Buscar

ESTUDO DE CASO 01 __ (1) (2)


Continue navegando


Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
	CURSO: Educação Interprofissional 
	SEMESTRE: 2020/2
	TURNO: Noturno 
	DOCENTE: Dr. Alexandre Zandonadi Meneguelli 
	DISCIPLINA: Educação Interprofissional
	TEMA: Educação Interprofissional 
	DATA DE ABERTURA: 20/08/2020
	DATA DE DISCUSSÃO: 03/09/2020
	DESCRIÇÃO DO CASO: 
	M. S. A, 20 anos, é aluna de uma instituição de ensino da UNIJIPA. Iniciou seus estudos em 2018.1. Desde o início do curso, vem aprendendo por meio de estudo de casos, mapas mentais e conceituais, TBL e aulas práticas. Quando questionou seu coordenador de curso o porquê de tantas atividades diversificadas, este lhe explicou que as maiores taxas de aprendizagem estão no aprender fazendo, aprender discutindo e aprender ensinando os outros. Argumentou, ainda, que diante da velocidade das mudanças no mundo do trabalho e do novo perfil do profissional do futuro, o estudante precisa estar preparado para dominar as tecnologias, ter flexibilidade, resolver problemas complexos, apresentar pensamento crítico, bem como possuir inteligência emocional, saber trabalhar em equipe, atuar colaborativamente e gerir pessoas. Frente a isso, M. A. S compreendeu que sua formação estava alinhada às novas exigências da sociedade e do mercado de trabalho. Neste horizonte de experiências de aprendizagens mediadas por metodologias ativas, foi apresentado para M. A. S e seus colegas mais um componente curricular inovador nomeado Educação Interprofissional. Nesta proposta, os estudantes foram organizados em grupos heterogêneos com alunos de outros cursos, a fim de “aprenderem juntos para trabalharem juntos”. Iniciada as aulas, as equipes começaram as primeiras experiências de aprendizagem interprofissional. No decorrer das aulas era perceptível o engajamento de todos os alunos com o trabalho em equipe, os quais eram incentivados a exercer a liderança colaborativa e a proatividade. Contudo, o grupo em que M. A. S participava começou a enfrentar alguns problemas. Primeiro, foi lidar com os atrasos de alguns colegas, prejudicando o início das atividades. Além disso, um aluno do grupo sempre passa muito tempo ao celular, utilizando redes sociais. Não bastasse isso, uma das alunas queria sempre impor a suas ideias, as quais não eram baseadas em pesquisa científicas, mas sim naquilo que ela acreditava como correto (achismo). E quando os coletivos dos estudantes discordavam de suas decisões, ela se recusava a aceitar uma contra-argumentação, ficando irritada e insatisfeita. Algumas vezes chegou a afirmar para os colegas que caso sua ideia não fosse aceita, sairia do grupo. Outro aluno tinha dificuldades em comunicar-se, faltando-lhe clareza e objetividade nas palavras e na escrita. Tudo isso foi gerando tensão no grupo. Algumas discussões ocorreram. Vozes alteraram-se. E aos poucos a dinâmica da equipe foi comprometida, bem como a convivência. Mesmo recebendo feedback do professor sobre as boas práticas de convivência, os alunos tinham dificuldades em atuar como equipe. Tudo isso resultou na desmotivação de M. A. S. e dos demais colegas. Os trabalhos começaram a perder a qualidade. Prazos foram perdidos. E nas avaliações psicomotoras e socioafetivas o grupo não apresentou bom desempenho.
	TEMAS PARA ESTUDO E DISCUSSÃO (PONTOS-CHAVES): 
	
Problemas complexos: É aquele que possui diversas situações combinadas, com condições inadequadas para uma solução. Por isso, precisa de várias soluções que interajam entre si.
Pensamento crítico: É um julgamento propositado e reflexivel sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão verbal, escrita ou argumentos.
Metodologias ativas: É um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/ estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado.
Educação Interprofissional: Consiste em ocasiões nas quais membros de duas ou mais profissões aprendam juntos, de forma interativa, com o propósito explícito de avançar na perspectiva para a melhoria na qualidade da atenção á saúde.
Gerir pessoas: A arte de gerir pessoas é algo encantador, principalmente quando existe uma cumplicidade, e um respeito entre o líder e seus liderados.
Adaptação: Conjunto das condições através das quais um ser se ajusta às condições do meio ambiente.
Educação escolar: Educação escolar é aquela que acontece no âmbito formal, dentro da instituição escolar. A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos. Por meio da educação escolar, o sujeito estabelece relações e compreende a forma de organização da sociedade na qual está inserido. No ambiente escolar, a educação é planejada e, portanto, formal.
Aprendizagem: É um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
	AULAS PRÁTICAS RELACIONADAS:
	
Princípios das ciências da saúde; Metodologia científica; Intervenções em processos educativos; Ações interpessoais básicas e saúde mental; Psicologia social e comunitária.
	ATIVIDADES INTEGRADORAS:
	Ações que visam à participação de todos (as) nas atividades escolares.
 A escola está inserida em uma comunidade e faz parte dela. Como tal, precisa criar mecanismos de parcerias e de diálogo produtivo, em que cada uma compreenda o seu papel e as suas responsabilidades. Uma escola que promove a redistribuição de responsabilidades e trabalham em equipe proporciona um espaço de troca de saberes e delegação no objetivo de estabelecer uma aprendizagem significativa ao aluno e conquistar o sucesso da escola através de ações que são conduzidas com os interesses e os anseios de todos.
Roda de conversa; Tbl; Mapa mental; palestra de conscientização.
Workshop.
Um workshop é uma aula que trata de assuntos específicos. Por isso, conta com especialistas para guiar o tema e as atividades.
Uma característica fundamental do workshop é que, nele, os assuntos são abordados de maneira bem mais prática do que teórica.
Então, o workshop cumpre o seu papel quando os alunos saem, de fato, colocando em prática tudo que aprenderam.
Colóquio.
Segundo o dicionário Aurélio:
“Colóquio [Do lat. colloquiu.] S. m. 1. Conversação ou palestra entre duas ou mais pessoas. 2. Reunião de pessoas gabaritadas, em que se debate determinado assunto.”
Este tipo evento acadêmico promove um espaço de conversação entre várias pessoas para se debater um assunto específico, selecionado e delimitado.
Por isso, normalmente, nos colóquios, ocorrem apresentações de trabalhos científicos.
E, em um colóquio, o tema deve ser bem estruturado pois seu principal objetivo é a exposição ou debate.
	QUESTÕES MOTIVADORAS DE DISCUSSÃO:
	Elaborar 5 questões que levem a discussão do caso. Assim como deverá constar as respostas de cada questão. 
Segue exemplo abaixo de uma questão. 
Suponha que você que você estivesse no lugar de A. M. S. o que você faria
1-Qual foi o maior desafio enfrentado pela M.A.S no trabalho em grupo?
Falta de pontualidade dos seus colegas na data de entrega de alguns trabalhos, desmotivação, muito tempo em redes sociais e imposições de ideias.
2- A M.A.S questionou ao seu coordenador de curso o porquê de tantas atividades diversificadas. Qual foi sua reação depois que o coordenador explicou? Você no lugar M.A.S teria o mesmo pensamento diante a resposta obtida?
M.A.S compreendeu que sua formação estava alinhada às novas exigência da sociedade e do mercado de trabalho. Sim, pois é preciso lidar com problemas complexos, ter flexibilidade e uma boa dominação da metodologia ativa para obter um sucesso promissor.
3- Como minimizar a tensão/frustração com os outros que são menos organizados do que você?
É uma questão de se preocupar apenas com o que você controla e aceitar aquilo quevocê não pode controlar. Não dá para controlar os outros ou o nível de organização deles, então nem mesmo tente fazer isso. Isso é, na verdade, uma profunda questão de controle para muitas pessoas organizadas - elas querem controlar tudo do mundo que está ao redor (e por um longo tempo eu fui uma delas), mas é impossível e isso leva ao estresse, frustração e conflitos. Em vez disso, aprenda a abraçar alguns graus de caos, aceite que o mundo está fora do seu controle e ame isso. O mundo é um lugar maravilhosamente imprevisível, selvagem e bonito.
Para aprender a se desapegar, todas as vezes que você se sentir frustrado, pare e respire. Deixe a frustração fluir e a paz entrar. Lembre a si mesmo que você não tem que controlar e ame os outros pela sua humanidade. Leva algum tempo, mas você pode aprender.
4- Você acredita que a instituição de ensino Unijipa está proporcionando ensino de qualidade para a aluna M.A.S? Porque? Sim, pois a instituição está investindo em metodologias ativas, em trabalhos diversificados e integradores, que ajudam os alunos se interagirem em grupos, e lidar com problemas complexos e viver em coletividade. Estimulando assim um grande índice de aprendizado.
	QUESTÕES PARA REFLEXÃO:
	
1- Qual a importância do papel do gestor para um bom desenvolvimento escolar?
O gestor escolar deve garantir o funcionamento absoluto da instituição como organização social, com o foco na formação de alunos e melhoria de sua aprendizagem, através do respeito e aplicação das determinações legais nacionais, estaduais e locais, em todas as ações e práticas educacionais. Também precisa avaliar a aprendizagem dos alunos para conseguir identificar erros e reorientar a prática de acordo com as necessidades de cada aluno.
2- O que são relações interpessoais? E qual sua importância no âmbito escolar?
As relações interpessoais são grandes responsáveis pela formação de valores morais, á saber, que segundo Piaget (1954) os valores se referem a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior, sendo assim, da projeção dos sentimentos sobre objetos, pessoas e/ou relações. Cada individuo constrói seu próprio sistema de valores, que se integra à sua identidade, logo, a identidade de cada individuo é formada através do meio em que se vive, das pessoas com quem se relaciona e principalmente da ideologia no qual esta submergido. E estes valores muito influenciam em nossa conduta.
As relações interpessoais são importantes no âmbito escolar, pois ajudam os alunos a conviver em coletividade, a colocar e respeitar limites.
3- Qual a importância do trabalho em equipe?
O trabalho em equipe é importante para o desenvolvimento de habilidades e internalização de valores.
Durante as atividades em equipe, os alunos são expostos a construção coletiva do conhecimento, que possibilita a troca de experiências entre os colegas e o contato com percepções distintas. Além disso, os alunos desenvolvem a capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes, permitindo que os estudantes se unam a fim de alcançar um objetivo em comum.
4- Quais os benefícios de estudar utilizado metodologias ativas?
As metodologias ativas ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, esses métodos também fortalecem a autonomia, confiança e criatividade. Os estudantes podem pensar fora da caixa e ainda aprender a trabalhar com colaboração, empatia e responsabilidade.
5- Quais os principais objetivos do trabalho em grupo na escola?
 
Proporcionar a experimentação e o trabalho com pessoas que se diferenciam entre si; Proporcionar o encontro com pessoas que ajudam a despertar novos/outros conhecimentos, formas de pensamento e atitudes;
Auxiliar no processo de socialização no encontro com o outro;
Proporcionar a compreensão de que a construção coletiva pode potencializar as formas de conhecer novas coisas.
	REFERÊNCIAS
https://socialgoodbrasil.org.br/2017/02/20/solucionando-problemas-complexos-com-a-teoria-de-mudanca-cases-e-exemplos-didaticos/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pensamento_cr%C3%ADtico
https://www.saude.gov.br/trabalho-educacao-e-qualificacao/gestao-da-educacao/qualificacao-profissional/44937-educacao-interprofissional
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Metodologia_ativa
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-arte-de-gerir-pessoas/
https://deltasge.com.br/site/gestor-escolar-importancia-melhoria-educacao/
https://m.educador.brasilescola.uol.com.br/amp/trabalho-docente/o-que-e-aprendizagem.htm
https://m.brasilescola.uol.com.br/amp/educacao
https://jornadaedu.com.br/tendencias-em-educacao/metodologias-ativas-de-aprendizagem-quais-sao-os-beneficios/amp/
http://www.marupiara.com.br/a-importancia-do-trabalho-em-equipe-para-o-desenvolvimento-de-habilidades-e-internalizacao-de-valores/
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/adapta%C3%A7%C3%A3o
https://blog.even3.com.br/organizar-a-apresentacao-de-trabalhos-cientificos/
https://blog.even3.com.br/como-organizar-um-workshop/
https://administradores.com.br/
 OBS: Cada grupo deverá postar o seu trabalho na sala do Classrroom, até o dia 02/09 Todos os integrantes do grupo devem postar em seu perfil o mesmo arquivo.