Buscar

27 Questões Instituições em farmácia (com gabarito)

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À PROFISSAO – INSTITUIÇÕES EM FARMÁCIA 
0. Qual a instituição criada pela Lei n.º 3.820, de 11/11/1960?
A. Agência Nacional de Vigilância Sanitária
B. Repartição Sanitária
C. Associação Brasileira de Farmácia
D. Sindicato de Farmacêuticos
E. Conselhos de Farmácia
1. Acerca da Lei no 3.820/1960, assinale a alternativa correta.
A. Os Conselhos Regionais detêm a atribuição de fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados quanto aos fatos que apurarem e cuja solução não seja da respectiva alçada.
B. No prontuário do profissional de Farmácia, é vedada a anotação de elogios.
C. Os Conselhos Regionais de Farmácia estão isentos de prestar contas perante o Tribunal de Contas da União; tal obrigação compete ao Conselho Federal.
D. Doações e legados não podem compor a renda do Conselho Federal.
E. O farmacêutico não pode exercer temporariamente a profissão em jurisdição não abarcada pelo Conselho Regional em que esteja inscrito.
2. Conforme a Lei nº 9.782/99, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências pode-se afirmar que é competência da vigilância sanitária:
A. Arrecadar e não administrar a taxa de fiscalização.
B. Administrar e não arrecadar a taxa de fiscalização.
C. Conceder e não cancelar o certificado de cumprimento de boas práticas de fabricação.
D. Interditar locais de venda de produtos relativos à saúde que oferecem iminente risco à saúde.
3. A Lei nº 9.782, 26 de janeiro de 1999, define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. São componentes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, exceto:
A. Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária.
B. Órgãos Estaduais de Vigilância Sanitária.
C. Secretaria Nacional de Atenção à Saúde.
D. Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS).
4. Assinale a alternativa que indique uma atribuição do Conselho Federal de Farmácia, conforme previsto na Lei nº 3.820/60, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia.
A. Aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais, cabendo as modificações necessárias exclusivamente aos Conselhos Regionais, a fim de manter a unidade de ação.
B. Julgar em primeira e última instância os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais.
C. Organizar o Código de Deontologia Farmacêutica.
D. Publicar relatórios, a cada seis meses, de seus trabalhos, assim como a relação de todos os profissionais registrados.
E. Realizar reuniões trimestrais, em cada Conselho Regional de Farmácia, para o estudo de questões profissionais de interesse nacional.
5. De acordo com o disposto na Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, é da competência da união no âmbito do sistema nacional de vigilância sanitária:
A. Definir o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica.
B. Acompanhar e coordenar as ações estaduais, distrital e municipais de vigilância sanitária.
C. Normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a exportação.
D. Não exercer a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, podendo essa atribuição ser supletivamente exercida pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.
6. A Lei Federal nº 9.782/1999 definiu o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em sua redação define as competências e deveres da ANVISA. Quanto aos deveres da ANVISA, segundo a referida lei, analise.
I. Promover a revisão e atualização periódica da farmacopeia.
II. Monitorar a evolução dos preços de medicamentos, equipamentos, componentes, insumos e serviços de saúde.
III. Fomentar o desenvolvimento de recursos humanos para o sistema e a cooperação técnico‐científica nacional e internacional.
IV. Estabelecer normas e padrões sobre limites de contaminantes, resíduos tóxicos, desinfetantes, metais pesados e outros que envolvam risco à saúde.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A.II, apenas.
B.IV, apenas.
C.I, II, III e IV.
D.I e III, apenas.
7. De acordo com a Lei Federal n o 9.782/1999, em especial seu art. 8o, parágrafo 1o, estão dispensadas(os) de controle pela Anvisa as (os):
A. águas envasadas.
B. produtos fumígeros (cigarros, cigarrilhas, charutos etc).
C. cosméticos.
D. equipamentos de diagnóstico por imagem.
E. bebidas alcoólicas.
8. A Lei nº 3.820/60 cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia. Assinale, a seguir, uma atribuição que não seja inerente aos Conselhos Regionais.
A. Registrar os profissionais de acordo com a presente lei e expedir a carteira profissional.
B. Examinar reclamações e representações escritas acerca dos serviços de registro e das infrações desta lei e decidir.
C. Fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados sobre os fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada.
D. Providenciar, no sentido de notificar às autoridades competentes, o exercício ilegal da medicina.
E. Sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à regularidade dos serviços e à fiscalização do exercício profissional.
9. De acordo com a Lei Federal no 9.782/1999, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assinale a alternativa correta.
A. Compete diretamente ao Ministério da Saúde estabelecer normas e padrões quanto a limites de contaminantes, resíduos tóxicos, desinfetantes, metais pesados e outros que envolvam risco à saúde; no tocante a essas normas, compete à Anvisa apenas fiscalizar o respectivo cumprimento.
B. A coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária compete diretamente à Presidência da República.
C. Compete à Anvisa conceder registros de produtos, segundo as normas de sua área de atuação.
D. A concessão e o cancelamento do certificado de cumprimento de boas práticas de fabricação competem à Agência Nacional de Saúde.
E. É vedado à Anvisa delegar aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a execução de quaisquer das atribuições que lhe foram concedidas pelo referido diploma legal.
10. De acordo com o Artigo 8° da Lei 9.782 de 26 de janeiro de 1999, incumbe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam riscos à saúde pública. Assinale a alternativa que indica de forma errada os bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência:
A. Medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.
B. Alimentos, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e medicamentos veterinários, exceto bebidas e águas envasadas.
C. Cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.
D. Conjuntos, reagentes e insumos destinados a diagnóstico.
11. Com relação às disposições constantes na Lei n° 9.782/1999, compete à União no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:
A. Normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde.
B. Definir a política regional de vigilância sanitária.
C. Definir o Sistema local de Vigilância Sanitária.
D. Exercer exclusivamente a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.
E. Manter sistema de informações em vigilância sanitária, em cooperação com os países da américa latina.
12. Somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia será permitido o exercício de atividades profissionais farmacêuticas no País. Conforme disposto na Lei nº 3.820/60, em seu art. 15, para inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais é necessário, além dos requisitos legais de capacidade civil, atender aos que seguem abaixo, exceto:
A. ser diplomado ou graduado em Farmácia por Instituto de Ensino Oficial ou a este equiparado.
B. ter licença, certificado ou título, passado por autoridade competente,quando se trate de práticos ou oficiais de Farmácia licenciados.
C. estar com seu diploma registrado na repartição sanitária competente.
D. não ser nem estar proibido de exercer a profissão farmacêutica.
E. gozar de boa reputação por sua conduta pública, atestada por 3 (três) farmacêuticos inscritos.
13. A Lei nº 3.820/60 estabelece, entre outras, as normas referentes às rendas dos Conselho Federal e dos Regionais. Sobre o assunto, leia as afirmativas.
I. Constitui renda do Conselho Federal, entre outras fontes: 3/4 da taxa de expedição de carteira profissional; 3/4 das anuidades; e 3/4 das multas aplicadas de acordo com a presente lei.
II. A renda de cada Conselho Regional será constituída do seguinte, entre outras fontes: subvenções dos governos, ou dos órgãos autárquicos ou dos paraestatais; 3/4 da renda das certidões; e qualquer renda eventual.
III. O Conselho Federal destinará 1/4 de sua renda líquida à formação de um fundo de assistência a seus membros necessitados, quando inválidos ou enfermos.
Está correto o que se afirma em:
A.I, somente.
B.II, somente.
C.III, somente.
D. duas das afirmativas, somente.
E. todas as afirmativas
14. Submetem-se ao regime de vigilância sanitária:
I. Instalações físicas.
II. Equipamentos.
III. Tecnologias.
IV. Ambientes.
V. Procedimentos em todas as fases dos processos de produção dos bens.
VI. Produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária, incluindo a destinação dos seus respectivos resíduos.
Estão corretas as alternativas
A. I, V e VI, apenas.
B. I, II, III, IV, V e VI.
C. I, II, V e VI, apenas.
D. I, III, V e VI, apenas.
15. Conforme disposto na Lei nº 3.820/60, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, os Conselhos Regionais expedirão carteiras de identidade profissional aos inscritos em seus quadros, aos quais habilitarão ao exercício da respectiva profissão em todo o País. Com relação à carteira profissional, considere as afirmativas seguintes.
I. No caso em que o interessado tenha de exercer temporariamente a profissão em outra jurisdição, apresentará sua carteira para ser visada pelo Presidente do respectivo Conselho Regional.
II. Se o exercício da profissão passar a ser feito, de modo permanente, em outra jurisdição, assim se entendendo o exercício da profissão por mais de 120 (cento e vinte) dias da nova jurisdição, ficará obrigado a inscrever-se no respectivo Conselho Regional.
III. A exibição da carteira profissional poderá, em qualquer oportunidade, ser exigida por qualquer interessado, para fins de verificação, da habilitação profissional.
IV. No prontuário do profissional de Farmácia, o Conselho Regional fará toda e qualquer anotação referente ao mesmo, inclusive elogios e penalidades. No caso de expedição de nova carteira, não é necessário transcrever as anotações, ficando arquivado nos livros do Conselho Regional sobre o profissional as anotações anteriores.
Pode-se afirmar que:
A. todas estão corretas.
B. somente uma está correta.
C. somente duas estão corretas.
D. somente três estão corretas.
E. todas estão incorretas
16. Com base na Lei no 3.820/1960, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, assinale a alternativa correta.
A. O exercício de atividades profissionais farmacêuticas no país é permitido somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia.
B. No prontuário do profissional de farmácia, o Conselho Regional está impedido de registrar qualquer anotação referente a penalidades.
C. O exercício da profissão, de modo permanente, em outra jurisdição por mais de 90 dias, não obrigará o profissional a inscrever-se no respectivo Conselho Regional.
D. Ao candidato é facultado, antes da entrega da carteira profissional, prestar o compromisso de bem exercer a profissão, com dignidade e zelo.
E. A inscrição nos Conselhos Regionais de Farmácia é feita mediante requerimento escrito ou oral dirigido ao presidente do Conselho Regional.
17. São competências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), EXCETO:
A. promover a revisão e a atualização periódica da farmacopeia, bem como monitorar a evolução dos preços de medicamentos, equipamentos, componentes, insumos e serviços de saúde.
B. fomentar o desenvolvimento de recursos humanos para o sistema e a cooperação técnico-científica nacional e internacional, bem como fomentar e realizar estudos e pesquisas no âmbito de suas atribuições.
C. exigir o credenciamento, no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia - SINMETRO, dos laboratórios de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e outros de interesse para o controle de riscos à saúde da população, bem como certificar conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação - SBC, de produtos e serviços sob o regime de vigilância sanitária, segundo sua classe de risco.
D. manter sistema de informação contínuo e permanente para integrar suas atividades com as demais ações de saúde, com prioridade às ações de vigilância epidemiológica e assistência ambulatorial e hospitalar, bem como definir, em ato próprio, os locais de entrada e de saída de entorpecentes, psicotrópicos e precursores, no País, ouvidos o Departamento de Polícia Federal e a Secretaria da Receita Federal.
18. Com relação as disposições constantes na Lei Federal N° 3.820/1960, assinale a alternativa correta:
A. O Conselho Federal e os Regionais de Farmácia, são dotados de personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa e financeira, destinados a zelar pela fiel observância dos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem atividades profissionais farmacêuticas no País.
B. O Conselho Federal de Farmácia será constituído de tantos membros quantos forem os Conselhos Regionais, sendo que cada Conselheiro Federal será eleito, em seu Estado de origem, juntamente com um suplente.
C. Perderá o mandato o Conselheiro Federal que, sem prévia licença do Conselho, faltar a duas reuniões plenárias consecutivas, sendo sucedido pelo suplente.
D. A eleição para o Conselho Federal e para os Conselhos Regionais far-se-á através de indicação do Presidentes da República e dos Governadores de Estado respectivamente.
E. O mandato dos membros do Conselho Federal é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira ou estrangeira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos.
19. O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é executado por instituições da Administração Pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que exerçam atividades de regulação, normatização, controle e fiscalização na área de vigilância sanitária. Nesse contexto, a administração e a arrecadação da taxa de fiscalização de vigilância sanitária, instituída pela Lei nº 9.782/99, são competência da
A. Agência Nacional de Saúde.
B. Secretaria de Estado da Fazenda.
C. Secretaria de Estado de Segurança Pública.
D. Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
20.Com relação à Lei nº 9.782/99, que cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, analise as seguintes afirmações em Certo ou Errado:
a) Cigarros são considerados produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
b) Os alimentos são produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as bebidas ficam excluídas.
c) A Agência poderá assessorar, complementar ou suplementar as ações estaduais, municipais e do Distrito Federal para o exercício do controle sanitário.
d) A ANVISA tem a natureza de autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
e) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em nenhuma hipótese, poderá delegar suas atribuições aos Estados, Distrito Federal ou Municípios.
21. De acordo com a Lei Federal N° 3.820/1960 (Lei que cria o Conselho Federal de Farmácia e os Conselhos regionais), são atribuições do Conselho Federal:
A. Eleger, na primeira reunião extraordinária de cada triênio, sua diretoria, composta de Presidente e Vice-Presidente.
B. Julgar, em primeira instância,os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais.
C. Publicar o relatório semestral dos seus trabalhos e, periodicamente, a relação de todos os profissionais registrados.
D. Estabelecer as normas de processo eleitoral aplicáveis às instâncias Federal e Regional.
E. Zelar pela saúde pública, promovendo a assistência médica.
22. O Farmacêutico responsável por uma farmácia de manipulação questiona os técnicos da Anvisa sobre o prazo de renovação das taxas de fiscalização de Vigilância Sanitária. Assinale a alternativa que apresenta a resposta, baseada na Lei n° 9.782 de 1999.
A. Renovação a cada 2 (dois) anos.
B. Renovação a cada 5 (cinco) anos.
C. Renovação semestral.
D. Renovação a cada 3 (três) anos.
E. Renovação anual.
23. A respeito da legislação farmacêutica criada a partir da regulamentação da profissão farmacêutica, pelo decreto n.º 20.377/1931, e da criação dos conselhos regionais e federal de farmácia, pela Lei n.º 3.820/1960, assinale a opção incorreta.
A. Mesmo após a criação dos conselhos de farmácia, os estabelecimentos farmacêuticos continuaram a ser fiscalizados pela repartição sanitária.
B. Uma das atribuições do conselho de farmácia é organizar o código de deontologia farmacêutica.
C. Para se inscrever nos conselhos regionais de farmácia, é necessário que o profissional seja diplomado ou graduado no curso de bacharel em farmácia, farmácia-bioquímica ou farmácia industrial.
D. O objetivo do conselho de farmácia é zelar pela observância dos preceitos da ética e da disciplina da classe dos que exercem atividade farmacêutica no país.
24.Um laboratório farmacêutico quer produzir um medicamento à base de um princípio ativo que ainda está em testes e não apresentou nenhuma comprovação científica de sua ação terapêutica. Segundo a Lei n° 9.782 de 1999, esse procedimento é
A. legal, já que a distribuição do medicamento pode resultar em estudos que comprovem sua eficácia.
B. legal, já que o conhecimento sobre as ações é baseado no grupo farmacológico e não apenas na eficácia do princípio ativo.
C. ilegal, pois não poderá ser registrado o medicamento o que não tenha, em sua composição, substância reconhecidamente benéfica do ponto de vista clínico ou terapêutico.
D. ilegal, pois não poderá ser registrado o medicamento que não tenha estudos comprobatórios feitos exclusivamente pela FDA (Food and Drug Administration) americana.
E. ilegal, sendo que a Anvisa só concede registros após a comercialização dos medicamentos.
25. Consideram-se bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Anvisa e atribuições desse serviço:
I. controle sobre alimentos e cosméticos e ações de fiscalização.
II. controle sobre medicamentos veterinários e ações de fiscalização.
III. controle sobre agrotóxicos e ações de fiscalização sobre venda desses produtos.
IV. controle de insumos laboratoriais e controle de número de casos de doenças como dengue e HIV/AIDS.
É correto o que se apresenta em
A. IV, apenas.
B. I, II e III apenas.
C. II e IV, apenas.
D. I e III, apenas.
E. I, apenas.
26. Um laboratório desenvolve um modelo de vacina para uma doença infecciosa de alta virulência. Se for feita por Engenharia Genética, essa vacina deve passar por aval da Vigilância Sanitária?
A. Não, pois seria um produto de cunho profilático, sendo dispensado de testes ou autorização pela Anvisa.
B. Não, pois vacinas não seguem as regras dos medicamentos que são obrigados a terem aval de comercialização pela Anvisa.
C. Sim pois qualquer produto obtido por Engenharia Genética que possa impactar na saúde humana deve passar por aval da Anvisa.
D. Sim, pois a Anvisa deve regrar apenas a política de distribuição pública.
E. Não, pois vacinas são feitas sempre em caráter emergencial.
27. Com relação ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Está sob responsabilidade da Anvisa e tem por responsabilidade fiscalizar com abrangência federal, não podendo, no entanto, ser acionado em portos, aeroportos e fronteiras, onde o controle é feito por entidades de direito privado contratadas pela Anvisa.
( ) É integrado por entidades federais, estaduais e municipais, sob coordenação da Anvisa, tendo, entre suas atribuições, monitorar auditorias de suas entidades integrantes, incluindo-se os laboratórios oficiais de controle de saúde.
( ) As instalações físicas, equipamentos, tecnologias, ambientes e procedimentos envolvidos em todas as fases dos processos de produção dos bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária, incluindo a destinação dos respectivos resíduos, também estão submetidos ao regime de vigilância sanitária.
( ) Segundo o plano diretor de Vigilância Sanitária, o SNVS é um sistema autônomo e desvinculado do SUS, necessitando dessa desvinculação para atuar com mais independência e resguardar seu corpo técnico.
A. F/ V/ V/ F
B. V/ F/ V/ F
C. V/ V/ F/ F
D. V/ F/ V/ V
E. F/ V/ F/ V
GABARITO:
0- e
1- a
2- d
3-c
4-c
5-b
6-c
7-e
8-d
9-c
10-b
11-a
12-b
13-b
14-b
15-c
16-a
17-c
18-b
19-c
20- a) c b) e c) c d) c e) e
21- d
22- e
23-a
24-c
25- b
26- c
27-a

Continue navegando