Buscar

Position Paper Direito e sociedade

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte –UERN
Campus Avançado de Pau dos Ferros – CAPF
Departamento de Ciências Econômicas– DEC
	INSTITUIÇÕES DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO (2020.1) – Código da Turma: 09010651
	 Professor: Me. Lucas Andrade de Morais
	 Contato: lucasandrade@uern.br
	 Créditos/Nº Aulas: 4 créditos/ 60 horas-aula (15 encontros)
	Dia e horário: Terça-feira, das 19h00 às 22h00
DISCENTE: Antonio Ivanildo Cavalcante Junior
MATRÍCULA: 01801739-8
ATIVIDADE: Position Paper referente ao Encontro do dia 15/09/2020 – Tema: Direito e Sociedade
1. Introdução
Como base de discussão o material didático obrigatório: o livros de Gustavo Filipe Barbosa “Introdução ao Estudo do Direito” discutindo sobre a atuação do Direito nas relações sociais e “Direito e Moral” do outor Paulo Nadir, apresentando a estrutura lógica das jurídicas. As multimídias centrou-se no filme “Uma noite de crime” que aborda uma discussão social sobre a violência e crime, o outro trata-se do episódio “Urso Branco” da serie Black Mirror, que trata de uma perseguição a uma personagem por “sede de justiça” relacionado a um assassinato. E pesquisou-se outros autores que subsidiaram para resolução do seguinte questionamento, “qual a influência do direito na sociedade e da sociedade no direito?”. 
2. Desenvolvimento
A integração social é uma particularidade do homem, um ser que se relaciona e busca conhecimento, construindo o desenvolvimento pessoal e social. As leituras aqui apresentadas buscam discutir inicialmente sobre a influência do direito na sociedade, para isso, Recanséns (1965) ressalta a sociologia como a ciência que estuda os acontecimentos sociais que decorrem de uma determinada organização social. Para Nader (2014) afirma que o ser humano foi programado para conviver e se completar com outro ser da própria espécie. Associado ao desenvolvimento social e os esforços históricos do Direito na sociedade, Tamanaha (2010) destaca os projetos em todo o mundo que concentrou-se na educação jurídica, implementação da reforma jurídica, criando leis e instiruições, combate a corrupção, acesso a legislação e entre outros, em sua totalidade histórica, cultural, recursos humanos e materias, étnias, condições políticas e econômicas, compoem o termo de “sociedade”. 
Para tanto, Nader (2014) ressalta que com base nesse progresso histórico da sociedade, o direito tem a finalidade de favorecer o amplo relacionamento entre os grupos sociais, e que quando entram em conflito, opera em duplo sentido, uma posição evitando desentendimento de ambas as partes. Assim, o Direito tem como função definir com clareza, simplicidade e concisão as regras dos diferentes cenários que surgem na sociedade de modo geral. Como agrega o episódio “Urso Branco” uma discussão quanto a atuação do direito e a busca por justiça com as próprias mãos, que na atualidade instensificam esta discussão, indo contra a característica fundamental da sociedade em igualdade perante a lei ou sistema jurídico. Contudo, a socieade e o direito não são entidades que distanciam ou que possuem existência própria, afirma Nader (2014).
Como define Garcia (2015) o Direito procura determinar as “estruturas lógicas da experiência jurídica em geral”, elaborando princípios e generalizações conceituais. No entanto, no filme “uma noite de crime” sugere uma discussão social voltada para uma lei fictícia em determinar uma noite restrita a realização de violência, crimes e assassinatos. Narrando acontecimento que envolvem o papel do direito e as ações de pessoas sob diferentes classes socias, levantando o questionamento sobre a liberdade individual e o acesso a justiça, uma sátira que traz ao debate sobre a importância da igualdade do direito na sociedade.
3. Considerações Finais
Historicamente, notamos que o Direito independe da Sociedade, ambos são entidades que estão necessariamente interligados e dependentes. As conquistas da sociedade organizada bsuca a cada dia a justiça como forma de garantir a boa convivência, o mínimo de conflitos que possam ocasionar problemas que impacto a vida das pessoas. Para tanto, é fundamental que no ordenamento jurídico, leis fundamentais conquistas com os esforços da sociedade sejam cotidiamente praticada a favor do bem comum de todos.
Mediante ao que foi discutido e conceitualmente apresentado, conclui-se que o direito e a sociedade se conjungam, sofrem influências locais e específicas para cada situação individual. A cultura e a postura de um determinado local precisa ser levado em conta, mas que a derterminação precisa ser diretiva e justa. Somente asssim, as manifestações sociais contribuirão, auxiliando o Direito.
Referências
GARCIA, G. F. B. Introdução ao estudo do direito: teoria geral do direito. 3. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Forense: São Paulo: MÉTODO, 2015.
NADER, P. Introdução ao estudo do direito. 36. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2014.
RECASÉNS, L. S. Tratado de Sociologia. Trad. de: João Baptista Coelho Aguiar. Rio de Janeiro - Pôrto Alegre - São Paulo: Editora Glôbo, 1965, p. 14.
TAMANAHA, B. Z. O Primado da Sociedade e as Falhas do Direito e Desenvolvimento. Revista Direito GV. São Paulo. v.6, n.1. jan-jun 2010. p.175-212. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rdgv/v6n1/10.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.
1

Continue navegando