Buscar

Controle Estatístico de Processo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

isciplina:
	Controle Estatístico do Processo (CGQ09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649451) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26833038
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A evolução dos processos industriais caminhou tão rápido quanto a evolução da engenharia e ganhou maior aceleração com a evolução
dos computadores e das tecnologias de informação. Assim, permite uma troca saudável de conhecimentos a nível mundial, onde uma revolução tecnológica quase que imediatamente fica disponível a todos através da internet. Disserte sobre as quatro fases da Revolução Industrial.
	Resposta Esperada:
A 1ª Revolução Industrial pode ser dividida em basicamente três fases. A primeira vai da segunda metade do século XVIII até a primeira metade do século XIX, e é marcada pela industrialização da Inglaterra, com posterior disseminação por outros países da Europa, como Alemanha, França, Rússia e Itália. Neste período, as máquinas são movidas principalmente a vapor gerado pela queima do carvão. Surgem as ferrovias e os navios movidos a vapor, e a industrial têxtil é protagonista. A 2ª Revolução Industrial tem início nas últimas décadas do século XIX. Ela é liderada pelos Estados Unidos e representa a descoberta da energia elétrica e o uso de derivados do petróleo. Emergem as indústrias química, siderúrgica, motor a explosão e as linhas de produção de automóveis (fordismo). A 3ª Revolução Industrial é também chamada de Revolução Tecnocientífica. Datada da segunda metade do século XX, envolve as tecnologias de ponta, como computadores, fax, celulares e robôs, e a ascensão de ramos como a biotecnologia, a robótica e a engenharia genética. É o início do processo que chamamos de globalização. A 4° Revolução Industrial consiste em: uso de tecnologia e conectividade, indústrias conectadas e fábricas inteligentes.
	2.
	A Engenharia industrial pode ser conceituada como todas as atividades relacionadas à área industrial, envolvendo as suas tecnologias, processos, máquinas, ferramentas e outros acessórios que fazem as organizações industriais produzirem e serem competitivas no mercado. A capabilidade dos processos é função primordial da engenharia industrial. A diferença entre o Cp e o Pp é a forma como calculamos o fator de dispersão (sigma e s) do denominador. O Pp utiliza o desvio padrão global de todos as amostras, enquanto o Cp utiliza a medida de dispersão média, medida entre os valores de um mesmo subgrupo. O desvio padrão de curto prazo tende a ser menor que o desvio padrão de longo prazo (ou global) s, pois o segundo irá detectar variações globais que podem estar relacionadas a lotes de matéria-prima, variação entre turnos, mudanças em equipamentos etc. Assim, a proximidade entre os valores de Cp e Pp caracteriza um processo que está sendo operado de forma consistente ao longo do tempo. Quando esses dois índices diferem de maneira substancial, você pode ter certeza de que o processo está sendo operado de forma imprevisível. Com base no exposto, disserte sobre a capacidade e a performance dos processos industriais.
FONTE: https://www.harbor.com.br/harbor-blog/2017/07/06/capacidade-performance-significado/. Acesso em: 2 ago. 2018.
	Resposta Esperada:
O objetivo da Análise de Capacidade do Processo é diagnosticar se os processos são capazes de satisfazer os requerimentos dos clientes. A produção tradicional em massa primeiro produz o item, para em seguida ser inspecionado para remoção de produtos não conformes. Em função da busca pela produção enxuta por grande parte das indústrias, é comum escutarmos bastante sobre capacidade e performance de processo, bem como seus principais índices: Cp, Cpk, Pp e Ppk. Quando medimos a capacidade do processo, estamos extrapolando o que sabemos sobre o produto que produzimos para o produto que ainda não produzimos. Apesar dos riscos inerentes em extrapolar valores, é razoável fazê-lo quando sabemos que o processo se comportou de forma previsível no passado, isto é, se comportou dentro de seus Limites de Controle, ou esteve sob Controle Estatístico. O Cp compara a tolerância especificada com a variação potencial do processo. O Cp descreve a relação entre o espaço disponível para variação de acordo com as especificações e o espaço ocupado pela variação do processo. Para caracterizar a localização do processo usamos o Cpk, que avalia a distância da média do processo com a especificação mais próxima dela. Quando o processo opera centralizado na nominal (alvo da especificação), os dois índices (Cp e Cpk) terão o mesmo valor, ou valores muito próximos. A medida que a média do processo se desvia da nominal, o Cpk vai ficando menor que o Cp. A interpretação dos valores do Cp e Cpk depende de o processo estar sob ou fora de controle estatístico:
- Se o processo está sob controle, o Cp e o Cpk representam a capacidade real do processo - como se comportou no passado e o que se espera que continue a fazer no futuro.
- Se o processo é imprevisível - ou fora de controle - o Cp e Cpk não são representativos.
O Pp compara a tolerância especificada com a performance do processo no passado, através do desvio padrão de longo prazo s.
Parte inferior do formulário

Continue navegando