Buscar

cidades sustentaveis e inteligentes

Prévia do material em texto

Universidade Salvador
Arquitetura e urbanismo – 2020.1
Amanda Cupertino Félix dos Santos (364190041)
Gabriela Santos Santana (364200014)
Maíra de Araújo dos Santos (364201043)
Sabrina Raiane Carneiro de Oliveira (300161100)
Weyde Santana Miranda (334200012)
MONOGRAFIA
Cidades Sustentáveis e Inteligentes
Feira de Santana
2020
AMANDA CUPERTINO FÉLIX DOS SANTOS (364190041)
GABRIELA SANTOS SANTANA (364200014)
MAÍRA DE ARAÚJO DOS SANTOS (364201043)
SABRINA RAIANE CARNEIRO DE OLIVEIRA (300161100)
WEYDE SANTANA MIRANDA (334200012)
MONOGRAFIA
Cidades Sustentáveis e Inteligentes
Monografia solicitada pela docente
Larissa Matos, da disciplina Funda-
mentos da arquitetura e urbanismo,
como avaliação final da disciplina.
Feira de Santana
2020
RESUMO
Uma cidade é inteligente no contexto que une as novas tecnologias com o capital humano, em conjunto com a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Os estudos buscam entender as semelhanças e diferenças dos conceitos de cidade inteligente e cidade sustentável por meio dos seus indicadores, sendo assim, foram selecionadas 8 estruturas de indicadores para a dimensão de cidades inteligentes e o mesmo número para a sustentabilidade urbana. Os 958 indicadores desses frameworks foram reorganizados em novas categorias e essas categorias foram divididas em: setor categorias e categorias de impacto.
Um estudo mostrou os resultados abaixo para as categorias de impacto:
· Cidade inteligente: sustentabilidade social 52%, ambiental 20%, econômica 28%;
· Sustentabilidade urbana: social 47%, ambiental 43%, econômica 10%.
Dessa forma, percebe-se nos indicadores de cidade inteligente a ênfase nos aspectos econômicos e sociais e a despretensão nos aspectos ambientais. Sendo assim, é evidente a importância em integrar a sustentabilidade com as cidades inteligentes.
Palavras – chave: cidades, sustentabilidade, inteligente.
ABSTRACT
A city is intelligent in the context that unites new technologies with human capital, together with economic, social and environmental sustainability. The studies seek to understand the similarities and differences of the concepts of smart city and sustainable city through their indicators, therefore, 8 structures of indicators were selected for the dimension of smart cities and the same number for urban sustainability. The 958 indicators of these frameworks were reorganized into new categories and these categories were divided into: sector categories and impact categories.
A study showed the results below for the impact categories:
• Smart city: social sustainability 52%, environmental 20%, economic 28%;
• Urban sustainability: social 47%, environmental 43%, economic 10%.
Thus, the smart city indicators show an emphasis on economic and social aspects and unpretentiousness on environmental aspects. Therefore, the importance of integrating sustainability with smart cities is evident.
Keywords: cities, sustainability, smart.
Sumário
INTRODUÇÃO	6
1.	DEFINIÇÃO DE CIDADES SUSTENTAVEL E CIDADE INTELIGENTE	7
2.	HISTORICO E PRIMEIRAS INICIATIVAS	7
2.1	As primeiras iniciativas de uma Cidades Sustentáveis e Inteligentes	8
3.	CONCEITOS E CARACTÉRISTICAS DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS E INTELIGENTES	9
3.1	Cidades sustentáveis	9
3.2	Cidades inteligentes	9
4.	EXEMPLOS DE CIDADES SUSTENTÁVEIS E INTELIGENTE:SOLUÇÕES E TECNOLOGIAS ADOTADAS.	10
4.1	Cidades inteligentes no mundo	10
4.2	Cidades inteligentes no brasil	11
4.3	Cidades brasileiras no ranking de Smart Cities do IESE Business School	11
CONSIDERAÇÕES FINAIS	12
REFERÊNCIAS	13
INTRODUÇÃO
Antes de se falar sobre o conceito de cidades sustentáveis e inteligentes é preciso analisar o porquê da criação delas. Em sua maioria as cidades mundiais tiveram crescimento desordenados ao longo dos anos, tanto em espaço geográfico como em número de pessoas, o que está diretamente relacionada, quanto maior o número de pessoas maior será o espaço ocupado. Maior quantidade de pessoas, é maior necessidade de hospitais, escolas, saneamento. Porém esse crescimento não aconteceu de forma conjunta, a população cresce mais do que o investimento nela. Isso gera desemprego, morados de rua, analfabetismo e entre outros problemas estruturais sociais. Para solucionar esses problemas, as cidades sustentáveis e inteligentes se tornou objetivo da ONU (organizações das nações unidas). Essas cidades devem tratar os cidadãos como cocriadores dos mecanismos para melhoria da qualidade de vida, muda na estrutura social se tornando participativa o que não acontece hoje em dia.
1. DEFINIÇÃO DE CIDADES SUSTENTAVEL E CIDADE INTELIGENTE
Até chegar na definição que atualmente é utilizada outras versões foram surgindo. As primeiras versões acreditavam que só tecnologia bastava e a venda desses produtos por empresas privadas. A segunda versão defendia que os governos iriam decidir em nome das cidades em quais serviços de cidade inteligente deveria ser investido em recurso para resolver problemas já existente. Por fim, as cidades inteligentes são aquelas que usam da tecnologia para promover o crescimento econômico, bem-estar dos moradores e consequentemente a sustentabilidade. As ações para as cidades não devem acontecer somente no âmbito tecnológico, mas em vários setores como planejamento urbano, habitação social, energia, mobilidade urbana, saúde, coleta de lixo, controle de poluição do ar, etc.
Cidades sustentáveis são cidades projetadas considerando os impactos socioambientais, não se contentando apenas com a coleta seletiva mas com sustentabilidade em todos os aspectos do município como por exemplo na cidade de São Francisco no Estados Unidos acontece algumas ações como o banimento do uso de sacolas plásticas, produção e vendas de brinquedos com produtos químicos não são permitidas, boa parte da população utiliza bicicletas para o transporte, instalações de painéis de energia solar em prédios públicos que fez com que essa cidade se tornasse uma cidade sustentáveis. 
Concluindo então que cidade sustentáveis e inteligente são ações aplicadas em determinado espaço/cidade que pensam ao longo prazo, em geral, no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas com todo um planejamento e analise sobre aquela região. 
Figura 1 infraestrutura de cidade inteligente sustentável 
Disponível em: <http://somosverdes.com.br/brasil-constroi-sua-1a-cidade-inteligente-e-sustentavel/> acesso em 08 de junho de 2020.
2. HISTORICO E PRIMEIRAS INICIATIVAS
Em 1930 o economista John Keynes previu que a humanidade, dali a 100 anos, iria enfrentar seu problema permanente: como usar a liberdade de preocupações econômicas prementes, como ocupar o lazer que a ciência e os ganhos econômicos lhe trariam para viver bem, sábia e agradavelmente?
Agora que faltam apenas 20 anos para o cenário proposto por Keynes, talvez seja oportuno nos debruçarmos sobre a grande questão do século: o planeta urbano. Afinal, se o século 19 foi dos impérios e o 20 das nações, este é o das cidades. E as imensas inovações que ora se anunciam ocorrerão no território urbano.
A noção de sustentabilidade surgiu quando se notou um risco, ao meio ambiente, engatilhado perante o desenvolvimento de um paradigma social, econômico e urbano. O conceito surgiu e se tornou internacionalmente disseminado no final da década de 1980, seguido pela ampla adoção de estratégias e por abundantes discursos relacionadas ao tema. Hoje, o desenvolvimento sustentável pode ser definido como "Desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades."
Não há uma definição única para "Smart Cities" (O termo Smart City, traduzido para português como Cidades Inteligentes), o que se tem são muitos pontos de vista diferentes, assim cidade inteligente tem muitas variações em seu conceito. Além disso, uma gama de variações conceituais pode ser obtida alterando "smart" por outros adjetivos, como "digital". Segundo Albino [2015], o termo cidadeinteligente primeiramente usado nos anos 1990 e tinha como foco tecnologias de comunicação e informação para que assim a cidade se definisse como inteligente. Entretanto, os conceitos e definições sobre as cidades inteligentes foram evoluindo e abrangendo mais dimensões para que a cidade fosse mais circular, sustentável, popular e conectada. De acordo com Geffinger [2007], existem seis dimensões numa cidade inteligente: economia, mobilidade, governança, meio ambiente, convívio e pessoas.
As primeiras iniciativas de uma Cidades Sustentáveis e Inteligentes
A cidade sustentável tem como princípios melhorar o bem-estar dos cidadãos e da sociedade como um todo através da integração do planejamento e da administração do meio urbano que aproveita os benefícios dos sistemas ecológicos protegendo e nutrindo esses recursos para gerações futuras. Além disso, uma comunidade urbana sustentável envolve o entendimento da conexão da economia, da sociedade e do meio ambiente. Esta precisa promover a igualdade e inclusão social, ser economicamente produtiva, ter suas construções em harmonia com a natureza, preservar raízes históricas e ser mantida para todas as gerações. Uma comunidade não sustentável consome seus recursos mais rápido do que eles podem ser renovados e produz mais resíduo do que o sistema natural podem degradar.
Uma cidade inteligente incorpora infraestrutura para facilitar a mobilidade, adicionar efetividade nos diversos setores, economizar energia, melhorar e preservar a qualidade do ar e da água, identificar problemas e consertá-los com rapidez, entre outras diversas qualidades. Estas operações são instrumentadas e guiadas sempre com conectividade entre os setores e sistemas. 
3. CONCEITOS E CARACTÉRISTICAS DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS E INTELIGENTES
Cidades sustentáveis 
São as cidades que possuem atividades focada na melhoria da qualidade de vida da população, economia sustentável, vitalidade cultura e responsabilidade ambiental. A população que vivem nessas cidades precisam ser conscientes para evitar desperdício dos recursos naturais, assim como utilizar mais dos transportes públicos para diminuir a poluição. Essas cidades devem considerar os três pilares: responsabilidade ambiental, economia sustentável e vitalidade cultural.
Suas principais características são:
· Planos de gestão de resíduos
· Projetos de paisagismo urbano
· Controle de poluição
· Produção florestal sustentável 
· Uso adequado da infraestrutura urbana
· Controle da degradação ambiental
· Oferecer água de qualidade sem esgotar mananciais
· Reaproveitar a água da chuva
· Criar e utilizar de fontes de energia renováveis
· Ofertar transporte alternativo e de qualidade para população 
· Garantir opções de cultura e lazer
Cidades inteligentes
Também chamadas de smart cities , são cidades construídas por pessoas que compartilham informações de si, coletando informações que posteriormente trarão soluções mais eficazes para as situações do dia-a-dia e com os demais recursos disponíveis por meio do uso da energia, materiais e serviços. Elas valorizam a criação de infraestruturas que focam no coletivo e promovem o desenvolvimento social e intelectual das pessoas.
Suas principais características são:
· Governo
· Planejamento urbano
· Tecnologia
· Meio ambiente
· Coesão social 
· Conexões internacionais 
· Administração pública 
4. EXEMPLOS DE CIDADES SUSTENTÁVEIS E INTELIGENTE:SOLUÇÕES E TECNOLOGIAS ADOTADAS.
Cidades inteligentes no mundo
Songdo (Coreia do Sul)
Songdo é uma das maiores referências quando falamos de cidades inteligentes. Ela foi planejada pensando totalmente na tecnologia e sustentabilidade. Seus edifícios são conectados a sistemas que possibilitam o monitoramento da energia e alarmes de incêndio, reduzindo o custo com manutenção e otimizando o uso. Outro exemplo de inovação da smart city é o pneumático, um sistema localizado em todos os apartamentos. Os resíduos jogados ali vão direto para a central de coleta de lixo. Dessa forma, caminhões não precisam circular pelas ruas. Além disso, os detritos são utilizados para abastecer incineradores que geram energia para a smart city.
Barcelona (Espanha)
Assim como Songdo, a cidade espanhola também investe na gestão de resíduos. Escotilhas foram espalhadas pela smart city e recolhem o lixo de hora em hora durante os 7 dias da semana. Esse material viaja até 70 km/h em uma tubulação que fica a 5 metros da superfície. Ao chegar no centro de coleta, o lixo é separado entre material reciclável e orgânico. Esse último é transformado em combustível paragerar eletricidade para a smart city.
Copenhague (Dinamarca)
A capital dinamarquesa tem uma das políticas urbanas mais avançadas do mundo, com destaque para a sustentabilidade.
A smart city tem 400 km de ciclovias, a mais movimentada tem cerca de 40 mil passagens de ciclistas por dia. Um dado muito interessante é que, na zona central, há mais bicicletas do que habitantes.
Além disso, estima-se que 63% do parlamento dinamarquês pedale todos os dias para o trabalho. Essa preocupação com a emissão de poluentes existe porque a smart city tem uma meta ousada: até 2025, Copenhague quer ser a primeira capital do mundo neutra em carbono.
 Cidades inteligentes no brasil
As cidades inteligentes no Brasil estão avançando aos poucos. No ranking das 165 principais Smart Cities do mundo, divulgado pelo IESE Bussiness School, ocupamos 6 posições.
Cidades brasileiras no ranking de Smart Cities do IESE Business School
· São Paulo (116ª)
· Rio de Janeiro (126ª)
· Curitiba (135ª)
· Brasília (138ª)
· Salvador (147ª)
· Belo Horizonte (151ª)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
UFSC. Disponível em: < https://via.ufsc.br/quais-as-diferencas-entre-cidades-sustentaveis-e-inteligentes/>. Acesso em: 02/06/2020.
TodaMatéria. Disponivel em: <www.todamateria.com.br/cidade-sustentavel/>. Acesso em 07 de junho de 2020.
VivaDecoraPRO. Disponível em:
 <https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/cidades-inteligentes/>.Acesso em: 07/06/2020.
ABC. Disponivel em: <http://www.abc.org.br/atuacao/nacional/projeto-de-ciencia- de para-o-brasil/cidades-sustentaveis-e-inteligentes/> acesso em 07 de junho de 2020
Arcdaily. Disponivel em: <https://www.archdaily.com.br/br/01-65181/cidades-sustentaveis-cidades-inteligentes> acesso em 07 de junho de 2020
MEIO SUSTENTÁVEL . Cidades sustentáveis: o que são e quais suas características. Disponível em: https://meiosustentavel.com.br/cidades-sustentaveis/. Acesso em: 7 jun. 2020.
 TODA MATÉRIA . Cidades Sustentáveis. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/cidade-sustentavel. Acesso em: 7 jun. 2020.
FRAZILLIO FERRONI. Smart Cities: 5 características de Cidades Inteligentes. Disponível em: https://www.frazillioferroni.com.br/5-caracteristicas-de-cidades-inteligentes-smart-cities/. Acesso em: 7 jun. 2020.
BLOG RENOVIGI. O que são cidades inteligentes? Como elas funcionam?. Disponível em: https://blog.renovigi.com.br/2019/04/11/o-que-sao-cidades-inteligentes-como-elas-funcionam/. Acesso em: 7 jun. 2020.
2

Continue navegando