Buscar

RALTORIO 4

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: PRÁTICA CLÍNICA E PROCESSOS DE CUIDAR DA MULHER DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
RELATÓRIO UNIDADE 4
VÍDEO AULA: AVALIAÇÃO DO LACTENTE E DA CRIANÇA
CRISTIANO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR-UP18102706
INTRODUÇÃO: 
Existem inúmeras escalas de avaliação que podem auxiliar os profissionais neste processo, sendo necessário um maior conhecimento de suas vantagens e desvantagens.A primeira infância (zero a dois anos) é um período de mudanças sensoriais, motoras marcado por intensa interação do lactente com o ambiente, sendo portanto este um período crítico para o desenvolvimento da criança. Dessa forma uma avaliação adequada do desenvolvimento infantil torná-se fundamental para a detecção de atrasos e deficiências. Esta avaliação deve ser feita através do uso de escalas válidas e confiáveis e não apenas por meio de julgamento clínico, uma vez que menos de 30% dos distúrbios de desenvolvimento são detectados mediante a impressão clínica. Apesar disso, observa-se que na prática fisioterapêutica a avaliação do lactente ainda não é feita de maneira sistematizada. A importância do uso dos testes padronizados em lactentes é inquestionável à medida que isso pode facilitar a intervenção terapêutica, de forma a minimizar seqüelas futuras.
A escolha de um teste deve se basear em suas propriedades psicométricas, no referencial teórico deste, na validade e na acessibilidade dos instrumentos, o que inclui o custo do instrumento, a necessidade de treinamento e tempo de aplicação do teste. Profissionais relatam dificuldade no uso destas escalas devido à escassez de instrumentos de avaliação que sejam padronizados para a criança brasileira, o que dificulta o acesso e a compreensão das propriedades psicométricas dos testes. Assim não fazem uso de medidas diagnósticas normatizadas e com eficácia comprovada para analisar a motricidade e determinar se há desvios de desenvolvimento. Acrescentá-se ainda que as escalas internacionais são padronizadas para populações com culturas distintas da brasileira, e não há dados que confirmem se as propriedades psicométricas destas se adequam as crianças brasileiras.
OBJETIVO:
A avaliação do desenvolvimento de lactentes objetiva identificar e classificar precocemente um atraso de desenvolvimento e/ou programar uma intervenção. Esta avaliação é considerada ineficiente quando realizada apenas por julgamento clínico profissional.O desenvolvimento motor (DM) é um processo sequencial e contínuo de mudanças no comportamento humano que estão relacionados à idade. O DM do lactente é marcado por importante interação com o meio, sendo vulnerável aos riscos físicos e socioambientais, quando existentes. A Alberta Infant Motor Scale (AIMS) é um instrumento de avaliação infantil que tem como objetivo principal analisar o DM de lactentes.
ETAPAS DAS CONSULTAS:
Inspeção; -Percussão; -Palpação; -Ausculta. PRESENÇA DOS PAIS!!! -Avaliar alinhamento das pernas e dos pés enquanto a criança caminha; -Avaliar aquisição da fala, a visão, a capacidade auditiva e a interação social; -Mensurar peso e estatura, importante também inpecionar se a criança tem algum sinal de maus tratos e tambem de abusos sexuais, assim evitando a continuação desses atos e a criança ser encaminhada a assistencia social.
EXAME FÍSICO:
-Avaliar alinhamento das pernas e dos pés enquanto a criança caminha;
-Avaliar aquisição da fala, a visão, a capacidade auditiva e a interação social;
-Mensurar peso e estatura;
- Capacidade de comunicar-se;
- Sua interação com os pais e o examinador;
- Habilidades motoras grossas e finas;
- Avaliar marcha, salto, postura sentada e em pé;
PADRÃO RESPIRATÓRIO
Frequência respiratória
Esforço respiratório
Ritmo respiratório
FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA
Deve ser avaliada com criança em repouso ou dormindo com a contagem de 1 minuto:
Lactente – 25 – 35 ipm
Pré-escolar – 20 – 25 ipm
Escolar – 18 – 20 ipm
Adolescente – 16 – 18 ipm
ESFORÇO RESPIRATÓRIO
Avaliar se há presença de aumento do
esforço durante ciclo respiratório
Sinais de desconforto
Retrações torácicas (tiragem)
Uso musculatura acessória
Batimento de asas do nariz
ortopneia
INSPENSÃO
Simetria caixa torácica
Coloração da pele
Expansibilidade torácica
AUSCUTA
Bilateral e comparativa
Presença Murmúrios Vesiculares
Presença Ruídos Adventícios
AVALIAÇÃO DO ICTUS CARDIÁCO É MELHOR REALIZADA
utilizando-se as pontas dos dedos, indicador e
médio, entre esterno e mamilo esquerdo na linha
hemiclavicular no 4º ou 5º espaço intercostal
Pulso – radial (medida satisfatória em > 2 anos)
MATERIAIS E MÉTODOS:
Realizou-se busca nas principais bases de dados informatizadas, nos manuais dos instrumentos de avaliação e livros de Fisioterapia Pediátrica. Foram extraídos de cada instrumento: caracterização geral, propriedades psicométricas, pressuposto teórico que embasa o instrumento, validade para crianças brasileiras e acessibilidade para o fisioterapeuta no Brasil. Resultados: Foram selecionados os artigos referentes aos testes TIMP, DUBOWITZ, MAI, AIMS e BAYLEY-III. O TIMP apresentou os melhores índices de confiabilidade e sensibilidade para avaliação de bebês prematuros nos quatro primeiros meses de vida, contudo é sua aplicação é demorada e depende do estado emocional do lactente. DUBOWITZ é de fácil e rápida aplicação apesar de não ser muito acessível no Brasil. A literatura sugere uma reavaliação do MAI à medida que este exibe uma limitada base psicométrica e uma pobre validade de construto. A AIMS apresenta as melhores propriedades psicométricas e condições para uso clínico. A Bayley-III está entre os melhores instrumentos, pois seus dados são válidos, confiáveis e objetivos, contudo pouco utilizada no Brasil provavelmente pelo custo domaterial de aplicação. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na aula foram demonstrados somentes imagens para exemplificar o processo da consulta como por exemplo:
INPENSÃO: PALPAÇÃO:
AUSCUTA: PERCUSSÃO: 
CONCLUSÃO:
 Em lactentes pré-termo o uso do TIMP apresenta as melhores propriedades psicométricas, já em lactentes de até 18 meses a AIMS é uma melhor opção, e acima desta idade a Bayley-III atinge os objetivos propostos com adequadas propriedades psicométricas.importância deste guia para a área assistencial parte da premissa de que a indicação precoce de sinais e sintomas para a criança facilita o planejamento da assistência, permitindo ao enfermeiro selecionar ações de enfermagem apropriadas às reais necessidades da criança que requer uma assistência individualizada, independente e qualificada, considerando as peculiaridades inerentes ao processo de crescimento e desenvolvimento. 
BIBLIOGRAFIA:
HYPERLINK https://www.scielo.br/pdf/reben/v52n4/v52n4a06.pdf https://www.scielo.br/pdf/reben/v52n4/v52n4a06.pdf
HYPERLINK https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3191771/mod_resource/content/1/Semiologia%20Crian%C3%A7a.pdf#:~:text=%2DInspe%C3%A7%C3%A3o%3B%20%2DPercuss%C3%A3o%3B%20%2D,PRESEN%C3%87A%20DOS%20PAIS!!!&text=%2DAvaliar%20alinhamento%20das%20pernas%20e,%3B%20%2DMensurar%20peso%20e%20estatura https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3191771/mod_resource/content/1/Semiologia%20Crian%C3%A7a.pdf#:~:text=%2DInspe%C3%A7%C3%A3o%3B%20%2DPercuss%C3%A3o%3B%20%2D,PRESEN%C3%87A%20DOS%20PAIS!!!&text=%2DAvaliar%20alinhamento%20das%20pernas%20e,%3B%20%2DMensurar%20peso%20e%20estatura.
HYPERLINK https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/pediatria/cuidados-com-os-rec%C3%A9m-nascidos-e-lactentes/avalia%C3%A7%C3%A3o-e-atendimento-do-rec%C3%A9m-nascido-normal https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/pediatria/cuidados-com-os-rec%C3%A9m-nascidos-e-lactentes/avalia%C3%A7%C3%A3o-e-atendimento-do-rec%C3%A9m-nascido-normal
HYPERLINK file:///C:/Users/jbtec/Downloads/61309-Texto%20do%20artigo-79301-1-10-20130827.pdf file:///C:/Users/jbtec/Downloads/61309-Texto%20do%20artigo-79301-1-10-20130827.pdf

Continue navegando