Buscar

Documento (15)

Prévia do material em texto

A partir da década de 60, o movimento chamado de Matemática Moderna foi um acontecimento que marcou a história da matemática, por trazer grandes mudanças nas práticas pedagógicas dos professores. No entanto, não percebemos muito essas mudanças em sala de aula, por parte da maioria dos professores. Quanto ao que se refere à Matemática Tradicional e à Matemática Moderna, analise as sentenças a seguir:
I- A forma tradicional de abordar os conteúdos matemáticos na sala de aula ainda continua presente nos livros didáticos atuais.
II- Podemos dizer que a forma de ensinar a matemática ainda é apresentada como um conjunto de regras e nomenclaturas que não trazem significados para o aluno.
III- O ensino atual da matemática não precisa contemplar conhecimentos para compreender a resolução de problemas.
IV- O conhecimento da matemática tradicional estava voltado a resolver grandes listas de exercícios, por acreditar que as crianças aprendiam por meio da repetição.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	Ícone representando resposta correta c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	Ensinar por meio da resolução de problemas exige planejamento, dedicação e preparo por parte do professor, pois a forma de ensinar matemática ainda é abstrata e distante da realidade do aluno. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que o aluno compreenda a resolução de problemas, o professor não pode utilizar um mecanismo direto de ensino, mas proporcionar ao aluno processos de pensamento para que saia da abstração do conceito e compreenda a atividade de forma contextualizada.
(    ) Para muitos educadores matemáticos, ensinar por meio de resolução de problemas permite que o aluno utilize o conhecimento que já possui para desenvolver seu raciocínio lógico.
(    ) Para conseguir resolver atividades por meio da resolução de problemas, o aluno precisa utilizar  métodos de investigação e enfrentar novas situações, para compreender como ocorre a formação de  conceitos.
(    ) A prática pedagógica correta que deve ser utilizada pelo professor é a memorização dos conceitos para depois apresentar o problema para o aluno resolver.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	Ícone representando resposta correta c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	A matemática aplicada às salas de aula, da educação contemporânea, passou por muitas transformações até chegar ao que é hoje. Ela começou com o Ensino Tradicional (que durou séculos) e foi buscando novas maneiras, recursos, estratégias, ao longo dos anos subsequentes. Sobre as diferentes estratégias de ensino, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Tradicional.
II- Moderna.
III- Didática da Matemática.
IV- Etnomatemática.
(    ) Os alunos discutem em grupos, justificam suas escolhas e anotam as hipóteses levantadas.
(    ) São elaboradas questões em que se exigem os fundamentos da teoria, da álgebra e dos conjuntos.
(    ) As aulas são expositivas, com exercícios de fixação, geralmente copiados, sobre conceitos e fórmulas.
(    ) As estratégias de ensino mudam conforme o contexto da disciplina em sua realidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - I - II.
	 b)
	III - IV - II - I.
	Ícone representando resposta correta c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	I - II - IV - III.
	4.
	A abordagem da matemática na Educação Infantil, para as crianças de 0 a 3 anos, relaciona-se às oportunidades que damos aos pequenos de estabelecer aproximações de algumas noções matemáticas com as vivências cotidianas deles. O que é preciso desenvolver com relação às crianças de 4 a 6 anos?
	Ícone representando resposta correta a)
	Aprofundar o que já foi mencionado para o primeiro grupo e incluir novas oportunidades para que se desenvolvam matematicamente.
	 b)
	Deixar de lado o que já aprenderam e começar tudo de novo, pois com a idade passam a compreender melhor alguns conceitos.
	 c)
	Dar maior ênfase às outras linguagens e deixar a linguagem matemática em segundo plano, pois ela envolve questões mais abstratas.
	 d)
	Pensar a linguagem matemática apenas a partir de jogos e brincadeiras, pois eles ainda não reconhecem os números e as operações numéricas em situações problemas.
	5.
	Os números são muito utilizados na contagem durante as brincadeiras. Quando elaboramos atividades que envolvem cálculos simples, possibilitamos às crianças, enquanto brincam, resolver situações-problema. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para a compreensão do sistema numérico, a criança deve recitá-lo todos os dias de forma mecânica.
	 b)
	As crianças da Educação Infantil, em geral, têm grandes dificuldades em fazer contagem da sequência numérica.
	Ícone representando resposta correta c)
	As crianças adquirem os conhecimentos numéricos à medida que passam a ter contato e a utilização desses conhecimentos no seu cotidiano.
	 d)
	As crianças na idade da pré-escola precisam compreender os números na ordem, explicitando de forma correta a noção de sucessor e antecessor.
	6.
	Howard Gardner defende a teoria das Múltiplas Inteligências, pois segundo ele, não existe um único tipo de inteligência. Sabemos que a inteligência Lógico-Matemática é uma delas e as demais são: linguística, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, intrapessoal e interpessoal. A partir dessa informação, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza a inteligência lógico-matemática:
	 a)
	Refere-se à compreensão do ambiente com suas diferentes espécies, plantas e animais.
	 b)
	Refere-se à construção e interpretação de mapas, plantas e representações planas.
	 c)
	Refere-se à execução de movimentos corporais, sem a necessidade da cadeia de raciocínios.
	Ícone representando resposta correta d)
	Refere-se à competência em lidar com cálculos e raciocínios dedutivos.
	7.
	De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a seleção e a organização dos conteúdos matemáticos precisam privilegiar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças. Para tanto, os conteúdos para as crianças de 4 a 6 anos estão organizados em três blocos. Sobre esses blocos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.
	 a)
	Espaço e forma; números do cotidiano; resolução de problemas.
	 b)
	Sequência numérica; geometria plana e espacial; medidas de massa e comprimento.
	 c)
	Grandezas e medidas; gráficos e estimativas; números e sistema decimal.
	Ícone representando resposta correta d)
	Números e sistemas de numeração; grandezas e medidas; espaço e forma.
	8.
	O professor consegue identificar o que o aluno já sabe sobre o conteúdo, por meio do erro cometido durante a resolução de problemas. Assim, ele poderá, pela mediação, reconstruir esse conhecimento a partir do que o aluno já sabe. Por isso, é importante o professor sempre estar atento ao comportamento da criança e fazer correções quando necessário, para corrigir o processo de raciocínio. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O conhecimento sobre o número é ensinado por meio de treino e de forma acelerada, para que a criança estabeleça relações.
	 b)
	O contato com o material concreto não possibilita à criança fazer relação com os objetos, nem pensar sobre os números.
	Ícone representando resposta correta c)
	O papel do professor é desenvolver a autonomia na criança, proporcionando um pensar autônomo e crítico.
	 d)
	O professor deve ter claro que o conceito de número deve ser ensinado e não construídos pela própria criança, pois ela não possui tal capacidade.
	9.
	Avaliar nunca foi tarefa fácil para a maioria dos professores, pois eles têm a incumbência de interpretar os sinais e indícios apresentados pelos alunosao longo do processo de ensino e aprendizagem e, a partir destes sinais e indícios, reorganizar a sua prática pedagógica. Para tanto, cabe aos professores clareza de seus critérios e objetivos, ou seja, deixar claro em seu planejamento o que desejam obter e quais recursos utilizarão para isso. Com relação à avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor pode envolver os alunos no processo de avaliação, autoavaliando-se com o objetivo de crescimento. 
(    ) O professor pode utilizar a avaliação para motivar, incentivar e para ensinar o aluno a refletir sobre as coisas que já é capaz de fazer sozinho.
(    ) Ao avaliar, o professor deve evidenciar o erro do aluno como forma de lhe chamar a atenção para o que está indo mal. 
(    ) Para estimular os alunos a aprender, o professor deve avaliar e dar destaque ao que está certo, o que foi bem feito e o que foi sucesso.
(    ) O professor precisa conquistar a confiança do aluno para que ele não tenha medo de errar, arriscar ou fazer perguntas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	Ícone representando resposta correta d)
	V - V - F - V - V.
	10.
	Os documentos que norteiam o currículo das escolas de nosso país se chamam "Parâmetros Curriculares Nacionais". Eles foram criados no ano 2000, depois de serem realizados muitos estudos, pesquisas e debates com profissionais especializados no assunto. Os PCN para a área de matemática, no Ensino Fundamental, respeitam alguns princípios. Com relação a esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A matemática precisa ser acessível a todos e sua meta deve ser a democratização.
(    ) A aprendizagem em matemática está ligada ao treino, à memorização e à conexão.
(    ) A avaliação deve ser vista como parte do processo de ensino e aprendizagem.
(    ) Não é viável utilizar diferentes recursos para o processo de ensino-aprendizagem. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	Ícone representando resposta correta b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2011) Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo de ensino e aprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos. Nesse caso, seu planejamento deve:
	 a)
	Definir os conteúdos a serem trabalhados, utilizando a relação dos temas instituídos no Projeto Pedagógico da escola e o banco de dados disponível nos computadores do laboratório.
	Ícone representando resposta incorreta b)
	Ter como eixo temático uma problemática significativa para os estudantes, considerando as possibilidades tecnológicas existentes no laboratório.
	 c)
	Relacionar os conteúdos previamente instituídos no início do período letivo e os que estão no banco de dados disponível nos computadores do laboratório de informática.
	Ícone representando resposta correta d)
	Listar os conteúdos que deverão ser ministrados durante o semestre, considerando a sequência apresentada no livro didático e os programas disponíveis nos computadores do laboratório.
	12.
	(ENADE, 2011) Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, analise quais sentenças a seguir se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor:
I- Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II- Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III- Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV- Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I e II.
	 b)
	II e IV.
	Ícone representando resposta correta c)
	I e III.
	 d)
	II e III.

Continue navegando