Buscar

a2 ergonomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Os dados antropométricos estáticos são coletados com o indivíduo em repouso. Por sua vez, na Antropometria dinâmica, são consideradas medidas de alcance do corpo em movimento. Assim, analise as afirmativas acerca dos dois tipos de medidas antropométricas.
 
1. Os dados antropométricos estáticos são obtidos mais facilmente, pois são medidas simples de diferentes partes do corpo em repouso.
2. Os dados antropométricos facilitam muito o trabalho de projetistas, que só precisam consultar as tabelas e aplicar as medidas aos projetos. 
3. Na fabricação de uma cadeira, os dados antropométricos utilizados não são os estáticos, pois uma pessoa não fica completamente parada ao se sentar.
4. Os dados antropométricos dinâmicos são utilizados para posicionar controles em uma estação de trabalho, pois fornecem medidas de alcance.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta.  A afirmativa I está correta, pois as medidas estáticas são diretas e mais simples. A afirmativa II está incorreta, pois a aplicação correta dos dados depende de interpretação, e não apenas de leitura. A afirmativa III está incorreta, pois, no uso de uma cadeira, o indivíduo faz poucos movimentos ou movimentos que não são influenciados pelas medidas da cadeira. A afirmativa IV está correta, pois, nos projetos de postos de trabalho, é necessária a medida dos alcances dos movimentos, que é fornecida pela Antropometria dinâmica.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o seguinte excerto:
“A maior parte dos dados antropométricos é frequentemente expressa em percentis. Para fins de estudo, a população é dividida em 100 categorias percentuais, da maior para a menor em relação a algum tipo específico de medida corporal. O primeiro  percentil de estatura ou altura, por exemplo, indica que 99% da população estudada teriam alturas maiores. Da mesma forma, o percentil 95 indicaria que somente 5% da  população estudada teriam alturas maiores e que 95% dessa população teriam a  mesma altura ou alturas menores.”
PANERO, J.; ZELNIK, M. Dimensionamento humano para espaços interiores : um livro de consulta e referência para projetos. São Paulo: Gustavo Gili, 2012. p. 34.
 
Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
 
1. O uso dos percentis tem como objetivo adequar os produtos às pessoas que tenham medidas no percentil 50%.
2. Considere uma população de 1.000 pessoas medidas, em que a medida da estatura no percentil 95% é 1,85 m. Isso quer dizer que 50 pessoas dessa população têm mais do que 1,85 m.
3. Considerando uma amostra de 1.000 pessoas, é possível afirmar que 100 pessoas não serão representadas na amostra.
4. Como as tabelas antropométricas apresentam diversos tipos de medidas, não é possível falar em “homem médio”, pois um indivíduo baixo e obeso, por exemplo, pode estar próximo das medidas mínimas quanto à estatura, mas próximo das medidas máximas na medida de peso.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa I está incorreta, pois o objetivo é adequar os produtos à maior parte das pessoas. A afirmativa II está correta, pois o percentil 95% quer dizer que apenas 5% têm altura maior; no exemplo citado, 50 pessoas. A afirmativa III está correta, pois os 5% menores e os 5% maiores da população são excluídos da amostra, no caso, 100 pessoas (10%). A afirmativa IV está correta, pois os percentis referem-se às faixas da população, logo, usar o conceito de “homem médio” pode ser enganoso.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em face das muitas possibilidades de layout que uma sala de estar admite, o estudo da planta baixa, e/ou do projeto em corte lateral, permite analisar a viabilidade da distribuição dos móveis.
Figura: Architectural Hand Drawn Floor Plan. One Bedroom Apartment
Fonte: Sussenn / 123RF.
 
Em relação às plantas baixas, analise as afirmativas a seguir.
 
1. A análise ergonômica de salas de estar se restringe ao correto dimensionamento de móveis e áreas de circulação.
2. De modo geral, pode-se afirmar que a interface entre usuário e componentes físicos do espaço é definida, principalmente, pelo espaço entre os móveis.
3. Na arquitetura, uma das instruções mais importantes do projeto é prever espaços com as premissas aceitáveis para o conforto ambiental, ou seja, que permitam a melhor integração entre o indivíduo e o espaço.
4. Ferramentas como AutoCAD e SkechUp ajudam o projetista a distribuir melhor os móveis no espaço, visto que é possível colocar as cotas do ambiente e o dimensionamento dos objetos a serem usados, distribuindo-os de acordo com o melhor fluxo para o ambiente.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa I está incorreta, pois também devem ser considerados fatores como estética, conforto ambiental e custo. A afirmativa II está incorreta, pois o fator determinante dessa interface são os assentos, ou seja, sofás ou poltronas. A afirmativa III está correta, pois a arquitetura de interiores objetiva a integração dos usuários com o planejamento e a antecipação do resultado. A afirmativa IV está correta, pois os programas de software 2D e 3D auxiliam o projetista a visualizar como os objetos ficarão dentro do espaço projetado, antecipando falhas na distribuição e na circulação.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. Ainda que esse seja um objetivo comum a muitas áreas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte, a Biomecânica faz suas análises a partir de um prisma particular: o das leis da Física. Mais do que simplesmente aplicar as leis da Física, a Biomecânica ainda considera as características do aparelho locomotor.
Com base nesse fragmento de texto, analise as afirmativas a seguir.
 
1. O corpo humano pode ser comparado a uma máquina, dentre outros fatores, por usar sistemas de alavancas para realizar movimentos.
2. Os principais componentes da alavanca que realiza nossos movimentos são os músculos estriados ou esqueléticos.
3. A Biomecânica analisa os movimentos do corpo humano sob o prisma da Física, enquanto a Fisiologia faz essa análise com foco no aparelho locomotor.
4. Quando as crianças brincam de “estátua”, estão realizando um trabalho biomecânico estático.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa I está correta, pois o corpo humano é comparado a uma máquina, devido ao sistema de alavancas e por demandar equilíbrio entre seus componentes. A afirmativa II está correta, pois as contrações e os relaxamentos alternados dos músculos esqueléticos criam o efeito de alavanca e proporcionam o movimento. A afirmativa III está incorreta, pois a Biomecânica analisa os movimentos e o funcionamento do aparelho locomotor sob o enfoque da Física. A Fisiologia estuda as funções dos diferentes órgãos do corpo humano. A afirmativa IV está correta, pois, para manter uma postura estática, os músculos realizam um trabalho de contração, o trabalho estático.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A figura a seguir apresenta as medidas empregadas no projeto de sofás de dois e de três lugares. A largura corporal máxima é a medida antropométrica que, na figura, corresponde à medida 24, enquanto o comprimento nádega-sulco poplíteo corresponde à medida 15.
Figura: Projeto de sofá
PANERO, J.; ZELNIK, M. Dimensionamento humano para espaços interiores : um livro de consulta e referência para projetos. São Paulo: Gustavo Gili, 2012. p. 134.
 
De acordo com essa figura, analise as afirmativas a
seguir.
 
1. A medida usada para determinar o comprimento do sofá é a largura corporal máxima. Para projetar um sofá de três lugares, a medida do comprimento é três vezes a largura corporal máxima.
2. Os usuários masculinos precisam de mais espaços que os usuários femininos, porém, em virtude do dimensionamento do quadril feminino, o ideal é o uso da média entre as medidas femininas e masculinas.
3. As mesas laterais devem estar ao alcance do usuário e, por isso, é importante o levantamento dos dados antropométricos dinâmicos.
4. O corredor de circulação entre os móveis deve corresponder à largura corporal máxima, para assegurar a passagem confortável do usuário.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa I está incorreta, pois, além da largura corporal máxima, é preciso respeitar espaços livres entre os usuários. A afirmativa II está incorreta, pois é preciso empregar as medidas masculinas, seguindo o princípio de que, se acomoda os maiores, também acomoda os menores. A afirmativa III está correta, pois o alcance de um objeto demanda o movimento dos braços, das mãos e dos ombros e, para essa medida, utiliza-se a Antropometria dinâmica. A afirmativa IV está correta, pois a largura corporal máxima é a medida usada para dimensionar o espaço de circulação.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o fragmento a seguir.
“Devido às muitas variáveis existentes, é essencial que os dados selecionados sejam adequados ao usuário do espaço ou ao mobiliário a ser projetado. Portanto, é fundamental uma definição correta da população usuária em termos de idade, sexo, ocupação e etnia. Se o usuário é uma pessoa, ou um pequeno grupo, em algumas situações, o arquiteto terá que conseguir obter os próprios dados antropométricos principais e determinadas medidas corporais”.
PANERO, J.; ZELNIK, M. Dimensionamento humano para espaços interiores : um livro de consulta e referência para projetos. São Paulo: Gustavo Gili, 2002. p. 37.
 
De acordo com o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
1. Em uma população grande, é impossível empregar medidas que atendam a todos os indivíduos, por isso, devemos sempre usar as medidas médias, para atender ao maior número de pessoas.
2. Ao projetar móveis para uma sala de descanso de uma empresa com 16 funcionários, é mais assertivo realizar medidas próprias com essa população do que usar dados de uma tabela antropométrica.
3. Existem várias tabelas antropométricas disponíveis para consulta; cabe, então, ao projetista fazer uma seleção criteriosa de quais dados se encaixam melhor à população a que se destina seu projeto.
4. Quando se trata de medidas que se referem ao alcance, devem ser empregadas as medidas do percentil 95%, porque representam um alcance maior.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta. A afirmativa I está incorreta, pois nem sempre a medida média é a ideal, visto que algumas situações pedem o uso dos extremos inferiores (5%) ou superiores (95%). A afirmativa II está correta, pois públicos reduzidos permitem a utilização de medidas próprias, que proporcionam mais correção. A afirmativa III está correta, pois vários fatores influenciam a escolha da tabela a ser empregada, como idade, sexo e etnia. A afirmativa IV está incorreta, pois, quando se trata de alcance, devem ser empregadas medidas do percentil 5%, porque, se os mais baixos alcançam, os mais altos também alcançam.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O uso de dados antropométricos exige critérios na seleção das medidas mais adequadas a cada situação em um projeto. O quadro a seguir apresenta alguns dos principais dados, a aplicação deles e qual é o percentil mais adequado.
 
	Dado antropométrico
	Aplicação
	Seleção do percentil
	Estatura
	Estabelecer alturas mínimas de vãos, como portas.
	O mais próximo de 100%.
	Altura do cotovelo
	Estabelecer altura de bancadas para trabalho em pé.
	90%
	Largura do ombro
	Estabelecer espaços para cadeiras.
	95%
	Largura do quadril
	Estabelecer dimensão interna de cadeiras.
	95%
	Espaço livre para as coxas
	Estabelecer altura de superfícies de trabalho no qual o usuário se encontra sentado.
	95%
	Comprimento nádega-joelho
	Estabelecer o posicionamento de controles acima da cabeça.
	95%
	Alcance vertical sentado
	Estabelecer dimensão livre entre fileiras de cadeiras em auditórios.
	5% (atende tanto ao usuário mais baixo quanto ao mais alto).
	Alcance lateral do braço
	Estabelecer o posicionamento de mecanismos de controle.
	5% (atende tanto ao usuário mais baixo quanto ao mais alto).
	Largura corporal máxima
	Planejamentos de espaço de uso público.
	95%
Adaptado de PANERO, J.; ZELNIK, M. Dimensionamento humano para espaços interiores . Barcelona: Gustavo Gili, 2002. p. 75-82.
 
De acordo com os dados do quadro, analise as afirmativas a seguir.
 
1. A altura do cotovelo pode definir qual é a melhor medida para altura de uma bancada.
2. Analisando a coluna “Seleção do percentil”, é possível afirmar que, para as medidas que se referem a espaço, utiliza-se o percentil 95%; para as medidas relacionadas ao alcance, emprega-se o percentil 5%.
3. A largura do ombro não pode determinar as distâncias entre as cadeiras, pois isso deve ser determinado pela largura dos quadris.
4. Se um indivíduo é atendido por ter a altura média, ele será atendido em todos os quesitos do projeto.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa I está correta, pois é a altura do cotovelo que define a altura de uma bancada, permitindo que o antebraço fique totalmente apoiado. A afirmativa II está correta, pois o que os mais baixos alcançam os mais altos também alcançam e onde cabem os mais altos também cabem os mais baixos. A afirmativa III  está incorreta, pois a largura do ombro determina a distância entre as cadeiras, enquanto a dimensão do quadril determina a largura do assento. A afirmativa IV está incorreta, pois o indivíduo pode ter a média na estatura e ter o quadril mais largo ou mais estreito do que a média, por exemplo.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Diversas variáveis são consideradas para caracterizar movimentos musculares, dentre elas, a força, o ritmo, a precisão e a velocidade. Em relação aos diferentes aspectos envolvidos na caracterização dos movimentos musculares, analise as afirmativas a seguir.
 
1. A quantidade de fibras musculares contraídas determina a força aplicada ao movimento.
2. Não é o ritmo dos movimentos que influencia o consumo de energia, mas a força aplicada e o tempo em que os músculos permanecem contraídos.
3. Movimentos mais rápidos fornecem menos força.
4. A força de um movimento é diretamente proporcional a sua precisão, ou seja, quanto mais força se emprega em um movimento, mais preciso ele é.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa I está correta, pois a força do movimento varia conforme o seu tipo e a quantidade de fibras musculares que se contraem para produzi-lo. A afirmativa II está incorreta, pois movimentos constantes e ritmados consomem menos energia do que movimentos bruscos. A afirmativa III está correta, pois a velocidade do movimento é inversamente proporcional a sua força. A afirmativa IV está incorreta, pois força e precisão também são valores inversamente proporcionais.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Kroemer e Grandjean ensinam que os assentos surgiram como símbolo de status . Antes deles e até nos dias atuais, alguns povos   não utilizam assentos, pois adotam diferentes posturas, como se
pode observar na imagem a seguir, que ilustra algumas posturas observadas entre povos da Ásia.
 
KROEMER, K.; GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia : adaptando o trabalho ao homem, São Paulo: Bookman, 2005.
 
 
 
Figura - Posturas de trabalho encontradas na Ásia.
Fonte: KROEMER,  K.;  KROEMER,  H.;  KROEMER-ELBERT,  K.  Ergonomics :  how  to  design  for  ease  and efficiency. New Jersey: Prentice Hall, 2003, p. 353.
 
De acordo com essas informações e com a figura apresentada, analise as afirmativas a seguir.
1. A posição sentada é estática, logo, as medidas antropométricas são simples, e projetar assentos não demanda estudos complexos.
2. O uso de assentos é também uma questão cultural, pois, se há indícios do uso de assentos no Egito antigo (2.050 a.C.), há populações na Ásia que, até décadas recentes, dispensavam esse uso.
3. Quando estamos sentados, as coxas, o tronco, a cabeça e braços estão apoiados no assento, logo 90% do nosso peso se concentra sobre as nádegas.
4. A análise do ato de sentar-se envolve princípios antropométricos, mas, como se trata de uma posição estática, dispensa-se o estudo da Biomecânica e da Fisiologia.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa II está correta, pois, com base nos materiais estudados, a questão não é cronológica, mas cultural. As afirmativas I e IV estão incorretas, pois, quando à posição estática, a análise envolve o movimento de sentar (Biomecânica) e os órgãos envolvidos na sustentação do corpo (Fisiologia). A afirmativa III está incorreta, pois o peso apoiado no assento é de cerca de 75% do peso total do corpo.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	As zonas de distância são áreas livres, classificadas conforme o tipo de relação estabelecida entre os usuários. Essa relação pode ser íntima, pessoal, social ou pública, conforme demonstra o quadro a seguir.
 
	Natureza da interação
	Fase próxima (cm)
	Fase distante (cm)
	Íntimo
	0
	15,2 – 45,7
	Pessoal
	45,7 – 76,2
	76,2 – 121,9
	Social
	121,9 – 213,4
	213,4 – 365,7
	Público
	365,7
	762
PANERO, J.; ZELNIK, M. Dimensionamento humano para espaços interiores . Barcelona: Gustavo Gili, 2002. p. 75-82.
 
Analise as afirmativas a seguir.
1. Algumas pessoas se cumprimentam com um aperto de mãos, outras, trocam beijos. Essa preferência pode ser também uma questão de sentimento espacial do indivíduo.
2. No projeto de uma sala de reuniões, uma mesa muito pequena pode ser um fator de desconforto físico e psicológico, por não respeitar as dimensões ocultas.
3. Se duas pessoas, em uma interação íntima, ficam distantes em mais de 45,7 cm, elas deixam de interagir.
4. Determinada distância interpessoal pode gerar desconforto em habitantes de um país e ser considerada normal para habitantes de outro.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa I está correta, pois é um exemplo de fator individual que influencia o sentimento espacial. A afirmativa II está correta, pois uma mesa pequena pode não proporcionar o espaço ideal entre as pessoas. A afirmativa III está incorreta, pois, nesse caso, as pessoas não deixam de interagir, mas a interação passa a ser considerada pessoal, e não íntima. A afirmativa IV está correta, pois apresenta um exemplo de fator cultural relacionado ao conforto espacial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais