSTA : C
O exame que dedura o pé na jaca
Que atire a primeira pedra quem nunca quebrou a dieta. É uma prática comum que, em certos casos, pode ter consequências perigosas.
A dieta DASH, por exemplo, é usada como tratamento para hipertensão. Descumprir o regime, então, é equivalente a interromper um remédio.
Os cientistas só precisaram encontrar o “perfil” de quem segue a dieta à risca. Quem difere desse padrão é fatalmente denunciado, como num bafômetro da junk food.
Proteínas e gorduras, por exemplo, são transformadas em aminoácidos e lipídeos. Os níveis dessas moléculas variam de acordo com a sua dieta.
Foi pensando nos hipertensos que cientistas criaram um exame de sangue dedo-duro. O teste se baseia nos metabólitos processados durante a digestão.
Um vegano possui um conjunto de dez metabólitos no sangue que é totalmente diferente de quem come carne.
Questão 4 
“Para um paciente com nariz escorrendo, garganta dolorida e tosse, antibióticos não são necessários. A tosse deve passar no intervalo de duas a três semanas”. Essas duas frases poderiam ser encadeadas, sem prejuízo de significado, por meio da expressão:
· A
embora.
· B
porque.
· C
por isso.
· D
porém.
· E
bem como.
QUESTÃO 5.
- Na frase “os pesquisadores precisaram da ajuda de ‘colecionadores de frutas’ do interior de São Paulo, já que elas são tão pouco conhecidas”, o termo sublinhado poderia ser substituído, sem nenhuma alteração no significado da sentença, por: 
a) como.
 b) por causa que.
 c) mas. 
d) tanto que.
 ►e) visto que.
QUESTÃO 2 
Imagens de uma câmera de monitoramento registraram o momento em que um navio encalha ao realizar manobra de saída do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a Praticagem de São Paulo, todos os procedimentos foram adotados corretamente com o prático (profissional responsável por orientar o comandante nas manobras) a bordo. A gravação mostra o trabalho de rebocadores, que levaram mais de uma hora para retirá-lo do local. A Marinha do Brasil investiga o acidente. (Adaptado de: . Acesso em 11 nov. 2017.) 01 – 
O pronome sublinhado no trecho faz referência: 
a) ao prático.
 b) ao trabalho do rebocador.
 ►c) ao navio. 
d) ao comandante.
 e) ao momento.
QUESTÃO 3
- O trecho a seguir é o início de um texto publicado no site da revista Ciência Hoje (). Mais uma vez, vem do lixo a produção de objetos que ajudam a melhorar a vida de moradores de comunidades carentes. Ao juntar copos de café descartados e cascas de coco de babaçu, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPa) transformaram esses rejeitos em lajotas tão resistentes e belas quanto as disponíveis no mercado, de modo a forrar o chão de residências populares. 
Numere os parênteses a seguir, estabelecendo a ordem textual lógica das ideias que dão continuidade ao texto acima.
 ( ) O produto, batizado de ecopiso e com patente já registrada, será fabricado e aplicado agora por pescadores de Colares, município do nordeste paraense.
 ( ) Depois de analisar os rejeitos, ela concluiu que as cascas do coco, associadas a copos de café descartáveis, formavam uma mistura muito consistente e ideal para a fabricação de pisos: o plástico (poliestireno) e a fibra do babaçu juntos conferem dureza e resistência às lajotas comparáveis às encontradas no mercado, mas a um custo de produção muito inferior.
 ( ) Além disso, o material é menos pesado e confere maior conforto térmico.
 ( ) Buscando uma alternativa barata para cobrir o chão batido de casas de mulheres que trabalham como abridoras de coco de babaçu, no Maranhão, a engenheira mecânica Poliana Borges Bringel examinou o lixo dessa comunidade durante sua pesquisa de mestrado na UFPa, em 2007. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.
 ►a) 4 – 2 – 3 – 1.
 b) 1 – 4 – 3 – 2. 
c) 3 – 4 – 2 – 1. 
d) 4 – 3 – 1 – 2.
 e) 1 – 3 – 2 – 4.
QUESTÃO 1 
Considere o seguinte texto:
Desde o início do ano, foram encontrados 16 macacos mortos por febre amarela nas cidades de Ubatuba, Peruíbe, Itanhaém, São Sebastião e Caraguatatuba. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Marcos Boulos, os macacos mortos no inverno ________ que o vírus ainda está em circulação pelo litoral, não ________ restrito ao verão, quando é mais comum. “Tem que vacinar, não ______ história. O verão promete ser de muitos casos, se as pessoas não _________ protegidas”, afirma.
<Fonte:<https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/casos-de-febre-amarela-poem-cidades-do-litoral-paulista-em-alerta-no-feriado.shtml>.Acesso em 05 set. 2018.)
Assinale a alternativa que completa as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto:
· A
indicaram – estando – terá – estivessem.
· B
indicam – estão – tem – estão.
· C
indica – está – tem – estejam.
· D
indicam – estando – tem – estiverem.
· E
indicaram – tem estado – teve – estivessem.
QUESTÃO 9
Memorando
Para: Temístocles Gregoriano                     Setor: Produção
Data: 15/12/2012.
Assunto: Férias
Considerando que, até o momento, não recebemos a programação de férias de seu pessoal para o ano de 2013, e que precisamos terminar nosso relatório até 23/12.
Perguntamos quando é que você vai nos enviar estas informações.
Precisamos delas, o mais rápido possível.
Grato pela atenção,
José da Silva
(Enade 2018) O memorando apresentado contém algumas falhas, considerando-se os princípios básicos da redação empresarial. Sobre essas falhas, avalie as afirmações a seguir.
I. No memorando faltam elementos para a identificação correta do remetente.
II. Há erros de pontuação e organização textual no memorando apresentado.
III. A linguagem empregada no texto é inapropriada.
IV. O objetivo da mensagem contida no texto é incompreensível.
É correto o que se afirma em
A) III, apenas.
B) I e IV, apenas. 
C) II e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 10.
Considere o seguinte trecho:
É um processo fundamental _______ vida, mas não é nada simples. Tanto que, durante _______ evolução, animais primitivos – como os vermes que viviam _______ 600 milhões de anos – foram desenvolvendo uma rede de neurônios no sistema digestivo.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
· a) à – a – há.
· 
QUESTÃO 11.
Desmarcar o encontro com o contatinho, cancelar uma reunião de negócios ou sair mais cedo de um aniversário: suspender compromissos leva ____ sensação de liberdade. Amy Banks, neurobiologista, terapeuta especializada em relacionamentos e autora do livro Wired to Connect (sem edição no Brasil), afirma que ____ explicação para isso é simples. Algumas pessoas possuem a programação tão cheia que eliminar uma atividade é uma forma de conseguir
uma folga para si. A pesquisadora afirma que ____ pessoas subestimam o quanto conseguem dar conta das coisas. Por isso, cancelar um compromisso é prazeroso, já que o tempo livre é realmente necessário. Além disso, a satisfação pode estar relacionada com o que você pensa da outra pessoa. ____ relações em que não existem sentimentos mútuos e encontrar essas pessoas pode ser estressante. Então, sentimos alívio ao cancelar o compromisso. (Disponível em: . Acesso em 08 nov. 2017)
 01 - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: 
a) a – à – as – Às.
 b) a – há – há – As.
 ►c) à – a – as – Há.
 d) a – à – às – As. 
e) à – a – às – Há
QUESTÃO 11.
(NC | UFPR – 2019) Adaptada - A respeito dos diferentes meios de comunicação, considere as afirmativas abaixo:Carta Comercial é um meio de comunicação muito usado na indústria e no comércio. A linguagem deve ser clara, simples, objetiva e correta.
A Mensagem Eletrônica é como qualquer outra mensagem escrita. Requer os mesmos cuidados de clareza, simplicidade, coerência, coesão entre as ideias e precisão. Ao redigir um e-mail, o redator ocupa-se em dar resposta aos seguintes elementos: o que, para quem, para que, quando ocorreu o fato, como e por que.
Relatórios Administrativos são comunicações produzidas pelos membros de uma organização, desde que requeridos ou utilizados pelos administradores. O relatório menos frequente é o informal, ou seja, aquele oriundo de uma conversa, conferência, carta ou memorando.
Assinale a alternativa correta.
A Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
B Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
D As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Letra B: a Carta Comercial é um instrumento comunicativo que costuma ser preponderantemente utilizada nos setores comerciais e industriais, sendo que sua linguagem é objetiva, seguir a norma padrão, ser simples e curta.
Já as Mensagens Eletrônicas funcionam tal como quaisquer outras mensagens escritas, o que implica na necessidade de elementos como a clareza, simplicidade, coerência, coesão e a precisão, a fim de que o receptor compreenda a mensagem.
QUESTÃO 12.
Em um portal de notícias sobre celebridades, lê-se o seguinte enunciado, ao qual segue umconjunto de fotos de atores e atrizes.Confira quem são os famosos cinquentôes que só melhoram com o tempoConsiderando que o propósito do enunciador — de enaltecer a resistência dos famosos à ação dotempo— é comprometido pela ambiguidade de sentido decorrente da estrutura sintáfica do enunciado,avalie as seguintes propostas de reescrita, para evitar a ambiguidade da sentença.I. Confira quem são os famosos cinquentões que, com o tempo, só melhoram.II. Confira quem são os famosos cinquentões que melhoram só com o tempo.III. Confira quem são os famosos cinquentões que, só com o tempo, melhoram.É correto o que propõe em@ \, apenas.@ III, apenas.
A alternativa correta é a letra A: I, apenas
A oração "Confira quem são os famosos cinquentões que, com o tempo, só melhoram" apresenta a ideia de que a partir do passar dos anos, os famosos melhoram a sua aparência.
Portanto a frase evidencia que o enunciador exalta a resistência dos famosos à ação do tempo.
O enunciador utiliza a conjunção "com" que permite dizer que traz a ideia de companhia.
As demais orações não são condizentes porque apresentam que só o tempo irá conseguir mudar esses artistas. Uma visão diferente do que se pede na questão.
QUESTÃO 13.
Imagens de uma câmera de monitoramento registraram o momento em que um navio encalha ao realizar manobra de saída do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a Praticagem de São Paulo, todos os procedimentos foram adotados corretamente com o prático (profissional responsável por orientar o comandante nas manobras) a bordo. A gravação mostra o trabalho de rebocadores, que levaram mais de uma hora para retirá-lo do local. A Marinha do Brasil investiga o acidente. (Adaptado de: . Acesso em 11 nov. 2017.)
02 - No trecho acima, os parênteses foram usados para:
 a) inserir uma opinião do autor.
 b) explicar os procedimentos adotados.
 c) dar ênfase ao ocorrido. 
►d) inserir o significado de uma palavra. 
e) comprovar que não houve culpa humana.
QUESTÃO 7.
Atualidades » Opinião » Migrações: por uma legislação exemplar
Migrações: por uma legislação exemplar
17/03/2017
Alex André Vargas e Camila Asano
Aviso importante: o conteúdo e as opiniões expressas nestes artigos são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o posicionamento oficial de Médicos Sem Fronteiras.
O ano de 2016 passará aos livros como um dos períodos mais difíceis para os direitos humanos da breve história democrática brasileira. Retrocessos foram sentidos em quase todos os âmbitos, com algumas importantes exceções – e uma delas é a área de migrações.
Em dezembro, a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que, se confirmada pelo Senado e sancionada pela Presidência, substituirá, por fim, o retrógrado e inconstitucional Estatuto do Estrangeiro, criado durante a ditadura.
A aprovação da nova lei chega em um momento crucial. O número de migrantes no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, principalmente por conta do afluxo de haitianos que buscavam saída para o agravamento da crise humanitária no país depois do terremoto de 2010.
Mesmo assim, os migrantes ainda representam menos de 1% da população brasileira – índice bastante inferior aos verificados em outros países da região. O mesmo acontece se analisamos apenas o universo de refugiados: apesar do aumento de 2.868% no número de refúgios concedidos nos últimos seis anos, esse grupo totalizava pouco mais de 8,8 mil pessoas em abril de 2016, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça.
Nos últimos quatro anos, a entrada de haitianos no Brasil impulsionou diversos debates e evidenciou a ausência de políticas públicas para essa população, além dos entraves burocráticos para a obtenção de documentos e a discriminação imbricada na nossa sociedade.
Várias dessas questões foram levadas à 1º Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes, realizada em São Paulo em 2013, à Conferência sobre Migrações e Refúgio (Comigrar), organizada pelo Ministério da Justiça em 2014, ao Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM), em 2016, e ao I Diálogo de Participação Social, promovido pelo Conselho Nacional de Imigração em novembro de 2016.
Esses encontros diversos tiveram em comum a conclusão de que o Brasil precisa, de maneira urgente, de um novo marco legal para as migrações que esteja em sintonia com os princípios internacionais de direitos humanos. Nesse sentido, o texto aprovado pela Câmara – e agora em revisão no Senado – traz grandes avanços.
RESPOSTA: LETRA A ( 2-5-1-4-3).
QUESTÃO 8.
O texto a seguir contém trechos de uma entrevista dada por Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, sobre a volta da febre amarela e da zika no Brasil, para a revista Pesquisa Fapesp. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.
1. Como está seu trabalho sobre febre amarela? 2. A febre amarela vai voltar? 3. Todos no país deveriam ser vacinados? 4. Como explicar a volta do sarampo e outras doenças que estavam controladas?
( ) É provável, principalmente em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná, por causa da dispersão do vírus nesses estados. Mesmo no inverno, houve relatos de mortes de macacos por febre amarela no litoral paulista, sinal de que o vírus continua se espalhando. ( ) A vacinação deve ser feita com cautela, mas, a meu ver, tem de vacinar o país inteiro. Defendo isso desde os episódios em Minas Gerais nos anos 1990. ( ) Com uma aluna de doutorado, Milene Silveira Ferreira, estou concluindo um estudo sobre a evolução da doença em macacos do gênero Saimiri, o micode-cheiro, para entender por que um paciente que está bem de repente piora e morre. ( ) A dificuldade de controlar as epidemias de doenças antigas ou evitar a introdução
no país de vírus originários de outros locais tem várias causas. Uma é a movimentação cada vez mais intensa e rápida de pessoas de um lado para outro do planeta. Esse é um poderoso mecanismo de disseminação de doenças, que não se consegue impedir. No Brasil, onde a estrutura de saúde e do sistema de vigilância é ainda falha e passiva, é quase impossível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
· A
2 – 1 – 4 – 3.
· B
4 – 1 – 2 – 3.
· C
2 – 3 – 1 – 4.
· D
3 – 2 – 4 – 1.
· E
3 – 2 – 1 – 4.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando