Buscar

Trabalho de Sistema de e navegação (TII)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho de Sistema de
Comunicação e Navegação
Tema: ETOPS
Aluno: Luiz Henrique Teles de Souza RA: 2300719
Professor: Rony Alexandre
Introdução: 
A sigla ETOPS, que significa Extended Twin Engine Operations, ou, em livre tradução, "operações prolongadas em aeronave de dois motores" é uma certificação concedida pela International Civil Aviation Organization - ICAO, que permite a uma aeronave comercial bimotora operar em rotas que, em alguns pontos, estejam a mais de 60 minutos de voo afastadas de um aeródromo de alternativa, em caso de pane em um dos motores.
Tal limitação de 60 minutos foi imposta às aeronaves da aviação comercial, inicialmente, pela Federal Aviation Administration - FAA, nos Estados Unidos, em 1953, e foi depois aplicada por recomendação da ICAO à todos os países signatários da Convenção de Chicago, de 1944.
Conteúdo:
Nos tempos da aviação comercial com motores a pistão, isso era uma necessidade de segurança. Os últimos grandes motores a pistão da aviação comercial já tinham atingido os limites práticos de desenvolvimento e de confiabilidade. Limitações foram previstas de modo que, em caso de pane em um dos motores, as aeronaves deveriam poder alcançar, com segurança, um aeródromo de alternativa, de qualquer ponto da rota em que estivessem, voando em velocidade de cruzeiro e sem vento, em 60 minutos, se fossem bimotoras, ou em 120 minutos, se fossem trimotoras ou quadrimotoras.
Com o passar dos anos e resultados de estudos, conclui-se que aeronaves Bimotoras são mais eficientes que aeronaves trimotoras e quadrimotoras, sendo mais econômicas, tendo custo operacional menor, emitindo menos poluentes e ruídos. Hoje existem aeronaves Bimotoras com a capacidade ETOPS maior que 207 minutos, podendo percorrer rotas que cobrem até 95% da superfície do planeta . Para os Aeródromos alternativos ser incluídos nas rotas, eles devem obedecer as seguintes especificações:
• Possuir serviços de controle
• Informação Meteorológica
• Equipamento de rádio Navegação
• Acomodação para passageiros
• Equipe de resgate e combate a incêndio
O planejamento para vôo ETOPS é calculado de acordo com os pontos críticos de
cada fase de vôo, e inicia sempre no ponto de entrada do vôo de longa distância,
(ETOPS Entry Point), o ETP (Equitime Point é o ponto da rota onde a aeronave pode levar o mesmo tempo até dois aeroportos alternativos e o Ponto Critico (CP),
normalmente tem como aeroporto alternativo o ultimo ETP.
Conclusão:
Com a evolução na engenharia aeronáutica os motores tornaram-se extremamente
confiáveis, potentes, econômicos e com menor índice de emissão de gases.
Mesmo com toda a tecnologia embarca nas aeronaves atuais, o sistema ETOPS traz além de uma maior confiabilidade na aeronave, traz mais segurança em emergência, onde o planejamento para possíveis imprevistos ajuda os pilotos a ter decisões mais assertivas e em menor tempo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando