Buscar

Trabalho Puro Sangue inglês

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho Puro Sangue inglês 
Puro-sangue Inglês
ALTURA NA CERNELHA
1,55 a 1,70 m
TEMPERAMENTO
Nervoso, indocilidade e exigente em relação ao regime.
Introdução
Origem
A raça Puro-sangue Inglês (Puro-sangue de Corrida) foi formada na Inglaterra, no início do século XVIII, durante o reinado de Charles II.
Teve como base alguns garanhões Árabes, destacando-se, entre eles, Darley Arabian, Bierley Turk e Godolphin Barb, que foram cruzados com éguas selecionadas.
A seleção da raça foi feita objetivando-se a disputa de corridas de longa distância.
Por suas características nacionais bem definidas pelo rigoroso processo de seleção dos últimos 300 anos, o Puro-sangue Inglês é muito utilizado como melhorador de outras raças, produzindo excelentes exemplares aptos para tração leve e para o esporte, como salto e adestramento, tendo entrado na formação de diversas raças, como Quarto-de-Milha, Mangalarga, Anglo-árabe, etc.
País de origem
Inglaterra
Curiosidades
É considerado o cavalo mais veloz do mundo em média distância, entre 800 e 3.000m, sendo esta, portanto sua principal função, mas também tem aptidão para salto e adestramento.
O Puro-sangue inglês (em inglês: Thoroughbred), também conhecido como PSI, é uma raça de cavalos originária da Inglaterra. Sua principal utilização, devido à sua grande velocidade e estâmina, é em competições esportivas como o turfe (corridas) e o hipismo.
O puro-sangue inglês foi desenvolvido durante os séculos XVII e XVIII na Inglaterra, pelo cruzamento de éguas locais com garanhões árabes e berberes. A necessidade da melhora do desempenho em pistas dos animais existentes nas ilhas britânicas derivou do gosto popular crescente pelas competições, originalmente restritas às propriedades rurais para distração dos landlords (senhores de terras).
 
Caracteristicas
O cavalo apresenta um porte de médio para grande, a altura da raça pode variar de 1,62 a 1,67m. A cabeça da raça PSI possui perfil reto ou levemente ondulado, olhos grandes, orelhas médias e narinas elípticas.
As principais aptidões do cavalo PSI são as corridas planas ou com obstáculos de média distância, salto, adestramento e CCE. As cores aceitas são o castanho, alazão, negro ou tordilho, de preferência uniforme.
 
Curiosidades
Um recente estudo genético mostra que 95% dos puro-sangue do sexo masculino são descendentes diretos (através do seu cromossomo Y ) de Darley Arabian. No entanto, o pedigree de Puro Sangue moderna mostra que a maioria dos cavalos tiveram mais cruzamentos com a linha de Godolphin Arabian (13,8%) do que a de Darley Arabian (6,5%) quando se leva em conta todas as linhas maternas e paternas de descida.
Curiosamente, como uma porcentagem de influência nas linhas de Puro Sangue moderna, Bay Barb de Curwen (4,2%) aparece mais frequentemente do que Byerley Turk (3,3%). A maioria do puro-sangue que existem hoje está diretamente descendente de apenas 27 ou 28 garanhões do século XVIII e XIX.
Grandiosos por sua elegância, velocidade e resistência, o puro sangue inglês é uma das raças de cavalo mais conhecidas no mundo.
Destemidos e imponentes possuem um ótimo rendimento nos esportes, por isso dominaram as pistas de muitas modalidades, como turfe. 
Essa raça majestosa foi criada na Inglaterra entre os séculos XVII e XVIII, a partir do cruzamento com cavalos árabes e berberes, visando uma raça de melhor desempenho nas pistas. Suas três principais origens são o cavalo árabe ou turco, a sub-raça Nedjed do centro do deserto do Saara e o berbere, originário da Ásia central, levado para a África antes do árabe. Suas linhagens masculinas descendem principalmente de três garanhões-base: Byerley Turk, Darley Arabian e Godolphin Barb. As matrizes usadas foram éguas da Inglaterra e da "Royal Mares" da península ibérica.
Sua aparência elegante deve ao fato de serem animais mais leves, pesam em torno de 500kg, o que colabora também para sua desenvoltura esportiva. Possuem de 1,62 m a 1,67 m de altura de cernelha e a cabeça dessa raça possui perfil reto ou levemente ondulado, olhos grandes, orelhas médias e narinas elípticas. As pelagens variam entre o castanho, alazão, negro e tordilho, normalmente são pelagens uniformes.
Além do turfe, que são as corridas de cavalo, essa raça está presente no polo e no hipismo. São modalidades que pedem velocidade, agilidade e vigor e sabemos que essas são apenas algumas das qualidades do puro sangue inglês. 
Donos de tanta exuberância, são também donos de uma personalidade única, corajosos e com um temperamento ativo, podem ser considerados rebeldes. Por essa teimosia e caráter forte, necessitam de uma doma meticulosa feita por profissionais experientes.
Entretanto são animais extremamente inteligentes que aprendem facilmente o que lhes é ensinado e que gostam de um bom desafio. 
Atualmente, os cavalos Puro Sangue Inglês exercem muita importância para as linhagens de cavalos de salto. Eles são comumente cruzados para criar novas raças ou melhorar as existentes. Muitos criadores de raças como Brasileiro de Hipismo, Sela Holandesa, entre outras, de tempos em tempos, ainda colocam sangue PSI em seus cavalos, além disso, têm sido influentes na criação das raças Quarto de milha, Standardbred, Anglo-Árabe e vários outros cavalos de sangue quente. 
O termo e conceito "Stud book" (Livro de registros genealógicos que é um arquivo oficial mantido por um clube especializado que organiza e guarda os registros genealógicos de uma determinada raça pura de cães, gatos ou qualquer outro animal doméstico) surgiu na criação dos cavalos Puro-sangue inglês. O primeiro Stud Book desta raça de cavalos foi criado na Inglaterra em 1793. Cada cavalo possuía, e ainda hoje possui, sua genealogia e campanha nas pistas oficiais compilada nos livros dos Stud Books.
Originalmente o Stud Book era reservado aos animais equinos da raça Puro-sangue inglês, porém com o tempo a prática foi adotada por criadores de outras raças equinas e por criadores de raças puras de outras espécies de animais, a exemplo dos criadores de cães de raça pura.
Para se ter uma ideia da importância da raça equina Puro Sangue Inglês, anualmente o Stud Book Argentino registra em torno de 6600 nascimentos de exemplares da raça; o Stud Book Brasileiro, 3300 nascimentos; a Comisión de Stud Book y estadística de Chile , 1800 nascimentos; o Stud Book Uruguaio, 1700 nascimentos; o Registro Genealógico de Equinos (Stud Book) de la República Bolivariana de Venezuela, 1100 nascimentos; o Stud Book Peruano, 400 nascimentos; (dados da OSAF de 2006).
O chamado "Stud Book Brasileiro" (do cavalo puro-sangue inglês) é administrado pela Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida A.B.C.P.C.C e foi fundado no dia 21 de fevereiro de 1891, pelo decreto 14/4 do Governo Provisório, para encontrar a verdadeira identidade dos animais registrados de boa-fé pelos criadores.

Continue navegando