Buscar

Regulação da temperatura nas crianças em ambientes quentes e úmidos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciências da Saúde
Escola de educação Física e Desportos
 
 
 
 
TRABALHO DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
	
Regulação da temperatura nas crianças em ambientes quentes e úmidos.
 
Thamires Ribeiro da Silva 
DRE: 115171972
 Prof.ª: Luciane Barcellos
Rio de Janeiro, 28 de junho de 2019.
Regulação da temperatura nas crianças em ambientes quentes e úmidos.
É de grande importância entender como ocorre a termorregulação em crianças, as taxas de temperatura tem relação direta com a normalidade do organismo, que pode enfrentar dificuldades para se manter em equilíbrio, para evitar maiores complicações durante a prática de exercícios é recomendado estar acompanhamento com um profissional para auxiliá-lo. 
 O organismo tem diversas formas de ação para manter o bom funcionamento das funções vitais, uma delas ocorre pela homeostase. Lugares que o clima se encontra com a temperatura elevada o organismo tende a se adaptar, controlando a temperatura interna, evitando o superaquecimento. Neste contexto, pode-se abordar como se desencadeia esse mecanismo nas crianças.
As temperaturas elevadas desencadeiam ações no mecanismo de defesa do organismo buscando a termorregulação, diminuindo o aquecimento excessivo interno. É necessário que haja a regulação da temperatura para o corpo manter em constância a temperatura interna. Durante os exercícios o metabolismo acelera e produz mais calor do que perda, logo, a temperatura interna aumenta. (POWERS; HOWLEY, 2000) Para evitar a elevação da temperatura corporal, deve-se eliminar o calor produzido, pois a soma do aquecimento corporal mais o calor do ambiente sobrecarrega o sistema cardiovascular, que tem a função de irrigar a musculatura esquelética, visto que precisa-se levar o sangue para o processo de evaporação para que possa ocorrer o principal processo regulador de temperatura.
A realização da termorregulação é feita pelo sistema de controle fisiológico formado por: sistema de condução aferente, termorreceptores centrais e periféricos, controle central de integração dos impulsos térmicos e sistema de respostas eferentes, que leva as respostas compensatórias. Regula o equilíbrio entre produção (termogênese) e dissipação (termólise) do calor para manter a temperatura em aproximadamente 36,5ºC. Situa-se hipotálamo o sistema central de controle regulador de temperatura do corpo, ao integrar os impulsos térmicos vindos dos tecidos do organismo. Quando o impulso integrado excede ou fica abaixo da faixa limiar de temperatura, ocorrem respostas termorreguladoras autonômicas tentando manter a temperatura do corpo adequada.
Conclui-se que exercícios em ambiente quente e úmido diminuem a capacidade do corpo perder calor por convecção, radiação e evaporação, acarretando um aumento da temperatura central e da transpiração, comparando-se ao mesmo exercício em um ambiente moderado. Calor pelo exercício e estresse térmico pode causar hipertermia, com complicações cardiovasculares, do sistema nervoso central e do sistema motor e até a morte.
 
Bibliografia: 
· GERALDI, SILVA. Resposta Termorregulatória ao Exercício Prolongado em Crianças em Ambientes Quentes. Univale – 2009.
· GOMES, JUNIOR, MARINS. Respostas termorregulatórias de crianças no exercício em ambiente de calor. Revista paulista de pediatria, Mar. 2013
· POWERS, Scott. K. e HOWLEY Edward. T., Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. 3ª Ed. São Paulo: Editora Manole, 2000, 505 p.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando