Buscar

ATIVIDADES SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADES GLENDA 
CAMILLA RODRIGUES LIMA AGUIAR
ADMINISTRAÇÃO - MANHÃ
ENCONTRO 1 
ATIVIDADE SLIDE 1
Faça uma análise ambiental para uma empresa no ramo de restaurante. 
INTERNA 
PONTOS FORTES
Atendimento ao Cliente
Qualidade da Comida
Horários de Funcionamento
Instalações Físicas
PONTOS FRACOS
Desperdício de Comida
Estacionamento Pequeno
Capacitação dos Garçons
Marketing Digital
OPORTUNIDADES
Parcerias com Empresas para os funcionários almoçarem ou jantarem
Aumento da Renda
Mudança Cultural dos clientes quanto a outro tipo de comida (ex. japonesa, fast food)
AMEAÇAS
Concorrentes
Legislação
Aumento dos produtos
Falta de atrativos (ex. pet friend, parquinho ou local de brincar para crianças).
ATIVIDADE SLIDE 1 INTRODUÇÃO
1 – Como respondido em aula, acho que a APPLE investe muito no setor de criação, sendo assim ela sempre esta a frente das outras empresas, as maiores equipes dentro da empresa são nesta área o que proporciona sempre estarem um passo na frente, sendo assim vendem a tecnologia antes.
2 – Ela não está voltada somente para computadores, ela cria programas que somam ao mesmo, como pacote office, photoshops, dentre outros, ou seja ela continua faturando até hoje porque se dedica a outros produtos.
3 – A coca cola é líder de mercado porque somente ela possui a receita do refrigerante mais vendido mundialmente, o que a faz ter o maior e único diferencial, ela nunca irá deixar de ser líder de mercado porque tem a Coca-cola e além disso desenvolveu outros produtos como o suco, que caíram na preferencia das pessoas, ou seja ela não trabalha com apenas um produto mais com vários, o que aumenta sua lucratividade.
ENCONTRO 2
ATIVIDADE SLIDE
1) Até que ponto as lanchonetes no entorno da faculdade podem motivar os alunos a frequentá-las pelo menos três vezes por semana ʔ
Lanchonete dentro da faculdade
A lanchonete deveria de trabalhar com combos de lanches, e no turno da manhã colocar todos os itens do cardápio a disposição, porque são somente alguns, eles informam que não a público para tal, por tanto todos os dias são as mesmas coisas, não tem variedade.
2) A voz do cliente
Apresentar o ponto de vista do cliente em relação a esses estabelecimentos e sua frequência de uso. (10 entrevistados)
Entrevistei os meus pais, que deram a opinião quanto ao Apoio como sendo um dos melhores locais para se fazer compras tendo em vista os preços atrativos e as promoções no atacado, sendo possível comprar sem precisar possuir um CNPJ. Quanto ao Mc Donalds, informaram que é um ótimo local pois possui o drive in e os lanches possuem preços populares.
ATIVIDADE 
Grupo 1 – Motivos que levam a estudar uma empresa (p.11-12)
Com base no conteúdo do Livro Didático responda:
1. Quais fatores nos levam a estudar uma empresa?
Uma estratégia não pode ser simplesmente copiada, sendo necessário estudar, entender e depois adaptar a estratégia de uma empresa para o cenário e realidade em que o tomador de decisões está, o que nos leva a estudar a empresa é justamente isso, ter que conhece-la para tomar as decisões corretas, pois não é possível mudar algo na empresa sem conhecer do que se trata.
2. Explique as perspectivas de Kotler (2000) e Porter (1989) sobre o assunto.
Kotler afirma que uma empresa não pode simplesmente oferecer produtos e serviços aleatoriamente no mercado, pois os consumidores precisam ter necessidades ou desejos inerentes aos produtos e serviços oferecidos, já Porter nos fala sobre as vantagens competitivas que uma empresa deve desenvolver para sobreviver no mercado. Vejo que os dois defendem a mesma teoria sobre o assunto, ou seja o produto tem que ser oferecido de acordo com o cliente, é esta vantagem competitiva que se bem trabalhada irá fazer o mesmo sobreviver no mercado, o produto tem que ser bom como observado por Kotler para assim se consolidar no mercado como falado por Porter, uma teoria caminha junto a outra, para no final alcançar o objetivo.
3. Dê exemplos.
Vejo exemplos dessa situação na Aplle, como sou cliente, recebo cerca de 1 vez ao mês mensagens do suporte perguntando sobre a nossa experiência, o que estamos achando ou se tem algo a melhorar, isso faz com que ela não só ofereça produtos mais, nos ouça e crie produtos que atenda nossas necessidades, no entanto hoje ela é um dos maiores exemplos de sobrevivência do ramo, é líder de vendas desde que foi lançado seu maior produto o telefone Iphone.
ENCONTRO 3 
ATIVIDADE DO SLIDE E DO WORD
Atividade Aula
Veja a seguinte situação da West Coast:
A West Coast, uma fábrica de calçados brasileira, instalada em Ivoti, Rio Grande do Sul, foi criada em 1987 com o objetivo de atender ‘pessoas sempre em movimento’. Seus principais produtos são voltados para os chamados esportes outdoor: chinelos com tiras de nylon acolchoadas e botas. Sua linha de produtos cresceu e se diversificou, mas sempre na mesma direção: calçados esportivos. 
Uma década depois a empresa decide ampliar os investimentos, com foco na praticidade. Desenvolve uma linha de calçados mais urbana, produtos que pudessem se adaptar a diferentes situações do dia a dia. Contudo, sua linha ainda era masculina. A empresa se firma no mercado nacional e internacional, estando presente em mais de 70 países.
Em 2005, a empresa começou a produzir calçados femininos sob a marca Cravo & Canela. Como parte do delineamento estratégico, em 2007 a empresa inaugura uma nova sede em Ivoti com mais de 6 mil metros quadrados de área construída, com 170 profissionais que produzem 2,4 milhões de pares de calçados por ano.
Questão
Imagine que você seja o CEO da West Coast. Você está ciente de que, para capitalizar o futuro, deve entender os fatores dos ambientes geral, operacional e interno da empresa e responder a eles de maneira apropriada. Considere então a iniciativa do grupo de marketing da marca Cravo & Canela.
Em 2010 a área de marketing da Cravo & Canela entendia que a empresa precisava estreitar seu relacionamento com o seu público-alvo. Afinal, a indústria West Coast vinha de uma tradição com calçados masculinos. A marca feminina criou então o projeto denominado Fervo de Moda. Selecionou, em diferentes mídias sociais, um grupo de blogueiras jovens, de diferentes tribos e consideradas em dia com as tendências de moda, e as chamou para conhecerem o processo produtivo e participarem da tarefa de criação de uma nova coleção. Apoiadas por designers da empresa. 
Fonte: CERTO, Samuel C. et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. (p-35-36).
1) Refletindo sobre a iniciativa dessa nova realidade (marca feminina), selecione os fatores de cada um dos níveis ambientais (um fator de cada nível) que podem causar um impacto positivo para o sucesso da Cravo & Canela. Depois relacione os fatores que podem ser negativos para o futuro dessa marca feminina dentro do grupo West Coast.
Ambiente Geral 
Positivo – Econômico – Mulheres tendem a gastar mais dinheiro comprando sapatos.
Negativo – Político – Podem surgir novos impostos e ficar mais caro.
Ambiente Operacional
Positivo – Cliente – Mulheres compram vários modelos de sapatos.
Negativo – Concorrência – São muitas empresas que investem em calçados femininos, é necessário sempre estar inovando.
Ambiente Interno 
Positivo – Marketing – Investiram em blogueiras jovens, o que irá atrair muitas clientes, afinal hoje em dia tudo gira em torno das mídias sociais.
Negativo – Pessoal – Por mais que haja investimento tem mulheres que por motivo pessoal se fidelizam a uma marca ex. vizzano, anos no mercado produzindo somente sapatos femininos, isso pode ser um fator negativo o acesso a esse público.
2) Aplique as abordagens projetiva e prospectiva e crie cenários para a empresa Cravo & Canela. Lembre-se de aplicar os módulos de interação interatuastes.
ANÁLISE SWOT
INTERNA 
PONTOS FORTES
Clientes Mulheres
Variedade dos produtos
PONTOS FRACOS
Marca Nova
OPORTUNIDADES
Parcerias com as Blogueiras
Mudança do público alvo
AMEAÇAS
Concorrentes
Aumento da matéria prima
ENCONTRO 4
Atividade Pré-Aula
I. De acordo com o vídeo:
a) O que é Cenário Empresarial?
Ele é utilizado para análises do planejamento estratégico, já que elas servem para mostrar e antecipar as previsões futuras em cima dos resultados planejados e esperados pelo departamento de marketing da empresa.
b) Qual foi o método descrito para a construção de cenários?
Abordagem Prospectiva.
c) Comente sobre a aplicação de cenários no ambiente empresarial?
É de extrema importância aplica-la, pois as empresas tem de estar atentas a essas mudanças, sejam elas no comportamento dos consumidores, econômicas ou governamentais, ou até mesmo concorrenciais, as empresas tem que analisar detalhadamente o seu posicionamento neste cenário econômico, prever e prevenir que fatores negativos as influencie, e só é possível utilizando os para auxiliar na tomada de decisão.
ATIVIDADE SLIDE 4
Faça a análise SWOT da faculdade Pitágoras de Contagem.
ANÁLISE SWOT
INTERNA 
PONTOS FORTES
Professores Especializados e Treinados
Livros Didáticos Gratuitos
Salas de aula climatizadas com ar condicionado
Laboratórios de Informática bem estruturados
PONTOS FRACOS
Falta de informação aos alunos
Não atenderem aos telefones 
Aulas online
OPORTUNIDADES
Abrir novos cursos
Mais turmas de manhã
AMEAÇAS
Concorrentes
Aumento da mensalidade
Alterações Culturais
Mudanças constantes na Grade Curricular
Exemplifique a matriz BCG. Pode escolher qualquer produto, serviço ou empresa.
Empresa Produtos Recanto da Mata.
Estrela - Cachaça, em Garrafa, Branca, Amarela e Safra Especial, em Garrafões, Tonéis e Rapadura.
Vaca Leiteira - Venda direta, da cana de açúcar.
Interrogação – Artesanatos.
Abacaxi – Melado e Açúcar Mascavo.
ENCONTRO 5 
ATIVIDADE 5
Atividade Pós-Aula 
De acordo com o conteúdo da Seção 2 (p.67-72), do livro Simulação Empresarial, responda as seguintes questões:
a) Qual é a necessidade de se analisar o Ambiente Externo antes da tomada de decisão?
É extremamente necessário, pois através dela é possível analisar as oportunidades e ameaças, bem como a posição dos produtos perante ao mercado e, como ela deseja estar no futuro.
b) Faça uma síntese dos conceitos: Dimensão Sistêmica e Dimensão Funcional. Qual é a diferença entre as duas?
Nos Sistêmicos é possível utilizar todas as áreas da empresa e suas correlações, ele é de maneira mais ampla pois poderá acessar todos os níveis e setores da empresa já nos funcionais como o foco é somente uma área seja ela marketing, financeiro etc, é possível fazer uma avaliação mais precisa, afinal iremos utilizar todos os recursos empregados para aquele fim, a diferença das duas é justamente essa de ser uma análise mais ampla ou mais focada que a empresa deseja obter com o resultado dos jogos.
c) As organizações são orientadas para um melhor aproveitamento dos produtos escassos. Sendo assim, quais são as duas naturezas que as organizações perseguem?
São a orientação para os lucros e riquezas, focando a parte financeira da empresa e dos acionistas e orientação para a responsabilidade e o bem-estar social das pessoas, valorizando o humano como seu maior bem e patrimônio.
ENCONTRO 6
ATIVIDADE PRÉ AULA
Atividade Pré Aula
Assistir ao vídeo disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=BUSWMtDKFq4
Questões:
1) O que são ambientes Simulados?
Ambientes simulados têm como objetivo uma simulação mais próxima da realidade para que os jogos expressem resultados próximos a realidade, e pode ser o mais variado possível, pois irá depender da escolha do software que será utilizado pelo professor para ministrar a simulação empresarial.
2) Comente o ambiente apresentado e suas contribuições para a empresa – Petrobras.
A Petrobras lançando esse centro de realidade virtual, irá contribuir para que quando a equipe chegue ao mar ela não tenha surpresas, achei muito interessante essa visão de futuro que a mesma está desenvolvendo, quando cita a questão molecular ou para a tele presença com os robôs, concordo plenamente com o gestor, afinal as mudanças sofridas durante todos estes anos impactam diretamente no modo em que a empresa tem que estar preparada para o futuro que virá, realmente será fabuloso e inovador contar com uma simulação do futuro.
ATIVIDADE PÓS AULA
"Aprendizagem em ambiente simulado: Solução para empresas, oportunidade para os jovens
 por Giro Sustentável [ 28/06/2017 ] [ 16:49 ] Atualizado em [ 28/06/2017 ] [ 16:54 ]
"Sempre se ouviu entre os jovens prestes a ingressar no mercado de trabalho a seguinte reclamação:
“Todos os lugares exigem experiência. Mas como eu vou ganhar essa experiência se não há vagas para pessoas sem experiência”??
E foi com o intuito de amenizar esse problema que surgiram os contratos de aprendizagem. Por intermédio desses contratos, previstos na CLT e regulamentados pelo Decreto 5.598/2005, jovens e pessoas com deficiência podem, ao mesmo tempo em que estudam uma nova profissão, ter a oportunidade de vivenciar a prática dessa profissão, mesclando aulas teóricas e práticas que garantem a tão importante experiência e, com isso, uma formação integral.
Para que as empresas contratem esses aprendizes, a lei instituiu ainda uma cota de no mínimo 5% e no máximo 15% dos funcionários. Assim, uma empresa que possua 100 funcionários deverá contratar no mínimo 5 e no máximo 15 aprendizes para cumprir a cota legal." (Fragmento)
"Artigo escrito pelo advogado Daniel Dammski Hackbart, especialista em Gestão Estratégica de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, integrante do escritórioMarins de Souza Advogados "
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/giro-sustentavel/aprendizagem-em-ambiente-simulado-solucao-para-empresas-oportunidade-para-os-jovens/
Copyright © 2018, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
a) Explique como o ambiente corporativo pode contribuir para a formação de jovens estudantes.
b) É possível afirmar que, neste momento de auxílio à formação profissional, as empresas passam a ser ambientes simulados? Justifique a sua resposta.
ENCONTRO 7
ATIVIDADE PRÉ AULA 7
Atividade Pré Aula – Ler o artigo do Jornal O Globo – Cultura e responder às questões 1 e 2.
Museus em Washington apostam em realidade virtual, simuladores e animações em 3D
Ideia das instituições é engajar o visitante na experiência das exposições
OR PEGGY MCGLONE, DO WASHINGTON POST
24/12/2017 4:30
Sala da mostra ‘Jornada através da Bíblia hebraica’, no Museu da Bíblia: som surround e animações do Velho Testamento para atrair público - SAUL LOEB / SAUL LOEB/AFP
WASHINGTON — Visitantes de uma nova exposição em Washington são transportados pela metade do mundo, até a histórica Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, que muitos cristãos acreditam ser o local onde Jesus foi enterrado e onde ressuscitou.
O tour virtual é um filme imersivo em 3D, ponto alto de “Tomb of Christ” (Túmulo de Cristo), exposição em cartaz até 15 de agosto de 2018 no National Geographic Museum. Ocupando três galerias do prédio, a mostra examina a história, o impacto cultural e a restauração recente de um dos locais mais venerados do mundo. O filme oferece visões do alto da edícula, do santuário que abriga o túmulo e ainda do interior da rotunda abobadada da igreja. Visitantes podem observar a laje de mármore que protege o que os fiéis acreditam ser o local exato do sepultamento.
— É como caminhar nas páginas da revista “National Geographic” — diz a diretora da instituição, Kathryn Keane. — É um papel importante do museu do futuro, o de fazer você se sentir como se realmente estivesse imerso naquele espaço.
Do outro lado da cidade, o novo Museu da Bíblia foi inaugurado no mês passado com atrações que também diluem os limites das exposições, incluindo um divertido passeio, como num parque de diversões, batizado de “Washington revelations” (revelações de Washington), que leva o visitante num voo virtual sobre a capital. Em outras salas, vídeo e música animam
histórias da Bíblia.
Essas experiências representam uma mudança dramática em exposições de museus. Vigorosas e multissensoriais, elas complementam a ambientação tradicional das mostras, com projeções em tela plana e textos de parede. Mais do que observar a história, os visitantes se tornam parte dela.
— É uma nova plataforma de narrativa — diz Kathryn. — Ela nos permite tentar coisas novas para capturar a imaginação dos jovens, principalmente.
 “Tomb of Christ” inaugura um novo espaço no museu, parte do complexo da National Geographic Society. Scanners a laser, ultrapotentes, produziram representações precisas que foram animadas para criar imagens realistas de alta definição. O novo espaço estará habilitado a exibir filmes em 2D e 3D, em 360 graus e outros formatos usados pelos fotógrafos da “National Geographic”, diz Kathryn. Outras experiências imersivas, no futuro, podem incluir um mergulho profundo ao longo de um recife de coral ou uma vista de 360 graus do topo do Monte Everest.
National Geographic Museum promove tour virtual - Oleg Popov
— Estamos tentando aproveitar as novas tecnologias de visualização — diz ela, observando que o museu do qual é diretora e outras instituições ainda estão aprendendo a adaptá-las a suas programações.
Depois do filme em 3D na exposição “Tomb of Christ”, os visitantes entram numa galeria onde displays tradicionais revelam a história por trás do filme. Ali são explicados os detalhes do trabalho de um ano de conservação — conduzido por cientistas da Universidade Técnica Nacional de Atenas e documentado pela equipe da “National Geographic”. 
Mapas e imagens mostram a evolução da igreja através dos séculos, e ainda suas obras de arte antes e depois da restauração. No fim da visita, equipamentos individuais de realidade virtual oferecem ao visitante a oportunidade de explorar por conta própria aquele espaço.
TRINTA MIL FOTOS PARA SEIS MINUTOS DE VOO
No Museu da Bíblia, o simulador de passeio aéreo foi criado pela DyMoRides, empresa que projeta “atrações multimídia e multissensoriais baseadas no movimento”, segundo seu site. Há três anos, o presidente do museu, Cary Summers, procurou o diretor executivo da DyMoRides, David Vatcher, com o projeto de mostrar a conexão entre a Bíblia e os edifícios de Washington. O tour aéreo de seis minutos faz um voo sobre prédios históricos e seu interior abobadado, misturando história, religião e sensações.
Vatcher descreve o passeio virtual como um “CGI (sigla para Computer Graphic Imagery, imagens geradas por computador) foto-realista”. Sua equipe tirou 30 mil fotos que serviram de base para a criação da atração.
Essas experiências podem ser inovadoras, mas muito em breve serão a norma, diz Summers.
— As pessoas querem ser engajadas — diz ele. — A ideia não era a de criar um ambiente à parte, como um Imax, mas fazê-lo parte da experiência daquele andar.
O Museu da Bíblia tem várias outros recursos high-tech para engajar os visitantes. No terceiro andar, por exemplo, há uma visão imersiva do Velho Testamento, que leva o público por salas com som surround e vídeo que dão vida às histórias de Adão e Eva, Caim e Abel e da Arca de Noé.
— É uma forma diferente de cinema — Summers diz. — Algumas vezes, o mundo acadêmico tende a explicar demais as coisas. Isto foi pensado para não fazê-lo.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/museus-em-washington-apostam-em-realidade-virtual-simuladores-animacoes-em-3d-22225041#ixzz5Qiluk32F 
Questão: 
1) Qual é a contribuição da projeção de ambientes para a aprendizagem?
A contribuição é inovadora, afinal quando visitamos um museu vemos no muito fotos, ou documentos históricos em alguns deles, alguma peça da época, por tanto viver isso na realidade virtual 2D ou 3D, nos proporciona viver o momento ou melhor visitar o local sem sair do museu, acho que para os visitantes a absorção do conteúdo será enriquecedora.
2) Como os jogos empresariais e a projeção de ambientes podem ser aplicadas no segmento empresarial?
Tendo em vista que através dos jogos empresariais as empresas conseguem identificar o futuro das empresas, realizar “testes” mesmo em situações que ainda não existem, sendo assim a projeção de ambientes utilizada aliada a ferramenta dos jogos irá propiciar, grande conhecimento, na minha opinião as empresas que utilizarem a mesma, só tende a ganhar, afinal vão conseguir prever situações futuras aprender a resolve-las e assim estarão sempre um passo a frente quando elas vierem a acontecer.
ATIVIDADE SLIDE 7
Apresente um jogo empresarial e suas principais características e funcionamento. Além do produto que está sendo comercializado e às regras do jogo.
Eu iria fazer um jogo para treinamento em casos de negociação de salários entre uma empresa e um sindicato, porque usaria este tema, porque é um tema atual, muitas vezes vemos grandes empresas como a exemplo o correios atualmente entrando em greve porque junto ao sindicato questionam algo que veem como sendo de direito deles, esse jogo iria ser uma espécie de perguntas e respostas dos colaboradores com a empresa, assim ela identificaria antes de ocorrer as greves, os possíveis problemas a serem tratados, as regras do jogo seriam claras em relação a serem sugestões, caso a empresa julgasse como um problema futuro, iria já resolver para estar um passo a frente, assim o índice de greves poderia diminuir.
ATIVIDADE PÓS AULA 7
Atividade Pós-Aula 7 – Com base no conteúdo da seção 2.3 responda as questões abaixo (p.78):
1) Qual é a sua opinião sobre a utilização dos jogos de empresa para o treinamento de colaboradores de uma organização? Eles realmente são válidos? Expressam a realidade e poderão atender às necessidades de uma organização?
Eu acho que os jogos de empresa são o futuro não muito distante, só vejo qualidades ao utilizar o mesmo, realmente são válidos, acho fantástica a ideia de poder realizar um jogo que ajude a identificar problemas e depois trata-los da maneira correta, em algumas vezes até o próprio colaborador da empresa já aponta o problema e a solução, então sendo assim eles estão dentro das expectativas de atendimento das necessidades das empresas.
2) Na empresa em que você trabalha, algum dos modelos apresentados poderia atender às especificidades que você vivencia?
Minha opinião é que poderiam atender sim, afinal a empresa onde trabalho tem problemas a gerir, alguns deles ela ainda nem conhece, mais o problema está ali, com os jogos empresariais ela poderia conhecer a nossa opinião dos de maneira divertida, assim ela conseguiria achar soluções para resolver as situações que podem ocorrer no futuro.
3) Quando utilizados em um programa de treinamento empresarial, os jogos podem gerar diversas vantagens, tais como:
a) O aumento da produtividade e lucratividade
b) O trabalho em equipe e um ambiente sem riscos.
c) Surgimento de novos produtos e marcas.
d) Ganho na distribuição frente aos concorrentes.
e) Aumento da saúde organizacional.
Todos os itens estão corretos, os jogos digitais trazem vários benefícios a empresa que o utiliza, é uma ferramenta que veio para somar e ficar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando